O Ibovespa encerrou setembro próximo à estabilidade, com uma leve alta de 0,47%, aos 110.036,79 pontos, em um mês marcado por uma elevada volatilidade.
Internamente, o período eleitoral aumentou a cautela do mercado, enquanto o cenário externo foi marcado por inflação, aumento de juros e maiores riscos de recessão. Além disso, a situação na Europa não tem sinais de melhora.
Os papéis que mais se destacaram no Brasil durante o mês foram de empresas ligadas à construção. Cyrela (CYRE3) e MRV (MRVE3) lideram as maiores altas com valorização de 29,59% e 22,85%, respectivamente. O movimento positivo foi embalado pela perspectiva de uma retomada mais forte do setor. Em terceiro lugar está a JHSF (JHSF3), incorporadora imobiliária, com 19,35%.
Para este mês, a ação mais mencionada pelas corretoras consultadas pelo E-Investidor é a das Lojas Renner, uma das maiores varejistas de moda do País, citada sete vezes. Uma das justificativas é o retorno desse mercado para indicadores de períodos pré-pandemia.
Já o papel do Itaú foi citado seis vezes pelas corretoras e o da Vale, cinco.
Confira a lista completa de ações recomendadas para outubro:
Ágora Investimentos
A Carteira Top 10 da Ágora Investimentos para outubro veio com apenas uma alteração. As ações do BTG Pactual (BPAC11) deram lugar às ações da B3 (B3SA3).
“Realizamos uma troca tática, acreditando que a B3 seja um melhor veículo para se beneficiar de uma possível recuperação da atividade no mercado de capitais em outubro”, explica a Ágora em relatório.
Empresa
Ação
Ambev
ABEV3
B3
B3SA3
Eletrobras
ELET6
Iguatemi
IGTI11
Itaú
ITUB4
Lojas Renner
LREN3
MRV
MRVE3
Petrobras
PETR4
Vale
VALE3
Weg
WEGE3
BTG Pactual
As grandes novidades na Carteira Brazil 10SIM da BTG Pactual Investimentos para outubro são os papéis da B3 (B3SA3), Cyrela (CYRE3), Localiza (RENT3) e Lojas Renner (LREN3) que entraram no lugar de MRV (MRVE3), Totvs (TOTS3), Vibra (VBBR3) e Weg (WEGE3).
Empresa
Ação
Ambev
ABEV3
Arezzo
ARZZ3
B3
B3SA3
Cyrela
CYRE3
Eletrobras
ELET6
Itaú
ITUB4
Localiza
RENT3
Lojas Renner
LREN3
Rumo
RAIL3
Sabesp
SBSP3
Elite Investimentos
Na carteira da Elite Investimentos, houve apenas uma troca. Saíram os papéis da Taurus Armas (TASA4) pelos ativos da Aliansce Sonae (ALSO3).
Para outubro, as novidades do portfólio são PetroRio (PRIO3), Sabesp (SBSP3), Transmissão Paulista (TRPL4), Vale (VALE3) e Weg (WEGE3). Já os papéis da Assaí (ASAI3), BB Seguridade (BBSE3), CCR (CCRO3), Taesa (TAEE11) e Totvs (TOTS3) deixaram a carteira.
Empresa
Ação
Americanas S.A.
AMER3
B3
B3SA3
Intelbras
INTB3
Itaú
ITUB4
PetroRio
PRIO3
Sabesp
SBSP3
Transmissão Paulista
TRPL4
Unipar
UNIP6
Vale
VALE3
Weg
WEGE3
Guide Investimentos
As ações do Banco do Brasil (BBAS3), Equatorial (EQTL3), Magazine Luiza (MGLU3) e Totvs (TOTS3) deixaram a carteira recomendada da Guide Investimentos. No lugar, entraram os papéis de Ambev (ABEV3), Itaú (ITUB4), Weg (WEGE3) e Yduqs (YDUQ3).
Empresa
Ação
Ambev
ABEV3
Assaí
ASAI3
Hypera
HYPE3
Itaú
ITUB4
Lojas Renner
LREN3
Minerva
BEEF3
Petrobras
PETR4
Vale
VALE3
Weg
WEGE3
Yduqs
YDUQ3
Nova Futura Investimentos
A prévia da carteira recomendada para outubro da Nova Futura Investimentos possui uma única alteração em relação a setembro. Saíram os papéis do atacarejo Assaí (ASAI3) e entraram as ações da multinacional Weg (WEGE3).
Empresa
Ação
CCR
CCRO3
Itaú
ITUB4
Lojas Renner
LREN3
Vibra
VBBR3
Weg
WEGE3
Terra Investimentos
A carteira Terra Investimentos para outubro traz apenas uma troca. Os papéis da Americanas (AMER3) entraram no lugar dos da PetroRio (PRIO3).
Publicidade
“A empresa possui gigantesco parque de lojas físicas, e em conjunto com a plataforma online da B2W, as capacidades omnicanal serão alavancadas. Ainda no radar dos investidores temos a questão de novos ou sequência dos estímulos ao consumo, como por exemplo o Auxílio Brasil, e a perspectiva de uma taxa Selic estável no primeiro semestre e caindo após Junho”, justifica a corretora.
Empresa
Ação
Americanas
AMER3
Bradesco
BBDC4
Dexco
DXCO3
Ecorodovias
ECOR3
Gerdau
GGBR4
Klabin
KLBN11
Lojas Renner
LREN3
Marfrig
MRFG3
Vale
VALE3
Vibra
VBBR3
PagBank
Para o mês de outubro, o PagBank tirou de sua carteira SuperPag os papéis de Cury (CURY3) e Vibra (VBBR3). No lugar, entraram Cyrela (CYRE3) e Lojas Renner (LREN3).
A Toro Investimentos optou por escolher uma postura mais cautelosa para o mês de outubro por conta da desvalorização dos mercados externos. “Voltamos nossa alocação para empresas resilientes e que consigam, à medida do possível, distanciar o seu operacional do ambiente internacional”, explica, em relatório.
A corretora manteve apenas os papéis da Ambev (ABEV3), Fleury (FLRY3) e ISA CTEEP (TRPL4).
As novidades indicadas para o mês são os papéis da Aliansce Sonae (ALSO3), Assaí (ASAI3), B3 (B3SA3), Hypera (HYPE3), Itaúsa (ITSA4), Pague Menos (PGMN3) e Sebesp (SBSP3). No lugar das novas ações, estavam Bradesco (BBDC4), Rumo S.A (RAIL3), Porto Seguro (PSSA3), Grupo Raia Drogasil (RADL3), Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), Telefônica Brasil S.A (VIVT3), CVC (CVCB3).
Empresa
Ação
Aliansce Sonae
ALSO3
Ambev
ABEV3
Assaí
ASAI3
B3
B3SA3
Fleury
FLRY3
Hypera
HYPE3
ISA CTEEP
TRPL4
Itaúsa
ITSA4
Pague Menos
PGMN3
Sabesp
SBSP3
Warren Investimentos
A corretora Warren montou uma carteira menor que a do mês passado, mantendo a indicação apenas para os papéis da Engie (EGIE3).
Aliansce Sonae (ALSO3), Celulose Irani (RANI3), Itaúsa (ITSA4) e Randon (RAPT4) entraram na lista.