Mercado

Governo estimula chamas de crise institucional, diz Verde Asset

A gestora de Luis Stuhlberger também afirma que o cenário local continua com "doses altíssimas de incerteza"

Governo estimula chamas de crise institucional, diz Verde Asset
Luis Stuhlberger, gestor da Verde Asset Management (Foto: Iara Morselli/Estadão)
  • "Com esse pano de fundo o mercado segue aumentando o prêmio de risco exigido no preço dos ativos - essa é uma maneira elegante de dizer que os preços de todos ativos brasileiros caíram", afirma a gestora
  • O fundo Verde teve ganhos nas posições tomadas em juros nos mercados desenvolvidos. As perdas no mês vieram das posições no Brasil, particularmente em ações, mas também no juro real e na moeda

Em sua carta mensal divulgada nesta quinta-feira (9), a Verde Asset, do gestor Luis Stuhlberger, afirma que o cenário local continua com “doses altíssimas de incerteza” e que o governo “estimula as chamas de uma crise institucional” que leva a corrosão dos pilares do equilíbrio fiscal.

A gestora destaca que o País passa pelo pior ano de chuvas nas séries históricas e geadas. “Com esse pano de fundo, o mercado segue aumentando o prêmio de risco exigido no preço dos ativos – essa é uma maneira elegante de dizer que os preços de todos ativos brasileiros caíram”, afirma o texto.

A percepção de que o governo está cada vez menos comprometido em cumprir o teto de gastos, o impasse sobre o orçamento da União para 2022 e as turbulências políticas fizeram a Bolsa brasileira ter mais uma queda em agosto, avalia a Verde.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A carta afirma ainda que há um dilema no momento: se o fundo aumenta as posições otimistas ou reduz o risco diante das incertezas, especialmente em período pré-eleitoral.

“Por ora, nossa resposta tem sido: há prêmio suficiente no mercado acionário e na parte intermediária da curva de juro real, para mantermos as posições atuais, e incrementar aos poucos o risco do portfólio. Em outras palavras, o mercado está mais barato, mas não estupidamente barato (se vai chegar nesse nível é talvez a pergunta mais relevante)”, diz a gestora, ressaltando que o mercado de ações local tem suporte pela reabertura econômica à medida que a vacinação avança. Na visão da Asset, há boas perspectivas para lucros, pelo menos no curto prazo.

O fundo Verde teve ganhos nas posições tomadas em juros nos mercados desenvolvidos. As perdas no mês vieram das posições no Brasil, particularmente em ações, mas também no juro real e na moeda.

Em agosto, o fundo multimercado (Verde FIC FIM) de Stuhlberger subiu 0,33% (contra 0,42% do CDI), recuperando parte das perdas do mês de julho, quando fechou em queda de 2,16%. No acumulado do ano, o ganho é de 1,62%, abaixo do CDI, que está em 2,06%.

 

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos