• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Especialistas questionam declaração de Lula sobre preço da gasolina

Ex-presidente afirmou que, se eleito, não irá manter o preço do combustível dolarizado; ações da Petrobras caem

Por Jenne Andrade

03/02/2022 | 13:54 Atualização: 03/02/2022 | 18:38

Lula defende mudança na política de preços da Petrobras. (FOTO: Dida Sampaio/Estadão)
Lula defende mudança na política de preços da Petrobras. (FOTO: Dida Sampaio/Estadão)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, se eleito em 2022, não irá manter o preço da gasolina dolarizado. Na prática, isso significa acabar com a paridade internacional do combustível, implementada em 2016 para equilibrar as contas da Petrobras.

Leia mais:
  • Para gestores, candidatos vão se mover ao centro, sobretudo Lula
  • Stuhlberger: volume de investimento estrangeiro na B3 foi uma surpresa
  • Por que Lula e Bolsonaro só fazem os fanáticos perderem dinheiro?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Nós não vamos manter o preço da gasolina dolarizado. É importante que o acionista receba seus dividendos quando a Petrobras der lucro, mas não posso enriquecer o acionista e empobrecer a dona de casa que vai comprar um quilo de feijão e paga mais caro por causa da gasolina”, disse Lula à Rede de Radios Paraná, em fala reproduzida no Twitter oficial do petista.

Alfredo Menezes, sócio da gestora Armor Capital, retrucou o ex-presidente na rede social. “A Venezuela, grande produtora de petróleo, tem o preço da gasolina uma das mais baixas no mundo (sic). E o povo passa fome”, ressaltou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A fala polêmica do petista intensificou a queda das ações da estatal (PETR4). Às 13h45, os papéis caíam 1,88%, aos R$ 31,91. “É negativo para a companhia, uma vez que afetará suas receitas, pois elas não acompanharão os preços internacionais”, explica Matheus Jaconeli, analista de investimentos da Nova Futura.

Prejuízo e aumento de impostos

Segundo os especialistas consultados pelo E-Investidor, a medida poderia trazer um grave desequilíbrio de mercado e ainda prejudicar a população e a própria União, que é dona de 51% da estatal.

“O impacto é muito ruim, porque teríamos a própria Petrobras assumindo a diferença de preço entre o produto que ela importa, que é cotado em dólar, e o que ela vende. Por vezes, a empresa precisa importar a gasolina, o produto refinado, dolarizado”, explica Vitor Miziara, sócio da Critéria Investimentos.

Miziara explica que durante muitos anos a Petrobras não seguiu os preços internacionais e foi usada como uma ferramenta política para controlar a inflação. O resultado foi um rombo bilionário nas contas da empresa e grandes prejuízos aos acionistas – vale lembrar, que o maior acionista da companhia é o governo federal.

“Isso também prejudica o comércio, porque você basicamente acaba com qualquer empresa importadora. Volta-se a ter um monopólio de gasolina muito forte, porque com certeza a Petrobras vai fazer uma venda de preço mais barata do que no mercado internacional e o importador não conseguirá trabalhar desse jeito”, afirma Miziara.

Publicidade

O aumento de impostos para a população também seria uma das consequências de não respeitar a paridade. Isso porque a União teria que subsidiar parte do preço dos combustíveis.

“Alguém precisará pagar essa conta”, afirma Bruno Madruga, head de renda variável da Monte Bravo Investimentos. “Já vimos esse filme. Quando há subsídio, a população tem naturalmente uma elevação de impostos para cobrir esse dinheiro. Isso já aconteceu, não é uma novidade para o Brasil, a história se repete.”

Madruga também chama a atenção para todos os trâmites que devem acontecer para que efetivamente a estatal deixasse de seguir a paridade. Uma mudança no estatuto da Petrobras teria que ser feita e o processo não aconteceria do dia para a noite. “Lula ainda é um pré-candidato, isso precisa ser ressaltado. Enquanto tal, pode falar o que quiser. Acredito que ele esteja mais jogando para o público dele do que para o País”, afirma.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Gasolina
  • Lula [Luiz Inácio Lula da Silva]
  • Petrobras (PETR4)
Cotações
20/05/2026 6h39 (delay 15min)
Câmbio
20/05/2026 6h39 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    46 fundos multimercados ignoram crise da categoria e rendem até 388% do CDI

  • 2

    O novo comportamento da alta renda: como a concentração de riqueza mudou os gastos dos mais ricos

  • 3

    Guia definitivo do Tesouro Direto: compare Tesouro Reserva, Selic, IPCA+ e Prefixado para escolher o melhor título

  • 4

    Fundos multimercados de gestores “estrelas” perdem protagonismo nos últimos três anos

  • 5

    Treasuries no maior nível desde 2007 derrubam Bolsa brasileira junto com pesquisa eleitoral que mostra queda de Flávio Bolsonaro

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Logo E-Investidor
Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Imagem principal sobre o Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o 5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Logo E-Investidor
5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Imagem principal sobre o Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Imagem principal sobre o Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Logo E-Investidor
Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Imagem principal sobre o Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Logo E-Investidor
Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Usiminas (USIM5) lidera altas; B3 (B3SA3) cai quase 5% após anúncio de novo CEO
Mercado
Ibovespa hoje: Usiminas (USIM5) lidera altas; B3 (B3SA3) cai quase 5% após anúncio de novo CEO

Juros dos títulos públicos americanos dispararam na sessão, com incertezas sobre guerra e impactos na inflação

19/05/2026 | 18h46 | Por Beatriz Rocha
B3 tomba mais de 5% e lidera perdas do Ibovespa após confirmação de Christian Egan como CEO
Mercado
B3 tomba mais de 5% e lidera perdas do Ibovespa após confirmação de Christian Egan como CEO

Egan afirmou assumir a presidência da B3 com “grande senso de compromisso” e prometeu reforçar a agenda de inovação, tecnologia, proximidade com clientes e expansão de produtos

19/05/2026 | 14h43 | Por Igor Markevich
XP classifica Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11) e Weg (WEGE3) como papéis mais defensivos em movimentos de cautela no mercado
Mercado
XP classifica Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11) e Weg (WEGE3) como papéis mais defensivos em movimentos de cautela no mercado

Os analistas avaliaram o posicionamento recomendado em sua cobertura de mineração, siderurgia, papel e celulose e bens de capital

19/05/2026 | 12h46 | Por Luísa Laval
Safra avalia balanço da XP no 1T26 como fraco e destaca preocupação com composição de receitas
Mercado
Safra avalia balanço da XP no 1T26 como fraco e destaca preocupação com composição de receitas

Banco manteve recomendação neutra para os papéis da companhia, com preço-alvo de US$ 23, um potencial de valorização de 33% frente ao último fechamento

19/05/2026 | 11h35 | Por Luísa Laval

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador