Mercado

Fechamento de mercado: Ibovespa fecha em alta em meio a bom humor externo

Foto: Divulgação/Envato
  • Nesta terça-feira, os mercados no exterior avançaram, reagindo positivamente à afirmação do presidente norte-americano, Donald Trump, de que o acordo comercial entre as duas maiores potências mundiais segue “intacto”, após ruídos sobre o assunto
  • Indicadores econômicos divulgados na Europa e nos EUA, que vieram acima do esperado, também contribuíram para a alta das bolsas internacionais
  • No Brasil, além do exterior positivo, sinais de retomada da agenda de reformas internas também contribuíram para o otimismo no mercado local, e assim o Ibovespa fechou em alta
  • Em termos de agenda econômica, hoje foi divulgada a ata do Copom que foi considerada em boa medida cautelosa, porém, ao mesmo tempo ainda deixou a porta aberta para um corte "residual" da Selic em meio à percepção de expectativas de inflação ainda baixas

Nesta terça-feira, os mercados no exterior avançaram, reagindo positivamente à afirmação do presidente norte-americano, Donald Trump, de que o acordo comercial entre as duas maiores potências mundiais segue “intacto”, após ruídos sobre o assunto.

Na Europa, a divulgação de índices de gerentes de compras (PMI) da região acima do esperado também contribuíram para a alta das bolsas. Nos EUA, apesar do PMI americano ficar abaixo das estimativas, outros indicadores, como os dados do setor imobiliário e da atividade regional, ficaram acima do esperado, e os mercados acionários fecharam em alta.

No Brasil, além do exterior positivo, sinais de retomada da agenda de reformas internas também contribuíram para o otimismo no mercado local. Ao término do pregão, o Ibovespa tinha alta de 0,67% aos 95.975 pontos com giro financeiro de R$ 26,2 bilhões. O dólar, por sua vez, recuou 2,26% cotado aos R$ 5,15.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em termos de agenda econômica, hoje foi divulgada a ata do Copom que foi considerada em boa medida cautelosa, porém, ao mesmo tempo, o BC ainda deixou a porta aberta para um corte “residual” da Selic em meio à percepção de expectativas de inflação ainda baixas.

Economia

A ata do Copom de hoje lança mais luz sobre a visão atual do comitê sobre os impactos da pandemia da covid-19 na inflação e na atividade econômica brasileiras. Segundo o comunicado, a visão do Banco Central do Brasil é de que a atividade econômica atingiu seu ponto mais baixo em abril, mostrando recuperação parcial já em maio e em junho.

Com relação à capacidade ociosa, os membros do Copom reafirmaram sua opinião de que os impactos da pandemia são deflacionários e associados a um forte aumento no nível da capacidade ociosa, apesar de uma redução significativa na demanda agregada devido a maiores economias por precaução (poupança). Além disso, em relação a uma potencial recuperação futura, a visão do comitê sugere que os programas de estímulo a crédito e renda podem levar a uma recuperação econômica mais rápida do que o esperado em seu cenário base.

Os membros do Copom mais uma vez debateram a existência potencial de um limite inferior efetivo para a taxa de juros brasileira. Alguns membros observaram que esse limite precisaria ser mais alto para as economias emergentes do que nas desenvolvidas, com o prêmio no Brasil tendendo a ser ainda mais alto, dada a fragilidade e incerteza fiscal do país em relação ao caminho da política fiscal após a pandemia. Dada a importância relativa do custo dos componentes de crédito, o comitê também observou que um prêmio de liquidez parece prevalecer no momento.

Nossa visão: após outro corte de 0,75 p.p. na semana passada, a mensagem do Copom hoje não trouxe notícias significativas da própria decisão em 17 de junho. Certamente, a mensagem de hoje reafirmou que o comitê está confortável com o atual grau de estímulo monetário e limitou sua próxima etapa, afirmando que o conselho “prevê que qualquer possível ajuste ao estímulo monetário seja residual”.

Em suma, como as medidas de bloqueio estão sendo facilitadas em todo o país e se não houver aumentos no número de novos casos da covid-19 devido a esse alívio, acreditamos que a atividade econômica deve entrar em um caminho de recuperação gradual a partir de agora. Nesse cenário, mantemos nossa previsão para final de 2020 para a Selic em 2,25%.