• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Jeff Bezos revela a visão da Amazon para os próximos 10 anos

CEO respondeu aos acionistas: "O que não irá mudar em 10 anos"

Por E-Investidor

27/05/2020 | 18:19 Atualização: 28/05/2020 | 7:16

Jeff Bezos, CEO da Amazon, em evento de 2018: visão para os próximos 10 anos. (Ian C. Bates/ Washington Post)
Jeff Bezos, CEO da Amazon, em evento de 2018: visão para os próximos 10 anos. (Ian C. Bates/ Washington Post)

Qual a visão que um CEO tem para os próximos 10 anos da sua empresa? Se a empresa é a Amazon e o CEO, Jeff Bezos, a resposta importa não apenas para colaboradores, clientes e acionistas, para o mercado e o mundo todo. Nesta quarta-feira (27), na assembleia anual de acionistas da Amazon, Jeff Bezos resumiu sua visão para a próxima década da empresa. “Eu sempre incentivo as pessoas, quando pensam em 10 anos, a fazer a pergunta: o que não vai mudar?”, afirmou o empresário, em mensagem reproduzida pelo site Business Insider.

Leia mais:
  • Amazon, Apple e Microsoft sairão da crise ainda maiores
  • Coronavírus leva Jeff Bezos de volta ao dia a dia da Amazon
  • Os 11 empresários que disputam o título de 1º trilionário do mundo
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em uma explanação de 354 palavras, Bezos explicou o seu ponto. Disse que o que não deve mudar em momento algum na Amazon é a obsessão pelo cliente. Deve ser muito maior do que a obsessão pelo concorrente ou por adivinhar qual a próxima tecnologia irá mudar o mundo.

“Estamos dispostos a falhar. E essa vontade de falhar não vai mudar daqui a 10 anos. O tamanho do nosso fracasso deve continuar aumentando à medida que continuamos a fazer coisas ousadas. Mas o centro de tudo isso, o que puxa tudo isso junto é ser obcecado pelo cliente. E isso é realmente protetor da nossa cultura – mesmo em um horizonte de 10 anos”, afirmou.

Amazon e Bezos se tornarão ainda maiores durante a pandemia

O crescimento da Amazon especialmente ao longo da pandemia de coronavírus comprovou que a empresa se preparou para atender os clientes mesmo em condições até pouco tempo atrás inimagináveis fora da ficção científica, de pessoas enclausuradas em casa e atividade econômica presencial restrita.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A empresa atingiu seu maior valor de mercado graças ao aumento das compras on-line, o fortalecimento do serviço de streaming Amazon Prime e a demanda maior pelo armazenamento em nuvem oferecido pelo Amazon Web Services. Analistas de mercado apontam que a Amazon – como também os concorrentes mais diretos, Google e Microsoft – sairão maiores ainda da pandemia.
O crescimento da empresa também turbinou a fortuna de Jeff Bezos, ampliada em US$ 32,1 bilhões somente neste ano. Riqueza que coloca o empresário como o mais provável primeiro trilionário do mundo, marca a ser atingida em 2026, pouco além do meio do caminho para os próximos 10 anos da Amazon.

A íntegra da mensagem de Bezos sobre os próximos 10 anos da Amazon

“Bem, certamente em 10 anos muitas coisas evoluirão, a tecnologia mudará. Machine learning. A tecnologia, em particular, evoluirá de maneira muito significativa no horizonte de dez anos. Mas eu sempre incentivo as pessoas, quando pensam em 10 anos, a fazer a pergunta: o que não vai mudar?
Essa é realmente a pergunta mais importante. Você pode criar estratégias em torno de coisas que serão estáveis ​​no tempo. Nessa visão de 10 anos, há muitas coisas na Amazon que não vão mudar. Uma delas, talvez a mais importante, é que permaneceremos obcecados pelo cliente em vez de obcecados pelo concorrente. Vamos trabalhar para manter essa cultura.

Somos pacientes, por isso estamos dispostos a reservar um tempo para fazer as coisas. Nós somos inventivos. É muito importante manter isso no horizonte de 10 anos. Quando você se encontra entre uma pedra e um lugar difícil, a saída é inventar a saída. Essa equipe é muito inventiva.

Estamos dispostos a falhar. E essa vontade de falhar não vai mudar daqui a 10 anos. O tamanho do nosso fracasso deve continuar aumentando à medida que continuamos a fazer coisas ousadas. Mas o centro de tudo isso, o que puxa tudo isso junto é ser obcecado pelo cliente. E isso é realmente protetor da nossa cultura – mesmo em um horizonte de 10 anos.Se você é obcecado por concorrentes e se considera um líder em alguma arena, é muito fácil perder sua motivação. Você já está à frente, por que você deve correr? Se você é obcecado pelo cliente, se essa é a sua motivação, é muito sustentável.

Mesmo como líder, seus clientes estão sempre insatisfeitos. Eles sempre querem algo melhor.
E, portanto, é muito motivador ao longo da jornada. Então, você sabe, continuaremos trabalhando para conseguir as pessoas certas. Pessoas que gostam dessa abordagem. Pessoas motivadas pela obsessão do cliente. Pessoas que gostam de inventar. Eles têm mente de iniciantes, mesmo que sejam especialistas.

Publicidade

Essas são as coisas que permanecerão as mesmas por mais de 10 anos. Se conseguirmos manter essa cultura, essa obsessão do cliente, a visão de 10 anos se enquadrará com o tempo.

Então, eu estou super empolgado com isso. ”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Amazon (AMZO34)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Jeff Bezos
Cotações
19/05/2025 18h40 (delay 15min)
Câmbio
19/05/2025 18h40 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o "Bull market" da Bolsa vai depender desses 3 fatores, aponta corretora
Logo E-Investidor
"Bull market" da Bolsa vai depender desses 3 fatores, aponta corretora
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar a MUBI em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar a MUBI em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Ibovespa quebra recorde histórico e mira os 150 mil pontos: é hora de investir?
Logo E-Investidor
Ibovespa quebra recorde histórico e mira os 150 mil pontos: é hora de investir?
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Paramount+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Paramount+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Prime Video em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Prime Video em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar a Globoplay em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar a Globoplay em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2025: quando será pago o 1° lote da restituição?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2025: quando será pago o 1° lote da restituição?
Imagem principal sobre o Renda extra na faculdade: 3 formas que universitários usam para ganhar dinheiro
Logo E-Investidor
Renda extra na faculdade: 3 formas que universitários usam para ganhar dinheiro
Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador