Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: Bom humor no exterior deve impulsionar Ibovespa

Veja a agenda econômica do dia no Brasil e no mundo

Abertura de Mercado: Bom humor no exterior deve impulsionar Ibovespa
Foto: Pixabay
  • As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta terça-feira
  • No exterior, os investidores seguem no aguardo pelo PMI industrial dos EUA e atentos a pandemia do Coronavírus, que ganha força no país em meio ao processo de reabertura da economia local
  • No Brasil, os ativos financeiros devem se beneficiar do otimismo do exterior

As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta terça-feira. As bolsas europeias e os futuros das bolsas de NY operam em alta.

O dólar, por sua vez, recua ante divisas principais e emergentes. O motivo do maior apetite ao risco dos investidores no exterior nesta manhã foi a declaração do presidente norte-americano, Donald Trump, que reafirmou que o acordo comercial preliminar de Washington com a China permanece em vigor.

Na Europa, os PMIs acima das expectativas também ajudam no bom humor. O índice de gerente de compras (PMI) composto da Zona do Euro, que engloba setor de serviços e indústria, subiu de 31,9 em maio para 47,5 pontos em junho, atingindo o maior nível em 4 meses. O resultado superou a expectativa de analistas de aumento do indicador a 40,9 pontos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No exterior, os investidores seguem no aguardo pelo PMI industrial dos EUA e atentos a pandemia do Coronavírus, que ganha força no país em meio ao processo de reabertura da economia local, e o recente ressurgimento da Covid-19 em Pequim. No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operam em alta, após abrirem sem direção única, ajudados pela melhora do humor global.

No Brasil, os ativos financeiros devem se beneficiar do otimismo do exterior. O mercado de juros principalmente deve ajustar-se também a ata do Copom da reunião de semana passada que reduziu a Selic de 3% para 2,25%.

A expectativa é que o documento reforce a expectativa de um ajuste residual caso os resultados de dados de atividade e inflação mostrem a necessidade. Os dados de
arrecadação federal de maio serão monitorados também no começo da tarde. Para estes números, os analistas esperam uma queda real de 30% ante mesmo período do ano passado.

No Congresso, o senado pode votar a PEC sobre o adiamento das eleições municipais deste ano. Para o Ibovespa, após um dia de realização de lucros, esperamos uma abertura mais positiva, acompanhando o movimento dos pares internacionais.

Agenda econômica do dia

Brasil: Além da ata do Copom que será divulgada pela manhã, a receita federal divulga dados de arrecadação de maio, às 14h30.

EUA: O dia é de divulgação de previa do índice dos gerentes de compras (PMI), às 10h45. Ainda no país, saem as vendas de moradias novas de maio, às 11h e estoques API de petróleo, às 17h30.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos