Mercado

Primeiro índice da B3 a ficar positivo no ano deve continuar em alta

Confira quais são as ações que compõem o IMAT e os motivos para a valorização

(Foto: Amanda Perobelli/Reuters)
  • Entre os 22 índices de empresa brasileiras da B3, o IMAT é o primeiro a ter variação positiva no ano
  • Segundo especialistas, a alta do índice foi alavancada pela reabertura das economias globais antes do esperado, o que fez aumentar a demanda pelos produtos das empresas que o compõem
  • Perspectivas para o IMAT ainda são boas. O investidor pode comprar as ações que compõem a carteira teórica do índice e obter um desempenho próximo

Com mais de 300 ações listadas, a B3 não se limita a apenas ao Ibovespa. Ao total, entre os setoriais, de governança, de sustentabilidade e mais amplos, são 23 índices que compõem o mercado de capitais nacional.

Destes, 22 são compostos por papéis de empresas brasileiras* e apenas um destes tem variação positiva no ano até o fechamento desta segunda-feira (3), o Índice de Materiais Básicos (IMAT), com valorização de 2,42%.

Composto por 11 ações de diferentes empresas, ele tem o objetivo de medir o comportamento dos papéis das companhias que compõem a indústria nacional de materiais básicos. Fazem parte do setor de materiais básicos empresas das áreas de fabricação de papel e celulose, mineração, siderurgia e petroquímica.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para efeito de comparação, até o seu pior momento na crise, o IMAT caiu 43,21% (20 de março) e o IBOV 45,03% (23 de março). Desde então, o Índice de Matérias Básicos já se valorizou 80,35%, chegando aos 3.696,71 mil pontos, e o Ibovespa 61,76%, aos 102.829,96 mil pontos. No agregado do ano, o principal índice da B3 ainda tem desvalorização de 11,08%.

Confira a carteira teórica com o rendimento de cada ação e a porcentagem da sua participação no índice:

Empresa Rendimento ano ano Participação no índice
Bradespar (BRAP4) 12,46% 7,77%
Braskem (BRKM5) -22,08% 5,42%
CSN (CSNA3) -7,51% 5,96%
Duratex (DTEX3) -0,42% 3,44%
Gerdau (GGBR4) -12,60% 13,35%
Gerdau (GOAU4) -12,93% 4%
Klabin (KLBN11) 14,14% 10,91%
Suzano (SUZB3) 8,42% 21,16%
Unipar (UNIP6) -23,13% 1,04%
Usiminas (USIM5) -10,53% 3,59%
Vale (VALE3) 12,61% 23,36%

Fonte: Estadão/Broadcast

Retomada das economias impulsionou alta dos ativos

Segundo especialistas ouvidos pelo E-Investidor, todas as empresas que compõem o IMAT são grandes exportadoras. Assim, com o dólar alto e as economias mundiais reabrindo mais rápido do que o esperado, as companhias foram beneficiadas pela alta demanda por seus produtos. “O setor produz insumos para tudo. Eles são a base para qualquer outra economia que quer investir em infraestrutura e crescer”, diz Rodrigo Franchini, sócio da Monte Bravo Investimentos.

Neste contexto, José Francisco Cataldo, head de research da Ágora Investimentos, comenta que o mercado já começou a precificar a retomada do setor há algum tempo e, por isso, o IMAT conseguiu zerar as perdas do ano antes do que qualquer outro índice da bolsa de valores do Brasil. “Os números vieram melhores que o esperado, o que aumenta as expectativas pelos produtos dessas empresas”, diz ele.

Bruno Musa, sócio da Acqua Investimentos, também aponta que as tensões entre os EUA e a China ajudaram a alavancar as empresas do setor. Segundo ele, como o Brasil não escolheu um lado na briga, ele está se beneficiando das restrições que um país está impondo ao outro. “A gente passou a ter uma vantagem competitiva por isso, o que também contribuiu para o aumento da demanda dos materiais básicos daqui e consequentemente a alta das ações”, afirma Musa.

Expectativa do IMAT ainda é positiva

Os especialistas afirmam ainda que a onda positiva com o IMAT não deve acabar tão cedo. “As indústrias ao redor do mundo estão voltando a crescer e vão continuar demandando material, e o preço por eles é alto”, diz Franchini, da Monte Bravo.

Segundo Cataldo, a expectativa é de que pelo menos três das quatro empresas com maior participação no IMAT sejam beneficiadas por preços de seus produtos mais elevados do que o esperado no começo da pandemia. “Enxergamos um upside muito grande para Vale, Klabin e Suzano, que sozinhas representam 59,43% do índice ”, afirma o head da Ágora.

Ou seja, é provável que o IMAT não perca o posto de melhor índice da B3 por enquanto. “As projeções são boas e ele tende a continuar andando forte no curto prazo”, comenta Musa, da Acqua.

Apesar disso, eles fazem um alerta: ainda há riscos no mercado. Franchini pontua que o mundo ainda passa por uma crise e as economias correm o risco de não conseguirem manter a consistência no crescimento e voltarem a cair, o que prejudicaria novamente o índice. “Se a perspectiva mudar, o IMAT vai ser altamente prejudicado”, afirma o sócio da Monte Bravo.

Por isso, Musa ressalta a importância da diversificação nas aplicações para o investidor se proteger em eventualidades. “Estamos em um cenário completamente incerto e as coisas podem mudar por diversos fatores”, diz o sócio da Acqua.

É possível investir no IMAT?

Por se tratar de um índice, não é possível investir diretamente nele. Porém, o investidor pode comprar as ações que compõem a carteira teórica do índice e obter um desempenho próximo. Outra opção é aplicar diretamente no ETF MATB11, um fundo de índice cujo propósito é ter um comportamento semelhante ao do IMAT.

“É um nicho dentro da bolsa que o investidor pode achar ganhos interessantes”, afirma Franchini, da Monte Bravo. No agregado do ano o MATB11 tem alta de 2,30%, ante a valorização de 2,42% do IMAT.

*A única exceção é o BDRX, índice composto por Brazilian Deposit Receipts (BDRs), que são recibos de ações de empresas estrangeiras negociadas na bolsa brasileira e tem alta de 39,07% no ano.

Nossos editores indicam este conteúdo para você investir cada vez melhor:
Ibovespa oscilou mais que índices globais na crise, mas recuperação é parecida