Publicidade

Mercado

Os fundos que mais apostam na queda da Petrobras (PETR4)

Produto do BTG tem 77% dos ativos sob gestão em posição vendida nos papéis

Os fundos que mais apostam na queda da Petrobras (PETR4)
A Petrobras (PETR3;PETR4) é uma das empresas com maior peso para a composição do Ibovespa. (Foto: Adobe Stock)
  • A Petrobras (PETR4) esteve no centro do noticiários nos últimos dias, após divulgar o não pagamento de dividendos extraordinários
  • A notícia negativa provocou uma onda de revisões nas recomendações para PETR4 - contudo, alguns fundos já estavam apostando na queda dos papéis desde novembro do ano passado
  • Fundos de tesouraria da Warren, e produtos do BTG e Quarter estão entre os que mais apostam na queda dos papéis

A Petrobras (PETR4) esteve no centro do noticiários nos últimos dias, após anunciar o não pagamento de dividendos extraordinários. Em comunicado divulgado na última sexta-feira (8), a empresa anunciou que pagaria R$ 14,2 bilhões em proventos, conforme o mínimo estabelecido pela Política de Remuneração aos Acionistas. Outros R$ 43,9 bilhões ficaram represados.

Já na noite da quarta-feira (7), a estatal publicou o balanço do 4º trimestre de 2023, com queda de 33,8% no lucro do exercício em comparação ao ano anterior. A sequência de notícias negativas provocou uma rebaixamentos nas recomendações para PETR4 – contudo, alguns fundos já estavam apostando na queda dos papéis desde novembro do ano passado.

De acordo com levantamento feito por Einar Rivero, da consultoria Elos Ayta, o fundo com a maior posição vendida em PETR4 é o “Atlantis Wp”, produto da tesouraria da Warren Investimentos. A aplicação tem mais de 100% do AUM (ativos sob gestão) em uma posição vendida em PETR4, o que significa que existe uma alavancagem. Entre 7 de março, data da divulgação do balanço da petroleira e da notícia sobre os dividendos, até a última terça-feira (12), dado mais recente, o fundo valorizou 4,36%.

Em segundo lugar aparece o “Ostra Fia”, do BTG Pactual Wealth Management. A aplicação tem 77,62% do AUM (ativos sob gestão) na ponta vendida de Petrobras. No período entre 7 e 12 de março, o fundo valorizou 15,6%. Já o multimercado “Quarter Azimov”, da Quarter Investimentos, aparece na terceira linha do levantamento, com 56,06% do AUM alocado em uma posição vendida em PETR4. Entre 7 e 12 de março, a alta foi de 1,25%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A amostra apresenta apenas fundos com carteira aberta em novembro de 2023, posição direta em PETR4, com exceção daqueles que são mono-ação (investem em um único ativo) e FGTS. Veja a lista completa abaixo.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos