Mercado

Magazine Luiza é a empresa que gera maior retorno aos acionistas

O Magalu figurou na primeira posição do ranking, com 226% de ganhos em valorização de mercado e dividendos

Magazine Luiza é a empresa que gera maior retorno aos acionistas
Investimento em tecnologia, como a aquisição da plataforma de e-commerce KaBum!, atrai investidores para a Magazine Luiza. (Fonte: rafapress/Shutterstock)
  • Estudo feito pelo Boston Consulting Group levantou as empresas que mais geram retorno total para o acionista (TSR, do inglês Total Shareholder Return)
  • As empresas brasileiras que se encontram no ranking geral por indústria são: Magazine Luiza (1º), Usiminas (43º), Localiza (44º), CSN (58º), Vale (71º), WEG (85º), Sanepar (101º), B3 (104º), Gerdau (143º) e B2W (163º)

Não é novidade no mercado financeiro que a Magazine Luiza (MGLU3) é a empresa queridinha dos investidores. Isso todo mundo já sabe. Mas um estudo mostrou que a varejista alcançou voos mais altos e é considerada a melhor ação do mundo. Pelo menos é o que diz o estudo “The 2021 Value Creators Rankings”, feito pelo Boston Consulting Group.

O levantamento levou em consideração as companhias que mais geraram retorno para os acionistas. Para chegar ao resultado, a consultoria utilizou o indicador TSR, do inglês Total Shareholder Return. Na prática, ele representa o retorno total que o investimento oferece e é usado para medir a performance de diferentes empresas em um certo período de tempo, combinando o preço das ação e seus dividendos para demonstrar o retorno.

Os dados são de 31 de dezembro de 2020 e refletem a média anual de TSR ao longo dos últimos cinco anos, de 2016 a 2020. No total, foram avaliadas 2.400 ações.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Magalu aparece na primeira posição do ranking, com 226% de ganhos em valorização de mercado e dividendos por ano nos últimos quatro anos.

Veja o ranking global das empresas brasileiras que geram maior retorno aos acionistas:

Top 10 empresas brasileiras
Ranking Brasil Companhia Ranking geral
Magazine Luiza
Usiminas 43º
Localiza 44º
CSN 58º
Vale 71º
WEG 85º
Sanepar 101º
B3 104º
Gerdau 143º
10ª B2W 163º

“As classificações do ranking indicam que as turbulências induzidas pela covid-19 não alteraram fundamentalmente a trajetória de criação de valor das empresas em todo o mundo. Na verdade, parece que a pandemia ampliou as lacunas preexistentes entre líderes e retardatários em todas as regiões e setores”, diz o estudo.

O levantamento também levou em consideração as large caps, empresas com capitalização de no mínimo US$ 68 bilhões. Nesta categoria, de um total de 200 companhias, as que se destacam foram a Vale (VALE3), na 9ª posição, com TSR de 51%, e a Petrobras (PETR4), na 24ª posição

“Para criar valor resultante da pandemia global, os investidores querem que as empresas se concentrem fortemente no desempenho de médio a longo prazo. Fazer isso envolve priorizar os investimentos certos – desenvolver tecnologias e talentos-chave, fazer as escolhas certas de portfólio e ter uma estratégia de sustentabilidade bem alinhada”, diz o levantamento.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos