• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Por que o mercado “abraçou” Bolsonaro após posse e desabou com Lula

Entenda as diferenças entre o primeiro pregão da gestão anterior e da atual

Por Jenne Andrade

02/01/2023 | 19:14 Atualização: 02/01/2023 | 19:16

Bolsa caiu mais de 3% nesta segunda-feira (2). Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Bolsa caiu mais de 3% nesta segunda-feira (2). Foto: Amanda Perobelli/Reuters

O primeiro pregão após a cerimônia de posse de Jair Bolsonaro, em 2019, foi de otimismo entre os investidores. O mundo passava por um bull market e a equipe econômica do novo governo brasileiro agrada o mercado, o que se traduziu no desempenho do Ibovespa: o principal índice de ações da B3 fechou o dia 2 de janeiro em alta de 3,56% e atingiu a máxima histórica de 91.012,32 pontos.

Leia mais:
  • Queda generalizada: como foi o primeiro pregão do novo governo Lula
  • Lula toma posse: o que o mercado financeiro espera do novo governo
  • O mercado “ignorou” o discurso de Haddad?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil, relembra o otimismo do período. “Os investidores estavam animados com equipe econômica liberal, reformista, capitaneada por Paulo Guedes (ex-ministro da Economia de Bolsonaro). Uma esperança de dias muito melhores com a proposta apresentada pelo governo eleito e que trouxe euforia para o mercado”, diz.

Já Fábio Sobreira, analista chefe e sócio da Harami Research, ressalta que o momento era muito mais oportuno. “Tínhamos uma bolsa que já vinha subindo desde 2016, pós impeachment da Dilma, na esteira de todas as reformas feitas por Michel Temer. Hoje estamos em bear market, por causa de política, crise e recessão no exterior, guerras acontecendo e etc. Precisamos mencionar o contexto.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A conjuntura é o completo oposto do que ocorreu nesta segunda-feira (2), primeira sessão após a cerimônia de posse do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Ibovespa registrou uma queda de 3,06%, aos 106.376,02 pontos – maior tombo desde novembro do ano passado. A desconfiança em relação à responsabilidade do novo governo com as contas públicas do pesa sobre a Bolsa. Lula decidiu tirar estatais como Petrobras e Correios do programa de privatizações e já sinalizou uma atuação forte junto às empresas públicas.

Essa postura de maior intervenção nas estatais derrubou as ações da Petrobras (PETR4) e o Banco do Brasil (BBAS3), que fecharam o primeiro pregão do ano em baixa de 6,45% e 4,23%, respectivamente. Além disso, os nomes escolhidos para liderarem os principais ministérios não agradaram os investidores.

Também preocupa o novo modelo de âncora fiscal que deve ser apresentada pelo atual ministro da Fazenda Fernando Haddad até o fim do primeiro semestre. A nova regra fiscal substituirá o atual teto de gastos, que limita as despesas primárias e foi classificado por Lula como uma “estupidez”.

Publicidade

Soma-se a isso o fato de Haddad ter tido sua primeira derrota ao se posicionar contra a prorrogação da isenção de impostos sobre combustíveis. No final, a desoneração foi estendida por 60 dias. “Os primeiros momentos do Lula já são muito complicados. Os dois discursos deles na cerimônia de posse foram praticamente uma profissão de fé na intervenção na economia”, afirma Mario Goulart, analista de investimentos e criador do canal no Youtube ‘O Analisto’.

Segundo Goulart, as falas do líder do PT de tornar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um indutor da reindustrialização no Brasil é uma ideia velha, com um verniz novo. “Na prática, isso é a escolha de ‘campeões nacionais’”, diz. “O Bndes acaba sendo um subsidiador de empresas de baixa viabilidade. Estaremos dobrando a aposta na ‘nova matriz econômica’ do Governo Dilma.”

Sobreira, da Harami Research, afirma que a situação do Ibov tende a permanecer negativa enquanto perdurar o sentimento de incerteza e discursos negativos. “Não acredito que a bolsa vá subir no mês de janeiro. Estatais devem ter dificuldade de se recuperar no curto prazo”, diz.

A taxa básica de juros em 13,75% ao ano, com expectativa de continuarem em dois dígitos com o aumento do risco fiscal, deve intensificar o afastamento dos investidores da bolsa. No início do governo Bolsonaro, a taxa estava em 6,5%. “Essa saída da bolsa demora, mas está acontecendo. O cenário do primeiro mês do governo Lula é o oposto do cenário no governo Bolsonaro”, explica Sobreira. “Algumas PECs continuarão ser discutidas, medidas provisórias serão assinadas, é isso que ditará o ritmo do mercado no curto prazo.”

Sem lua de mel

Diferentemente de Bolsonaro, o presidente Lula começa o seu terceiro mandato sem passar por uma lua de mel com o mercado. Os investidores, logo nos primeiros dias, começam a precificar o possível aumento do risco-País em função de eventuais irresponsabilidades com as contas públicas.

Publicidade

Vale lembrar que o ex-presidente Bolsonaro, que foi bem recebido pelos agentes financeiros após sua posse, também deu sustos nos investidores com consecutivas trocas na presidência da Petrobras, o “calote” dos precatórios” e medidas consideradas eleitoreiras, como o aumento do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600 na véspera das eleições.

“Apesar da comunicação do governo Bolsonaro não ser a mais assertiva, houve a entrega do resultado econômico, então do ponto de vista do mercado foi positivo”, afirma Alves, da Ação Brasil. Agora, a expectativa é de que Lula também surpreenda, apesar dos sustos iniciais. “Todos torcem para que esse filme não se torne de terror ao longo dos próximos 4 anos.”

Na visão de Goulart, Bolsonaro e Lula são muito mais parecidos do que admitem ser. “O Bolsonaro foi eleito sob a égide de um pacote de reformas, um ideário mais liberal, apesar de ele, pessoalmente, não ter histórico de liberal. Nos quase 30 anos que esteve como deputado, o ex-presidente foi um cara muito mais próximo de Lula do que vendeu em campanha”, afirma.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Ibovespa
  • Jair Bolsonaro
  • Luiza Inácio Lula da Silva (PT)
Cotações
19/02/2026 9h33 (delay 15min)
Câmbio
19/02/2026 9h33 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Como comprar dólar e pagar menos no exterior: os melhores apps e contas globais para viajar em 2026

  • 2

    BC decreta liquidação do Banco Pleno, de ex-sócio do Master; veja o que fazer se você tem CDB ou dinheiro na instituição

  • 3

    Ibovespa hoje fecha em queda em dia de liquidação do Banco Pleno, pressão sobre Vale e ata do Fed

  • 4

    Carnaval: bancos têm modo de proteção para golpes; veja como ativar nos apps

  • 5

    Como recuperar dinheiro do Banco Pleno após liquidação: veja passo a passo do FGC

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que muda na apuração anual?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que muda na apuração anual?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Ceará: é possível ter desconto no pagamento?
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Ceará: é possível ter desconto no pagamento?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Ceará: veja o calendário de vencimento das cinco parcelas
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Ceará: veja o calendário de vencimento das cinco parcelas
Imagem principal sobre o Saque FGTS: veja 3 documentos necessários para o trabalhador avulso
Logo E-Investidor
Saque FGTS: veja 3 documentos necessários para o trabalhador avulso
Imagem principal sobre o Imposto de Renda MEI: onde consultar o recibo após a entrega da DASN?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda MEI: onde consultar o recibo após a entrega da DASN?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Bahia: como efetuar o pagamento?
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Bahia: como efetuar o pagamento?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Bahia: veja o calendário de vencimento das parcelas
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Bahia: veja o calendário de vencimento das parcelas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda MEI: como fazer a declaração de 2026?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda MEI: como fazer a declaração de 2026?
Últimas: Mercado
Mercados globais operam em modo defensivo com ata do Fed, balanços na Europa e expectativa por dados nos EUA e no Brasil
CONTEÚDO PATROCINADO

Mercados globais operam em modo defensivo com ata do Fed, balanços na Europa e expectativa por dados nos EUA e no Brasil

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Com Master, Will Bank e agora Pleno, o FGC é acionado repetidamente. Qual é o limite?
Mercado
Com Master, Will Bank e agora Pleno, o FGC é acionado repetidamente. Qual é o limite?

Fundo Garantidor de Crédito passa por “teste de estresse” após liquidações sucessivas relacionadas ao Banco Master. Procurados, Augusto Lima e Daniel Vorcaro não comentaram. Will Bank e Pleno não retornaram aos questionamentos

19/02/2026 | 05h30 | Por Jenne Andrade
Ibovespa hoje: bolsas lá fora dão sinal positivo em dia que destaca prévia do PIB brasileiro, balança comercial dos EUA e petróleo
Mercado
Ibovespa hoje: bolsas lá fora dão sinal positivo em dia que destaca prévia do PIB brasileiro, balança comercial dos EUA e petróleo

Indicador de atividade do BC e agenda intensa no exterior guiam expectativas; índice recuou 0,24% na quarta-feira de reabertura

19/02/2026 | 04h30 | Por Manuela Miniguini
Ibovespa hoje: Raízen (RAIZ4) lidera altas e Vale (VALE3) fica entre maiores quedas
Mercado
Ibovespa hoje: Raízen (RAIZ4) lidera altas e Vale (VALE3) fica entre maiores quedas

No dia, investidores monitoraram a notícia sobre a liquidação extrajudicial do Banco Pleno pelo BC

18/02/2026 | 19h05 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador