Mercado

Abertura de Mercado: Pacote econômico da UE anima investidores

Brasil monitora cenário político após dias de trégua

Abertura de Mercado: Pacote econômico da UE anima investidores
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
  • Bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira (27), à medida que investidores monitoram crescentes tensões entre EUA e China
  • Índices futuros das bolsas de NY e as bolsas europeias operam em alta, mantendo o foco nos esforços de reabertura econômica
  • Para o Ibovespa, esperamos uma abertura mais positiva, em linha com os pares internacionais

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira (27), à medida que investidores monitoram crescentes tensões entre EUA e China, que tem Hong Kong como foco. Ontem, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que discutirá a aplicação de possíveis sanções à China nos próximos dias.

Os índices futuros das bolsas de NY e as bolsas europeias operam em alta, mantendo o foco nos esforços de reabertura econômica após o choque do coronavírus e expectativas de que surja uma vacina para a doença, mas os juros das Treasuries recuam, influenciados por tensões entre EUA e China.

No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operaram em baixa na madrugada desta quarta-feira, revertendo movimento de valorização de ontem, em meio as tensões sino-americanas e dúvidas sobre a recuperação da demanda pela commodity à medida que a crise for superada.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entretanto, o petróleo passou a cair menos nesta manhã diante da melhora nos mercados com notícia de pacote de estímulos pelo banco central europeu da ordem de 750 bilhões de euros para combater os impactos econômicos da pandemia na Europa.

No Brasil, além do ambiente internacional, os investidores devem também monitorar o cenário político após dias de trégua que levaram o Ibovespa além dos 85 mil pontos e o dólar a recuar para casa dos R$ 5,35 ontem.

Está previsto para hoje a sanção do projeto de socorro de R$ 60 bilhões a estados e municípios, com veto ao reajuste do funcionalismo público até 2021.

Porém, o impacto fiscal tende a ser bem menor que o esperado inicialmente, uma vez que várias categorias de servidores públicos federais e estaduais tiveram reajustes salariais desde que o projeto foi aprovado no Senado.

Na agenda econômica hoje, destaque para os números do Caged de criação de empregos no mercado formal de janeiro a abril deste ano. Será o primeiro termômetro do mercado formal de trabalho desde o início da crise.

Publicidade

Para o Ibovespa, esperamos uma abertura mais positiva, em linha com os pares internacionais.

Agenda econômica 27/05

Brasil: Os dados do Caged de janeiro até abril serão divulgados às 10h.

EUA: O Federal Reserve publica livro Beige às 15h e a API revela os estoques de petróleo às 17h30.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos