Mercado

Por que Cogna (COGN3), Via Varejo (VVAR3) e Telefônica Brasil (VIVT4) tiveram os melhores desempenhos do dia na Bolsa

Os três papéis registraram as maiores altas no pregão da B3 desta quinta-feira

Por que Cogna (COGN3), Via Varejo (VVAR3) e Telefônica Brasil (VIVT4) tiveram os melhores desempenhos do dia na Bolsa
Telefônica Brasil (VIVT3) confirma valor por ação de JCP; veja. (Foto: Reuters/Albert Gea)
  • O Ibovespa encerrou o pregão desta quinta-feira (16) em queda de 1,22%, aos 100.533,27 pontos, e teve giro financeiro de R$ 23,9 bilhões
  • As três ações que mais ganharam preço no dia foram Cogna (COGN3), Via Varejo (VVAR3) e Vivo (VIVT4)

Em dia de queda do Ibovespa, com recuo de 1,22% aos 100.553 pontos, alguns papéis se salvaram. Os destaques positivos foram Cogna (COGN3), com alta de 5,03%, Via Varejo (VVAR3), subindo 2,98%, e Vivo (VIVT4), com valorização de 2,75%.

O viés mais negativo veio do exterior, ditado por sinais mistos da economia chinesa, com as ações do setor aéreo – um dos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus – predominando entre as maiores quedas desta quinta-feira (16).

Na China, segunda maior economia do mundo, embora o PIB tenha registrado uma expansão anual de 3,2% no segundo trimestre, superando as expectativas, as vendas no varejo sofreram uma inesperada queda anual de 1,8% no mês passado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Dentro do Ibovespa, Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) tiveram quedas superiores a 2%, o que puxou o índice para baixo. Vale ON recuou com os investidores realizando lucros, dois dias depois de a mineradora ter alcançado níveis históricos em meio à expectativa sobre dividendos. A Vale confirmou que sua governança estuda o assunto, mas não tomou nenhuma decisão até o momento.

A Petrobras, por sua vez, caiu com os investidores ignorando a conclusão da venda da participação da empresa nos dez campos na Bacia de Campos. A retração acompanha os contratos futuros de petróleo, que recuam após terem atingido o maior nível em quatro meses.

Abaixo, confira o que influenciou o desempenho dos três melhores papéis do dia:

Cogna (COGN3): +5,03%

Cogna ON subiu 5,03% na maior alta do Ibovespa e a única do setor, com o mercado ainda inserindo nos preços o IPO da Vasta, subsidiária de serviços educacionais da companhia, mesmo sem maiores detalhes da operação, anunciada há algumas semanas.

Segundo Machado, da Necton, o movimento deve continuar até que a operação seja concluída. “O investidor aguarda a precificação, e vai ser importante para saber se esse IPO vai sair em linha com as operações de outras empresas do setor que já são listadas lá fora”. No mês, Cogna ON sobe 39,03%.

Via Varejo (VVAR3): +2,98%

Já no setor de e-commerce, as baixas foram quase generalizadas. Também caíram B2W ON (-2,97%) e Magazine Luiza ON (-1,62%), em meio à defesa, por parte do ministro da Economia, Paulo Guedes, de um imposto sobre transações digitais. Guedes afirmou que uma alíquota de cerca de 0,2% poderia ajudar a reduzir outros tributos. Cielo ON acompanhou a tendência e caiu 1,63%.

Machado, da Necton, ponderou que o imposto teria impacto para o consumidor final, que arcaria com o aumento de preços causado pelo novo tributo. Ainda assim, ele comentou que o investidor preferiu não estar posicionado nas empresas que seriam mais impactadas. “Seria ruim para o mercado e para as próprias empresas, até porque elas estão criando meios de pagamento, como o Ame (da B2W) e o banQI (da Via Varejo).”

Telefônica Brasil/Vivo (VIVT4): +2,75%

Tanto a Vivo como a rival TIM (+2,57%, quarta maior alta do dia) subiram hoje em meio à corrida pela liderança na cobertura da internet móvel de quinta geração (5G) no País, a partir da ativação do sinal neste mês nas maiores capitais.

Publicidade

Segundo Eduardo Guimarães, especialista em ações da Levante Investimentos, o noticiário da disputa pela Oi (tanto Vivo como TIM estão interessadas em adquirir a operação do segmento móvel da empresa) mostra que o setor está aquecido. Operadores também citam a notícia de que a TIM teria contratado o banco UBS para ser seu assessor financeiro na modelagem e busca de sócios para expandir sua infraestrutura de conexão.

*Com Estadão Conteúdo

Nossos editores indicam este conteúdo para você investir cada vez melhor:
As 4 ações do Ibovespa com valorização superior a 50% no ano

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos