Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: pautas fiscais no Congresso, exterior em baixa e dados do IGP-M pautam a bolsa nesta quarta-feira

O movimento na Europa e nos EUA é de realização de lucro, enquanto a expectativa na China é de novos estímulos

Abertura de Mercado: pautas fiscais no Congresso, exterior em baixa e dados do IGP-M pautam a bolsa nesta quarta-feira
Painel da B3 (Foto: Gabriela Biló/Estadão)
O que este conteúdo fez por você?
  • A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o projeto de orçamento de 2024 será enviado ao Congresso com uma meta zero de déficit
  • A Câmara aprovou ontem, por 390 votos favoráveis e 15 contrários, o requerimento de urgência apresentado ao projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de salários para 17 setores da economia até 2027
  • O IGP-M mostrou queda de 0,14% na leitura mensal, pouco melhor que a mediana estimada (0,02%)

Depois de duas sessões de alta, esta quarta-feira (30) será um dia de realização de lucros nos principais mercados internacionais, com os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam no negativo pela manhã. Enquanto isso, o dólar oscila perto da estabilidade, mas com viés de baixa frente outras moedas rivais

A perspectiva de mais estímulos oficiais chineses se mantêm e Guanghou, no sul do país, se tornou a primeira grande cidade a anunciar um relaxamento em restrições aos novos créditos imobiliários. Os contratos futuros de petróleo exibindo ganhos moderados e os preços futuros do minério de ferro fecham a sessão em Dalian em alta de 1,97%, cotados a US$ 113,70 por tonelada.

O ambiente externo deve exercer pressão sobre os negócios locais, ao menos durante as primeiras horas de pregão, enquanto as atenções seguem voltadas para as medidas do governo para ampliação de receita e a peça orçamentária.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o projeto de orçamento de 2024 será enviado ao Congresso com uma meta zero de déficit. A Câmara aprovou ontem, por 390 votos favoráveis e 15 contrários, o requerimento de urgência apresentado ao projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de salários para 17 setores da economia até 2027.

Agenda econômica

Brasil: A agenda começou com a leitura do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de agosto, que mostrou queda de 0,14% na leitura mensal, pouco melhor que a mediana estimada (0,02%). Ainda hoje, estão previstos o saldo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o resultado primário do governo central em julho (14h30), seguido de entrevista do secretário do Tesouro, Rogério Ceron (15h).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reúne-se com secretários da pasta (9h) e com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (11h30).

EUA: A segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre e o índice de preços de gastos com consumo (PCE) (9h30) e o relatório ADP (9h15) são os principais indicadores esperados durante a sessão.

Europa: O índice de sentimento econômico da zona do euro recuou de 94,5 em julho a 93,3 em agosto, informou a Comissão Europeia, enquanto o consenso era de 94,0. Já o índice de confiança do consumidor na região caiu de -15,1 em julho para -16,0 em agosto e, neste caso, veio em linha com a expectativa dos analistas. Ainda hoje, será conhecido o índice de preços ao consumidor (CPI) preliminar da Alemanha em agosto (9h).

Publicidade

China: À noite, saem os índice gerentes de compras (PMI) composto, industrial e de serviços de agosto.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

 

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
5 ideias de amigo secreto para não gastar quase nada
10 destinos baratos para passar o Ano Novo
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
>