Mercado

Ibovespa oscilou mais que índices globais na crise, mas recuperação é parecida

Apesar do saldo negativo no ano, B3 voltou a se equiparar com outras bolsas

Ibovespa oscilou mais que índices globais na crise, mas recuperação é parecida
Foto: Robson Fernandjes/Estadão
  • Apesar da recuperação superior a 60% desde seu pior período, Ibovespa ainda tem queda de 11,29% no ano
  • Baixa no pior momento da crise foi mais acentuada na B3 do que em outras bolsas do mundo. O Ibovespa, no entanto, conseguiu se recuperar e agora está com variação agregada do ano similar aos índices NYSE Composite e Euro Stoxx 50
  • Por fatores distintos, NYSE Composite e SSE Index se destacam com valorização positiva em 2020

Depois de atingir seu patamar mais baixo no ano, o Ibovespa foi alavancado, principalmente, pelas notícias sobre reabertura da economia mundial, avanços de uma vacina contra a covid-19 e a melhora do ambiente interno. Desde o dia 23 de março, quando estava aos 63.569 mil pontos, até o fechamento do mercado desta sexta-feira (17), o índice já se valorizou 61,39% e está aos 102.888,25 mil pontos.

A boa performance, no entanto, ainda não foi capaz de zerar as perdas do agregado do ano e a bolsa brasileira tem queda de 11,29% em 2020. Porém, será que o desempenho da B3 está em sintonia com outras bolsas pelo mundo?

Para responder essa pergunta, o E-Investidor realizou um levantamento aferindo o comportamento do Ibovespa (B3), NYSE Composite (Bolsa de Nova Iorque), Nasdaq Composite (Nasdaq), SSE Index (Bolsa de Xangai) e Euro Stoxx 50 (Índice de ações da Zona do Euro). Para esta comparação, foram observados o desempenho dos índices até o seu pior momento na crise e a recuperação de cada um.

Desempenho dos índices

Índice Pior momento da crise / Desvalorização até a data Valorização até 17/07 Variação do ano
Ibovespa 23 de março/-45,03% 61,39% -11,29%
NYSE Composite 23 de março/-36,91% 41,17% -10,94%
Euro Stoxx 50 18 de março/-36,35% 41,14% -10,16%
SSE Index 23 de março/-12,78% 20,82% 5,38
Nasdaq Composite 23 de março/-23,54% 53,22% 17,16

Por que o Ibovespa foi o que mais caiu?

Segundo especialistas consultados pelo E-Investidor, o Ibovespa foi o índice que mais caiu, porque além da pandemia da covid-19, que derrubou os mercado de todo mundo, o País também lidava com outras crises internas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Em momento de crise há uma fuga muito grande de capital de países com maiores incertezas”, diz Gustavo Akamine, analista fundamentalista e gestor de recursos da Constância Investimentos.

Assim, Rodrigo Franchini, sócio da Monte Bravo Investimentos, comenta que “o Brasil é bom em criar problemas”, o que faz com que muitos investidores estrangeiros saiam do país em busca de mercados mais seguros. “Tudo caiu e está barato e ele sabe que a segurança é maior em outros países”.

Ou seja, além da crise que prejudicou as bolsas de todo mundo, as crises internas do Brasil afastaram ainda mais o investidor estrangeiro da B3, e o Ibovespa caiu mais do que outros índices. “Qualquer probleminha a mais dentro de um contexto de crise mundial vira uma catástrofe”, diz Franchini.

Segundo dados da B3, até a quarta-feira (15), os investidores estrangeiros já haviam retirado R$ 82,254 bilhões do mercado acionário brasileiro. Apesar disso, as perspectivas do País melhoraram e junho foi o primeiro mês do ano em que a bolsa registrou um saldo mensal positivo de investimento estrangeiro.

Por que nossa recuperação foi a maior desde o pior momento da crise?

Segundo os especialistas, a alta de mais 60% do Ibovespa está relacionado a dois motivos centrais: à retomada das bolsas mundiais e à própria queda vertiginosa que a bolsa brasileira teve. “A valorização de quem caiu muito sempre é muito maior que a de quem caiu pouco”, afirma Akamine.

Franchini ressalta que o valor mais alto em relação aos outros índices não é um indicativo que a retomada é melhor no Brasil e que o País voltou a ser muito atrativo, mas sim pelo fato do grande valor da queda. “A recuperação foi boa, mas ainda falta muito”, diz o sócio da Monte Bravo.

Publicidade

Porém, as perspectivas por aqui de fato começam a melhorar, segundo os analistas. A economia brasileira está abrindo gradualmente e a agenda de reformas e privatizações voltaram ao debate público, o que também tem contribuído para a alta.

Saldo do ano ainda é negativo

Apesar do bom momento, a Bolsa ainda não foi capaz de anular as perdas do ano. Mesmo assim, conseguiu igualar as perdas do NYSE Composite e do Euro Stoxx 50. “São índices com empresas globais e refletem mais o momento do mundo”, afirma Akamine, da Constância.

Portanto, apesar de negativo, o Ibovespa agora está em linha com outros índices. A dúvida, no entanto, é saber se a bolsa brasileira vai continuar acompanhando as tendências mundiais e se conseguirá zerar as perdas do ano. “Qualquer novo probleminha aqui pode diferenciar o Brasil negativamente de novo”, diz Franchini.

Por que o SSE Index e o Nasdaq Composite já estão positivos?

Segundo os especialistas, os dois índices se recuperaram antes por dois motivos diferentes. No caso do Nasdaq Composite, que tem a variação mais positiva no ano, a alta foi puxada pelo tipo de empresas que compõem uma das bolsas de Nova Iorque. “Ela concentra muitas empresas de tecnologia e elas mais ganharam do que perderam com a crise”, diz Akamine.

Franchini, comenta que em toda a crise há um setor que se destaca, e nessa foi o de tecnologia. Assim, a alta demanda pelos diferentes serviços que as empresas listadas na Nasdaq oferecem impulsionou os papéis e, consequentemente, valorizou o índice.

Algumas das empresas que fazem parte dela são Apple, Tesla, Amazon, Zoom, Facebook e Microsoft. “O mundo necessitou dos serviços delas na crise”, afirma o sócio da Monte Bravo.

Já em relação ao índice da Bolsa de Xangai, os especialistas destacam que o SSE Índex foi um dos que menos sofreram com a crise. Assim, apesar da crise ter começado na China, o país conseguiu administrar bem a doença, reabrindo a economia antes do resto do mundo.

Publicidade

“Tomaram medidas drásticas para conter a doença e já começaram a mostrar resultados não tão ruins mais cedo”, comenta Akamine.

“A China reverteu a quarentena tão rápido quanto implantou”, concorda Franchini. Neste contexto, ele ressalta que o mercado enxergou na bolsa chinesa um bom local de investimentos. Por isso, o índice caiu menos e já está com o desempenho positivo no ano.

“Com a perspectiva que o país fosse melhorar mais rápido que todo o mundo é natural que sua bolsa estaria entre as mais atraentes e valorizaria”, completa o sócio da Monte Bravo.

Nossos editores indicam este conteúdo para você investir cada vez melhor:
Ibovespa vai voltar ao patamar dos 120 mil pontos neste ano?

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos