Mercado

Abertura de Mercado: Copom e balanços são os destaques da semana

Abertura de Mercado: Copom e balanços são os destaques da semana
B3 só vai (Foto: Divulgação B3)

Nesta segunda-feira (25), as bolsas europeias mostram sinais mistos, com investidores monitorando balanços, como o do HSBC, e a queda da confiança empresarial da Alemanha. Na semana, a expectativa é por pronunciamentos de dirigentes do Banco da Inglaterra e a decisão de política monetária do Banco Central Europeu. Já os índices futuros das bolsas de Nova York operam em leve alta, com investidores à
espera de balanços corporativos, entre eles os de gigantes da tecnologia dos EUA, tais como Apple, Amazon, Microsoft, Facebook e Twitter.

Limitam os ajustes a cautela com o aumento do preço da gasolina nos EUA, que pressiona a inflação, e há expectativas por um acordo sobre o Orçamento do governo Biden, cujas negociações entre a Casa Branca e os líderes do Congresso podem ser concluídas nesta semana. Enquanto isso, os juros dos Treasuries longos sobem, e o petróleo amplia ganhos.

Aqui no Brasil, a decisão de juros do Copom e a votação da PEC dos precatórios são os destaques nesta última semana de outubro. A agenda econômica também é forte, com dados do mercado de trabalho e de inflação – IPCA-15 e IGP-M mensal, além dos balanços trimestrais da Vale, Petrobras e Ambev.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No câmbio, em semana de definição da taxa Ptax, as rolagens de contratos futuros podem acentuar a volatilidade.

Agenda econômica 25/10

Brasil: Nesta segunda-feira, o Banco Central realiza leilões de swap cambial de até US$ 700 milhões para suprir demanda de overhedge de bancos, às 10h30, e de até US$ 750 milhões para rolagem de vencimentos de contratos em 3 de janeiro de 2022, às 11h30. Destaque também para a Pesquisa Focus. Os dados do Caged de setembro, além do INCC-M e IPCA-15 de outubro, serão divulgados nesta terça. A reunião do Copom de outubro começa amanhã e termina na quarta, quando são esperados também as contas do governo central em setembro e a Pnad Contínua de agosto.

O IGPM de outubro está previsto para quinta-feira. Entre os balanços, Vale, Petrobrás e Ambev soltam resultados trimestrais na quinta-feira.

EUA: Está prevista a divulgação do índice de confiança do consumidor final de outubro na terça (Conference Board). A divulgação da primeira estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no terceiro trimestre está programada para quinta-feira. Ainda, o índice de preços dos gastos com consumo (PCE) de setembro sai na sexta-feira.

Europa: O índice de confiança do consumidor final de outubro da zona do euro sai na quinta. A prévia do mesmo indicador de novembro da Alemanha, sai na quarta. Quinta-feira o Banco Central Europeu (BCE) anuncia decisão de política monetária, com entrevista coletiva da sua presidente, Christine Lagarde.

China: A China informa o lucro industrial de setembro, na terça-feira.

Publicidade