- Quando você não tem dinheiro para comprar uma casa, por exemplo, o que você faz? Aluga um imóvel e usa a propriedade como quiser. O mesmo acontece com os ativos (ações, BDRs e ETFs) negociados na B3
- Na Live E-Investidor, Guilherme Soares, head da mesa de aluguel da Ágora, apresentou todos os detalhes sobre aluguel de ações: doador, tomador, taxas, custos e como fazer
Assim como podemos alugar uma casa, um apartamento ou até mesmo um carro, o mercado financeiro também oferece a modalidade de aluguel: é possível locar suas ações para outros investidores.
O que é o aluguel de ações
O aluguel de ações é o processo em que investidores emprestam papéis de sua carteira para outros investidores e recebem um valor por isso. Uma opção interessante para quem busca maiores retornos e quer diversificar a carteira, seja rentabilizando os papéis que estariam parados ou acessando outros tipos de ativos.
Leia também
De acordo com Guilherme Soares, head da mesa de aluguel da Ágora Investimentos, a manobra é indicada para o investidor que tem uma estratégia de longo prazo e não pensa em vender as próprias ações tão cedo.
Soares preparou um e-book gratuito e exclusivo para o E-Investidor.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Clique aqui e receba o seu.
O especialista relata que a crise do coronavírus ajudou a impulsionar os contratos de aluguel nos primeiros meses do ano. “Vimos muitas ações sendo shorteadas [jargão do mercado que significa tirar proveito do movimento de baixa da bolsa de valores] em março devido à crise mundial. Os investidores aproveitaram a queda da bolsa para comprar papéis e disponibilizá-los para aluguel”, diz. “A mentalidade, nesse caso, foi de comprar na mínima pensando na rentabilidade de médio e longo prazo.”
Diferença do aluguel de ações para o investimento tradicional
Na prática, o movimento é similar ao praticado no mercado imobiliário. Quando você não tem dinheiro para comprar uma casa, por exemplo, o que você faz? Aluga um imóvel e usa a propriedade como quiser. O mesmo acontece com os ativos (ações, BDRs e ETFs) negociados na B3.
A diferença de um investimento tradicional é que você não consegue operar direto pelo home broker. “Esse é um mercado de balcão. Não há telas e as negociações acontecem direto com as corretoras”, diz Soares.
Ou seja, para investir no aluguel de ações, você pode entrar em contato com o seu assessor e sinalizar o interesse. Para quem já entende desse mercado, a Ágora oferece o botão “custódia remunerada” em sua página, o que indica ao sistema que toda a sua carteira sob custódia está disponível automaticamente para o aluguel.
Publicidade
É importante ressaltar que o investidor que fizer a doação para o aluguel de ações sempre vai receber os seus papéis de volta. A B3 garante essa segurança na operação. “Não existe o risco de quem alugou o papel não querer devolver ao dono depois”, diz Soares. “Existem muitos benefícios. O aluguel vai te dar rendimento, é seguro e você também vai ter seus proventos, como os dividendos.”