Mercado

Ibovespa hoje: Minerva (BEEF3), JBS (JBSS3) e Usiminas (USIM5) são os destaques negativos do dia

Os três papéis registraram as maiores quedas no pregão da B3 desta quarta-feira

Ibovespa hoje: Minerva (BEEF3), JBS (JBSS3) e Usiminas (USIM5) são os destaques negativos do dia
(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
  • O Ibovespa encerrou o pregão desta quarta-feira (16) em baixa de 0,62%, aos 99.675,68 pontos, e teve giro financeiro de R$ 22,6 bilhões
  • As três ações que mais perderam preço no dia foram Minerva (BEEF3), JBS (JBSS3) e Usiminas (USIM5)

O Ibovespa chegou a oscilar levemente para o positivo logo após a decisão de política monetária do Federal Reserve, quando os índices de Nova York acentuavam ganhos, mas voltou para o vermelho, ainda durante a entrevista coletiva do presidente do Fed, Jerome Powell, que levou Wall Street a perder entusiasmo, em sinal misto no fechamento.

Aqui, a atenção se dividiu com o noticiário doméstico, especialmente a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro deu sinal verde ao senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator do Orçamento de 2021, para que inclua na proposta um projeto de suporte à renda, após Bolsonaro ter decidido, ontem, colocar fim à ideia do Renda Brasil.

Assim, antes do comunicado do Copom, que manteve a Selic em 2%, o principal índice da B3 se acomodou abaixo dos 100 mil pontos nesta “superquarta”, em ajuste negativo de 0,62%, aos 99.675,68 pontos. O giro financeiro, muito fraco para um dia de vencimento de opções sobre o Ibovespa, totalizou R$ 22,6 bilhões. Na semana, o índice avança 1,33% e, no mês, 0,31%, enquanto as perdas no ano chegam a 13,81%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na entrevista coletiva que esfriou os ânimos em Wall Street, Powell apontou que, apesar de a economia ter se recuperado melhor do que o antecipado, alguns setores vão demorar mais tempo para retornar aos níveis de atividade que prevaleciam antes da pandemia.

Ele voltou a defender que o Congresso americano faça a sua parte, por meio de estímulos fiscais – mas, com a aproximação da eleição americana, republicanos e democratas não dão sinais de que o impasse sobre o que deve ser feito venha a ser superado.

Nesta sessão, as perdas foram lideradas pelos frigoríficos Minerva (BEEF3) e JBS (JBSS3), seguidas por Usiminas (USIM5). Confira o que influenciou o desempenho dos três papéis.

Minerva (BEEF3): -3,61%
JBS (JBSS3): -3,15%

Em meio ao clima de cautela, com expectativa sobre decisões do Copom e do Fed norte-americano, os investidores optaram por embolsar lucros, com destaque para as ações de frigoríficos. O fluxo perdedor foi encabeçado por Minerva (-3,61%), seguido por JBS (-3,15%) e, mais atrás, Marfrig (-2,40%) e BRF (-1,20%).

Rodrigo Brolo, head de agro da Criteria Investimentos, chama a atenção para esse movimento vendedor no setor, após dias de alta, pressionado também por uma troca de posições.

“Muitas dessas realizações têm sido puxadas por fundos de investimentos, que têm vendido ações para fazer caixa e entrar em IPOs e follow on”, ressaltou.

Usiminas (USIM5): -3,12%

A queda de mais de 3% do minério de ferro nesta quarta (16) inspirou um movimento de realização de lucros no setor de mineração e siderurgia. Dentre os papéis do Ibovespa, o que saiu mais ferido foi USIM5, que teve a terceira maior perda geral do pregão.

Publicidade

“Essas empresas subiram bastante nos últimos dias e, com a queda do minério, abriu um espaço para devolver um pouco”, comenta Daniel Herrera, analista da Toro Investimentos.

*Com Estadão Conteúdo

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos