• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Ibovespa fecha 1º mês de 2024 com a maior queda em 8 anos. O que esperar de fevereiro?

Entenda a visão de analistas sobre as perspectivas para as próximas semanas

Por Jenne Andrade

31/01/2024 | 18:26 Atualização: 13/02/2024 | 13:42

Ibov começou o ano com desvalorizações (Foto: Envato Elements)
Ibov começou o ano com desvalorizações (Foto: Envato Elements)

O Ibovespa começou 2024 com o “pé esquerdo”. O principal índice de ações da B3 caiu 4,79% no acumulado do mês, o pior desempenho desde janeiro de 2016.

Leia mais:
  • O que a fuga de estrangeiros da Bolsa diz para o investidor brasileiro?
  • Magalu: por que aumento de capital não garante recomendação de compra para as ações
  • Oi (OIBR3): recuperação judicial e troca de CEO apontam para fim definitivo
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como pano de fundo para as baixas, está um movimento de realização de lucros pelos investidores estrangeiros, que estão embolsando os ganhos obtidos com o salto de 18% do IBOV no final de 2023. Contudo, outras questões também entram nesta conta. É o caso da alta nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA – quando as taxas desses papéis estão sobem, investidores do mundo todo são atraídos para a renda fixa americana, o que prejudica as bolsas globais.

Já no cenário interno, o aumento das incertezas fiscais foram um terceiro fator que pesou sobre o índice. Em janeiro, o Governo anunciou uma nova política industrial. O programa, que deve disponibilizar R$ 300 bilhões em créditos e subsídios até 2026, pegou o mercado de surpresa e foi absorvida como negativa pelos investidores. No mês, também foi anunciado déficit primário de R$ 230 bilhões em 2023, segundo maior da história.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Enquanto isso, no cenário micro, um dos principais papéis amargou perdas de 10% no primeiro mês do ano. A Vale (VALE3) foi impactada por ruídos de ingerência política, com os supostos esforços do Governo Lula para colocar o ex-ministro Guido Mantega na diretoria da companhia, e temores em relação à crise imobiliária na China, principal mercado consumidor de minério.

“Toda essa pauta fiscal do Governo mexeu, sim, com a Bolsa. Não podemos descartar também o que ocorreu com a Vale, que tem um peso bem grande no índice”, destaca Pedro Canto, analista CNPI da CM Capital. A volatilidade do petróleo também gerou incertezas no mercado brasileiro, na esteira de conflitos armados no Oriente Médio e leste europeu, como as guerras do Iêmen, Israel e Hamas e Rússia e Ucrânia.

“Os fatos que mais mexeram com a Bolsa em janeiro foram, principalmente, os temores atrelados às commodities, especialmente o petróleo. A guerra no Iêmen e o fechamento do canal de Suez deixaram o transporte muito mais custoso para os preços do óleo cru”, diz Pedro Marcatto, head de renda variável da B.Side. “Além disso, dados fracos da economia chinesa, que viveu um momento deflacionário ao longo de todo 2023, pressionaram as ações de Vale, ativo de maior peso no Ibovespa.”

  • O que está acontecendo com a Vale (VALE3)? Ações da empresa despencam na Bolsa

Poucas mudanças no curto prazo

Para fevereiro, a expectativa é de que os assuntos fiscais no Brasil, situação econômica da China e o desenrolar das guerras no Oriente Médio e leste europeu continuem no radar dos investidores. A temporada de balanços do 4º trimestre de 2023 também deve ser acompanhada de perto pelo mercado. Entretanto, a aguardada recuperação do Ibov pode não vir tão breve.

“Não vejo grandes mudanças para fevereiro”, afirma Marcelo Boragini, sócio da Davos Investimentos. “Lembrando que a nossa bolsa ainda é muito dependente do fluxo estrangeiro. Enquanto os gringos não voltarem, a tendência é de que o Ibov permaneça lateralizado.”

Publicidade

Na visão de Boragini, para os investidores estrangeiros voltarem à B3, será necessário o avanço dos cortes na taxa básica de juros do país, a Selic, além do início do aperto monetário nos EUA – cenário que deve se consolidar nos próximos meses.

Essa também é a expectativa de Pedro Canto, analista CNPI da CM Capital. O especialista vê um possível endereçamento das incertezas fiscais nos próximos meses. “Acredito que vai ter bastante ruído, volatilidade de curto prazo, mas a ala econômica do Governo parece alinhada em busca de encontrar uma solução adequada para a questão fiscal, pelo menos endereçar da melhor forma possível”, diz.

Marcatto, da B.Side,  vê este momento de Ibov lateralizado como oportunidade. “O Ibovespa ainda negocia a um múltiplo preço/lucro muito descontado, nos níveis em que negociava na Crise do Subprime”, diz. “Observamos um desconto elevado no índice, nos dando uma boa expectativa de upside para o futuro. Outro ponto é que queda de juros, como esperado pelo mercado, trará mais atratividade ao risco e tende a aumentar o fluxo de capital entrando na Bolsa.”

A Ágora Investimentos vê um momento oportuno para investimentos. “A combinação de um cenário de queda de juros e valuation descontado em bolsa torna “apostas contra” um risco e a maioria dos setores ainda parece ter preços atraentes, negociando com múltiplos descontados em relação à sua média histórica”, diz a casa, em relatório.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
  • Análise fundamentalista
  • B3
  • Conteúdo E-Investidor
  • Ibovespa
Cotações
21/03/2026 3h16 (delay 15min)
Câmbio
21/03/2026 3h16 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Copom corta a Selic e reforça cautela — o que fazer com seus investimentos agora

  • 2

    Nova poupança do investidor brasileiro? CDB ganha espaço, mas exige cuidados

  • 3

    Na mira da Receita: novas regras do ITCMD colocam custo da herança em xeque e mudam o jogo da sucessão no País

  • 4

    “Da Conta Delas”: os riscos de emprestar o cartão de crédito e a busca pela autonomia financeira feminina

  • 5

    Os CDBs mais recomendados por casas de análise; veja o que avaliar antes de investir

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Qual é o prazo máximo para declarar o Imposto de Renda 2026?
Logo E-Investidor
Qual é o prazo máximo para declarar o Imposto de Renda 2026?
Imagem principal sobre o Perdeu o cartão do Bolsa Família? Saiba o que fazer
Logo E-Investidor
Perdeu o cartão do Bolsa Família? Saiba o que fazer
Imagem principal sobre o Auxílio-reclusão: 2 requisitos para receber o benefício
Logo E-Investidor
Auxílio-reclusão: 2 requisitos para receber o benefício
Imagem principal sobre o Bolsa Família: descumprimento das condicionalidades pode bloquear o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: descumprimento das condicionalidades pode bloquear o benefício?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: CPF com pendência pode bloquear o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: CPF com pendência pode bloquear o benefício?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (20)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (20)?
Imagem principal sobre o FGTS: documentos que aposentados devem apresentar ao solicitar o saque
Logo E-Investidor
FGTS: documentos que aposentados devem apresentar ao solicitar o saque
Imagem principal sobre o Salário-maternidade: veja a duração do benefício em casos de adoção
Logo E-Investidor
Salário-maternidade: veja a duração do benefício em casos de adoção
Últimas: Mercado
Ibovespa tem quarta perda semanal consecutiva; Minerva (BEEF3) sofre maior baixa
Mercado
Ibovespa tem quarta perda semanal consecutiva; Minerva (BEEF3) sofre maior baixa

Índice registrou sequência negativa não vista desde dezembro de 2024, ampliando perdas no mês a 6,66%

20/03/2026 | 19h13 | Por Beatriz Rocha
Juros futuros fecham acima de 14% com temor de piora no choque dos preços do petróleo
Mercado
Juros futuros fecham acima de 14% com temor de piora no choque dos preços do petróleo

As taxas aumentaram em meio à possibilidade de escalada adicional do conflito no Oriente Médio a patamares imprevisíveis

20/03/2026 | 18h59 | Por Arícia Martins
Ibovespa hoje: Prio (PRIO3) lidera ganhos do pregão; apenas 5 ações sobem
Mercado
Ibovespa hoje: Prio (PRIO3) lidera ganhos do pregão; apenas 5 ações sobem

O dia foi marcado por uma nova alta do petróleo, com o conflito no Oriente Médio ainda no radar do mercado

20/03/2026 | 18h38 | Por Beatriz Rocha
XP classifica como fraco o resultado da Cemig (CMIG4) e mantém recomendação neutra para ação
Mercado
XP classifica como fraco o resultado da Cemig (CMIG4) e mantém recomendação neutra para ação

Analistas mantêm uma visão cautelosa sobre o potencial de novas vendas de ativos da companhia

20/03/2026 | 15h15 | Por Danielle Fonseca

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador