Mercado

IRB Brasil (IRBR3) e B3 (B3SA3) firmam parceria para plataforma à base de blockchain

Ferramenta inédita pretende conectar corretores, seguradoras e resseguradoras

(Foto: Aline Bronzati/Estadão Conteúdo)
  • O IRB Brasil Re (IRBR3) firmou uma parceria com a B3 (B3SA3) para desenvolver uma plataforma que conectará corretores, seguradoras e resseguradoras em uma única rede
  • A ideia da ferramenta, baseada na tecnologia blockchain, é permitir que operações envolvendo contratos de seguros e resseguros sejam realizadas via internet

O IRB Brasil Re (IRBR3) anunciou nesta segunda-feira (26) que firmou uma parceria com a B3 (B3SA3) para desenvolver uma plataforma que conectará corretores, seguradoras e resseguradoras em uma única rede. A ideia da ferramenta, baseada na tecnologia blockchain, é permitir que operações envolvendo contratos de seguros e resseguros sejam realizadas via internet.

Dessa forma, processos que hoje podem durar meses seriam finalizados em questão de segundos. De acordo com o comunicado a solução deve chegar ao mercado em 2021 e, a depender da forma de desenvolvimento, o projeto poderá ainda estar sujeito a apreciação dos órgãos reguladores.

A tecnologia blockchain foi criada em 2008 e funciona como um ‘livro de registro virtual’. Esse livro armazena transações e informações digitais que não podem ser mudadas ou apagadas.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Aplicada ao setor de seguros e resseguros, possibilitará negociações multilaterais, com segurança, alta velocidade e oferta de informações precisas em tempo real”, explica o IRB, no documento.

A empresa é a maior do setor de resseguros no Brasil e, depois de uma série de escândalos durante o ano, está buscando uma retomada. Os papéis IRBR3 estavam caindo 80,65% no ano até o fechamento do pregão da última sexta-feira (23), aos R$ 6,85. No início de 2020, no dia 2 de janeiro, as ações eram negociadas a R$ 36,25.