Mercado

Ibovespa hoje: Eletrobras ON (ELET3), IRB Brasil (IRBR3) e Cielo (CIEL3) são os destaques negativos do dia

Os três papéis registraram as maiores quedas no pregão da B3 desta terça-feira

Ibovespa hoje: Eletrobras ON (ELET3), IRB Brasil (IRBR3) e Cielo (CIEL3) são os destaques negativos do dia
Fachada do prédio sede da Eletrobras, no centro do Rio de Janeiro (Foto: Wilton Junior/Estadão)
  • O Ibovespa encerrou o pregão desta terça-feira (15) praticamente estável (alta de 0,02%), aos 100.297,91 pontos, e teve giro financeiro de R$ 24,4 bilhões
  • As três ações que mais perderam preço no dia foram Eletrobras ON (ELET3), IRB Brasil (IRBR3) e Cielo (CIEL3)

O abrupto cancelamento do Renda Brasil em vídeo postado pelo presidente Jair Bolsonaro em rede social, acompanhado de ameaça de “cartão vermelho” para quem contrariar sua orientação, recolocou o risco político na agenda, descolando o Ibovespa do bom humor externo em meio à nova série de dados econômicos favoráveis, especialmente na China, com produção industrial acima do esperado para agosto, e também nos EUA.

O desdobramento surpreendeu na medida em que a equipe econômica começava a amadurecer a proposta, mais uma vez rejeitada pelo presidente, irredutível quanto a compensações e ajustes impopulares.

“Voltamos à estaca zero, mas é de se esperar que algo venha a ser colocado no lugar, e não deve ser o Bolsa Família”, aponta o economista-chefe da Nova Futura, Pedro Paulo Silveira, observando que a opção do mercado hoje parece ter sido a de esperar para ver.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em entrevista no fim de semana, o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, número 2 do Ministério da Economia, detalhou medidas em estudo, como o congelamento de aposentadorias e benefícios previdenciários por dois anos, para viabilizar o Renda Brasil.

Hoje, mostrando prints de notícias sobre compensações em estudo pela equipe econômica, como desvinculações e ajustes em benefícios como o BPC, Bolsonaro reiterou que não retirará dos pobres para dar aos muito pobres – e colocou um “ponto final” na discussão sobre o Renda Brasil.

A presença de Waldery em uma entrevista coletiva nesta terça-feira foi cancelada e, ainda no início da tarde, o ministro da Economia, Paulo Guedes, aproveitou participação em evento virtual para dizer que não era o destinatário do “cartão vermelho”.

O programa, que sucederia o auxílio emergencial a partir do ano que vem, foi declarado morto hoje pelo presidente, que acrescentou que o governo seguirá até 2022 com o Bolsa Família.

“Não entendo de política, mas confio na intuição política do presidente Bolsonaro”, disse hoje Guedes, durante participação virtual no painel Tele Brasil 2020. “Toda informação tem sinal e barulho, o sinal é de que as reformas progridem e a economia volta”, observou também o ministro, reiterando sua expectativa de retomada em forma de ‘V’.

Publicidade

A viabilização do Renda Brasil era considerada um dos principais desafios colocados por Bolsonaro a Guedes, que, em conjunto com a equipe econômica, tem enfrentado resistência do presidente nas compensações e sugestões propostas para encaixá-lo no orçamento sem comprometer o teto de gastos.

Neste contexto de incerteza sobre a situação fiscal e o grau de estímulo ao consumo para 2021, o Ibovespa tem se mantido, nas quatro últimas sessões, na margem inferior da faixa de consolidação entre 99 mil e 103 mil que tem prevalecido desde agosto.

Hoje, o índice sustentou viés levemente positivo entre o começo e o fim da tarde, encerrando pouco acima da estabilidade (+0,02%), aos 100.297,91 pontos.

Quem levou a pior foram Eletrobras ON (ELET3), IRB Brasil (IRBR3) e Cielo (CIEL3). Confira o que influenciou o desempenho desses três papéis.

Eletrobras ON (ELET3): -3,70%

Entre as maiores baixas do índice, a liderança ficou com Eletrobras ON, em queda de 3,70%, enquanto as PNB caíram 2,43%, pressionadas pelo maior estresse na cena política, reflexo das declarações do presidente sobre o Renda Brasil.

Lucas Carvalho, analista da Toro Investimentos, reforça que as ações da elétrica, em particular, são muito suscetíveis as turbulências políticas, em razão do complicado processo de privatização que segue pendente.

Publicidade

A resposta rápida do ministro Paulo Guedes (Economia), que fez questão de afirmar que o “cartão” não era para ele, limitou uma retração ainda maior.

Segundo o ministro, a “barulheira” em torno do Renda Brasil ocorreu porque “estão conectando pontos que não são conectados”, referindo-se às notícias sobre estudos da equipe econômica de desindexação do salário mínimo em benefícios previdenciários como forma de financiar o novo programa de assistência social.

IRB Brasil (IRBR3): -3,27%

Os papéis da resseguradora IRB Brasil despontaram com o segundo maior prejuízo do Ibovespa, de 3,27%. Na semana passada, IRBR3 perdeu 12,95%.

Para Jorge Junqueira, da Gauss, o que impacta é a percepção de que o momento para o setor de resseguros é ruim e isso dificulta o já desafiador cenário para o IRB. “É um momento ruim e os fundamentos da empresa ainda estão muito incertos, não há certeza nenhuma de quando ela vai ter a tal da reviravolta pro lucro”, diz.

Em relatório divulgado na terça (8), a Moody’s alterou de estável para negativa a perspectiva para o setor de resseguro global e ressaltou que há um ambiente operacional “desafiador”, devido à pandemia, que enfraquece a lucratividade. De acordo com a agência de classificação de risco, o setor enfrenta desafios como as taxas de juros baixas e a incerteza em torno das perdas finais relacionadas à crise.

Cielo (CIEL3): -3,16%

A terceira maior queda do dia foi da Cielo, um movimento de realização de lucros natural após o pregão de ontem, quando o papel ganhou 6,98%, terceira maior valorização do dia.

De acordo com Henrique Esteter, analista da Guide Investimentos, o que catapultou a alta do papel da Cielo na segunda-feira foi a informação de que a empresa fornecerá serviços de tecnologia à Bitz, carteira digital lançada pelo Bradesco. Esse pacote inclui o processamento de transações feitas via QR Code pelas maquininhas da credenciadora, ajudando a aumentar suas receitas.

Publicidade

*Com Estadão Conteúdo

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos