Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: big techs frustram investidores, mas avanço da agenda econômica e fiscal favorece o Ibovespa

As principais bolsas da Europa e índices futuros de Nova York exibem oscilações contidas, mas sem viés único

Abertura de Mercado: big techs frustram investidores, mas avanço da agenda econômica e fiscal favorece o Ibovespa
Foto: Envato Elements
O que este conteúdo fez por você?
  • Com nova desaceleração da inflação em importantes economias, mas resultados frustrantes entre as big techs, falta disposição para os investidores globais tomarem mais risco nesta manhã de quinta-feira.
  • As principais bolsas da Europa e os índices futuros de Nova York exibem oscilações contidas, mas sem um viés único. Parte desse marasmo também pode ser atribuído ao PBoC, o banco central chinês, manteve suas principais taxas de juros inalteradas.
  • O dólar também opera sem direção única, os contratos futuros do petróleo oscilam em leve alta enquanto os preços futuros do minério de ferro registraram ganhos 1,74% na madrugada em Dalian.

Em meio a sinais dúbios vindos da economia real, com nova desaceleração da inflação em importantes economias, mas resultados frustrantes entre as big techs, falta disposição para os investidores globais tomarem mais risco nesta manhã de quinta-feira.

Neste sentido, as principais bolsas da Europa e os índices futuros de Nova York exibem oscilações contidas, mas sem um viés único. Parte desse marasmo também pode ser atribuído ao outro lado do globo, onde PBoC, o banco central chinês, manteve suas principais taxas de juros inalteradas, apesar da fraqueza dos últimos dados econômicos da segunda maior econômica do mundo, frustrando (mais uma vez) as expectativas por estímulos adicionais à atividade.

Para além das bolsas, o dólar também opera sem direção única, os contratos futuros do petróleo oscilam em leve alta enquanto os preços futuros do minério de ferro registraram ganhos 1,74% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 118,31 por tonelada. Sem maiores direcionadores vindos do exterior, questões técnicas devem contribuir para o desempenho do mercado local –ao menos durante as primeiras horas de negociação.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No front político, a Ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou ontem que o foco da equipe econômica será na aprovação final do arcabouço fiscal em agosto, assim como a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enquanto o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que vai enviar ao Congresso projeto de lei para tributar os fundos de investimento exclusivos.

Agenda econômica

Brasil: Não são esperados indicadores econômicos relevantes. Entre os eventos da sessão, o Tesouro faz leilão (11h00) de títulos públicos prefixados (LTN e NTN-F), o que pode contribuir com a retirada adicional de prêmios da curva de juros, enquanto acontece o lançamento, no Rio de Janeiro, da Agenda de Reformas Financeiras, com a presença do Ministro da Fazenda e do Secretário de Reformas Econômicas, Marcos Barbosa Pinto.

EUA: Saem os pedidos de auxílio desemprego (9h30) e as vendas de moradias usadas de maio (11h00). No front corporativo, Netflix e IBM decepcionaram os investidores em termos de receita, enquanto a United Airlines surpreendeu.

Europa: A comissão europeia divulgará o índice de confiança do consumidor de julho (11h00). Mais cedo, a Destatis revelou que a taxa anual da inflação ao produtor (PPI) da Alemanha ficou em 0,1% em junho, o menor aumento desde dezembrode 2020 (quando havia sido de 0,2%), perdendo força em relação ao nível de 1,0% de maio. Em relação ao mês passado, o PPI alemão caiu 0,3%.

China: O Banco do Povo da China (PBoC) manteve suas principais taxas de juros inalteradas. A taxa de empréstimos primária (LPR) de 1 ano segue em 3,55% e que a LPR de 5 anos continua em 4,20%. Lembrando que, na decisão anterior, em junho, a autoridade havia cortado as taxas pela primeira vez em 10 meses, passando a taxa de 1 ano de 3,65% para 3,55% e a de 5 anos, de 4,30% para 4,20%

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2806 de hoje, terça-feira (10)
Cafeteira elétrica, de espresso ou coador: qual aumenta mais a conta de luz?
5 vantagens de fazer a Declaração do Imposto de Renda
Como declarar bens adquiridos fora do Brasil?
Cartão de crédito: bancos lançam novidade para diminuir dívidas; entenda
14º salário para aposentados cai neste mês?
Starlink: qual o plano mais barato da internet do Elon Musk?
Descubra como ganhar R$ 3 mil por mês com ações destas 5 empresas
>