O que este conteúdo fez por você?
- Recuperação econômica depende de um pacote de corte de gastos bem-sucedido
- Política fiscal e o comportamento da Selic são determinantes para o desempenho da bolsa
- Juros elevados podem afetar as margens das empresas e atrair menos investimento em ações
O ano de 2025 começou e agora o mercado financeiro se depara com incertezas e otimismo em relação ao desempenho do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira. As projeções variam amplamente, apoiadas sobre desafios macroeconômicos, as políticas monetárias e o cenário internacional.
Leia também
Especialistas apontam que a performance do índice – atualmente na faixa dos 120 mil pontos – dependerá de uma combinação de fatores domésticos e externos, com destaque para as reformas econômicas no Brasil, a estabilidade política e o comportamento das economias globais.
Para a XP Investimentos, a Bolsa pode chegar aos 145 mil pontos nos próximos 12 meses. Júlia Aquino, analista quantitativo da corretora, explica que essa estimativa é baseada em uma análise cuidadosa do cenário econômico atual e de quatro metodologias que consideram diferentes aspectos do mercado. Embora o desempenho do Ibovespa em 2025 seja considerado neutro pela corretora, a especialista diz que o ambiente de maior cautela deve prevalecer no curto prazo, com a política fiscal e o ciclo de alta da taxa básica de juros, a Selic, ainda sendo fatores determinantes para o desempenho.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para ler a reportagem até o fim e conferir todas as projeções para o Ibovespa no próximo ano, e os setores que podem impulsionar a sua carteira, você pode baixar o guia Onde Investir em 2025, um material gratuito e exclusivo que reúne as principais tendências, estratégias de investimento e oportunidades de mercado para o novo ano.
Saia na frente em 2025: clique aqui e garanta a sua cópia gratuita do guia agora mesmo!