• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Bolsas estão em posição única para impulsionar ESG, diz RepRisk

No Brasil, a RepRisk possui parceria com a B3 para metodologia do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

Por Luíza Lanza

07/11/2022 | 5:00 Atualização: 04/11/2022 | 21:09

Alexandra Mihailescu Cichon, vice-presidente executiva da RepRisk. (Foto: Divulgação/RepRisk)
Alexandra Mihailescu Cichon, vice-presidente executiva da RepRisk. (Foto: Divulgação/RepRisk)

Os princípios do ESG, do inglês Environmental, Social and Corporate Governance, são encabeçados no Brasil pela B3, a Bolsa de valores nacional. Esta é a avaliação de Alexandra Mihailescu Cichon, vice-presidente executiva da RepRisk, empresa suíça de dados sobre riscos relacionados à sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa.

Leia mais:
  • B3 vai exigir mais diversidade em empresas listadas
  • “Tardia, mas positiva”, diz 1ª CEO negra do País sobre diversidade na B3
  • Índice inclui 10 empresas da B3 e mostra avanço na diversidade de gênero
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O trabalho da RepRisk é oferecer dados quantitativos e qualitativos para que seus clientes, que são investidores, bancos e corporações em geral, identifiquem e monitorem os riscos contrários aos padrões do ESG em seus negócios. Os dados da empresa são utilizados na composição do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), um indicador do desempenho médio dos ativos de empresas na B3 com comprometimento com a sustentabilidade empresarial.

A partir da base da RepRisk, as companhias listadas na bolsa de valores brasileira são classificadas em um score de 0 a 100. Aquelas que marcarem mais de 50 pontos são consideradas de maior risco, por estarem distantes dos padrões ESG. Portanto, estão excluídas do índice – atualmente, a carteira do ISE conta com apenas 40 das mais de 400 empresas listadas na bolsa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em vídeo, o presidente da B3, Gilson Finkelsztain, defende que a agenda ESG não é uma onda, mas um negócio; veja.

Para Cichon, a B3 está avançada na discussão de ESG no País e mostra como as bolsas de valores podem ser aliadas do desenvolvimento sustentável no longo prazo, e não o contrário. “São elas que definem os critérios de listagem. Quer quiser se tornar uma companhia listada precisa seguir essas regras. Por isso estão em uma posição única para impulsionar o ESG no mercado”, explica a executiva da RepRisk.

Ao E-Investidor, Cichon fala sobre o cenário de ESG, os desafios para combater o chamado greenwashing (empresas que dão a falsa impressão de compromisso com a sustentabilidade) e o papel dos governos para que seja possível avançar na discussão de sustentabilidade. Confira:

E-Investidor – A RepRisk tem uma parceria importante com a B3. Como funciona?

Publicidade

Alexandra Mihailescu Cichon – A base de dados da RepRisk é utilizada na metodologia do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Fazemos uma avaliação de 0 a 100 e, se a companhia tiver 50 ou mais, é classificada como alto de risco em termos de sustentabilidade e, portanto, retirada do ISE. Isso é bastante único.

A B3 está bem avançada na forma como está abordando o ESG. As bolsas de valores, no geral, são muito importantes, pois elas fazem a estrutura de classificação e definição dos critérios de listagem. Quer quiser se tornar uma companhia listada precisa seguir essas regras. Por isso as bolsas estão em uma posição única para impulsionar o ESG no mercado.

Isso significa que o Brasil está avançado na agenda ESG em relação aos pares?

Cichon – Curiosamente, o Brasil tem o perfil oposto de um mercado tradicional. Em países como Alemanha, Suíça, Canadá ou Estados Unidos, a maioria dos nossos clientes são instituições financeiras, bancos, gestores e proprietários de ativos, ou companhias de seguros. No Brasil, nós trabalhamos principalmente com empresas; o que acho muito interessante e acredito que seja fruto da pressão dos investidores.

Publicidade

O mercado brasileiro é de longe o mais avançado em ESG da América Latina. Digo isso não só do ponto de vista regulatório, mas, como falei, olhando para a bolsa de valores.

A B3 assumiu uma posição muito forte na pauta ESG, é um líder regional. Eu diria até que pares como México e Colômbia também estão olhando para o que está acontecendo no País.

Mesmo que no momento o Brasil não esteja onde a Europa está em termos de regulamentação, imagino que possa recuperar o atraso muito rapidamente. Essa é a minha expectativa.

Na sua visão, falta um esforço em termos de legislação para tornar o ESG o ‘novo normal’?

Publicidade

Cichon – Quando a legislação começa, inicia com disclosures [fornecimento de informações para todos interessados na situação de uma companhia]. Mas isso é apenas a primeira parte. É importante que as empresas sejam transparentes, mas isso não é suficiente. Na Europa, que já está um passo adiante nessa discussão, segunda onda de regulamentação foi sobre impacto e due diligence [processo de investigação para avaliar os riscos de determinada transação].

São leis que determinam que as organizações sejam obrigadas a conduzir processos de due diligence sobre ESG. Podem ser focados em violações de direitos humanos, apuração de trabalho infantil ou escravo em suas operações e em sua cadeia de suprimentos. Acho que esse é o próximo passo.

Então os governos precisam tomar a dianteira nessa segunda onda do ESG?

Cichon – Sim. Eu acredito que os governos precisam assumir a liderança e ponto. As mudanças climáticas ou biodiversidade, que é especialmente importante no Brasil, são questões muito sérias para que o mercado de capitais resolva sozinho. Há muitas críticas feitas a investidores sobre greenwashing e tudo mais; e essas críticas são justas.

Publicidade

É justo criticar se as coisas estão sendo feitas de forma incorreta. Mas não é justo esperar que o mercado e alguns fundos de ESG acabem com o desmatamento. Precisamos de vontade política.

O Brasil está passando agora por uma transição política, depois de quatro anos de um governo que não tinha foco nas políticas de preservação ambiental. Há uma expectativa de que a nova administração possa fortalecer essa agenda?

Cichon – Nós monitoramos riscos ligados a ESG, não analisamos riscos políticos. Contudo, é claro que estávamos acompanhando as notícias. Qualquer melhoria nesse sentido será bem-vinda, já que o governo anterior estava fazendo muito pouco para proteger a Amazônia e o meio ambiente. O Brasil tem um papel fundamental para enfrentarmos globalmente as mudanças climáticas. Vocês não foram os grandes causadores do problema, mas são parte fundamental da solução, já que têm a sorte de ter a Amazônia. Espero que o novo governo tome uma posição para proteger isso.

Falando sobre greenwashing, como investidores podem identificar o que são promessas vazias do que é progresso real no trabalho das empresas?

Publicidade

Cichon – Não quero nos promover, mas para nós, por causa da nossa metodologia, a RepRisk é um antídoto para isso. Há dados que dão uma perspectiva alternativa àquela oferecida pela companhia é muito importante para combater o greenwashing. Mas esse ainda é um grande problema, pessoas e empresas falando uma coisa e fazendo outra.

Um em cada cinco incidentes vinculados a risco ESG na nossa base de dados tem a ver com greenwashing. É um tema muito relevante e explodiu nos últimos 18 meses, em linha com a extensão da discussão sobre sustentabilidade. Quanto mais atenção recebe, mais escrutinado o tema é. Talvez algumas áreas da indústria não estejam prontas (para seguir os padrões ESG).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • b3sa3
Cotações
19/05/2026 19h41 (delay 15min)
Câmbio
19/05/2026 19h41 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O novo comportamento da alta renda: como a concentração de riqueza mudou os gastos dos mais ricos

  • 2

    46 fundos multimercados ignoram crise da categoria e rendem até 388% do CDI

  • 3

    Fundos multimercados de gestores “estrelas” perdem protagonismo nos últimos três anos

  • 4

    Ibovespa hoje fecha em queda com petróleo a US$ 112 e baixa da Vale (VALE3); dólar cai a R$ 4,99

  • 5

    Treasuries no maior nível desde 2007 derrubam Bolsa brasileira junto com pesquisa eleitoral que mostra queda de Flávio Bolsonaro

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Logo E-Investidor
Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Imagem principal sobre o Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o 5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Logo E-Investidor
5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Imagem principal sobre o Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Imagem principal sobre o Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Logo E-Investidor
Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Imagem principal sobre o Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Logo E-Investidor
Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Usiminas (USIM5) lidera altas; B3 (B3SA3) cai quase 5% após anúncio de novo CEO
Mercado
Ibovespa hoje: Usiminas (USIM5) lidera altas; B3 (B3SA3) cai quase 5% após anúncio de novo CEO

Juros dos títulos públicos americanos dispararam na sessão, com incertezas sobre guerra e impactos na inflação

19/05/2026 | 18h46 | Por Beatriz Rocha
B3 tomba mais de 5% e lidera perdas do Ibovespa após confirmação de Christian Egan como CEO
Mercado
B3 tomba mais de 5% e lidera perdas do Ibovespa após confirmação de Christian Egan como CEO

Egan afirmou assumir a presidência da B3 com “grande senso de compromisso” e prometeu reforçar a agenda de inovação, tecnologia, proximidade com clientes e expansão de produtos

19/05/2026 | 14h43 | Por Igor Markevich
XP classifica Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11) e Weg (WEGE3) como papéis mais defensivos em movimentos de cautela no mercado
Mercado
XP classifica Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11) e Weg (WEGE3) como papéis mais defensivos em movimentos de cautela no mercado

Os analistas avaliaram o posicionamento recomendado em sua cobertura de mineração, siderurgia, papel e celulose e bens de capital

19/05/2026 | 12h46 | Por Luísa Laval
Safra avalia balanço da XP no 1T26 como fraco e destaca preocupação com composição de receitas
Mercado
Safra avalia balanço da XP no 1T26 como fraco e destaca preocupação com composição de receitas

Banco manteve recomendação neutra para os papéis da companhia, com preço-alvo de US$ 23, um potencial de valorização de 33% frente ao último fechamento

19/05/2026 | 11h35 | Por Luísa Laval

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador