• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado financeiro hoje: comece a semana bem informado com os 3 assuntos mais importantes desta segunda-feira

A agenda hoje concentra atenções no boletim focus e discursos de dirigentes de bancos centrais; confira

Por Silvana Rocha e Maria Regina Silva

19/08/2024 | 8:32 Atualização: 19/08/2024 | 8:32

Imagem: Adobe Stock
Imagem: Adobe Stock

A agenda econômica desta segunda-feira (19) traz o boletim Focus e a palestra do diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, em Belo Horizonte. No mercado financeiro hoje, o diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Christopher Waller, fala na abertura do Workshop de Verão de Dinheiro, Bancos, Pagamentos e Finanças, em Washington. À noite, o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) decide taxas de juros de referência de longo prazo (LPRs, em inglês).

Leia mais:
  • Indicação de Galípolo para BC já está na mesa do investidor?
  • Dos negócios às finanças, a trajetória de Silvio Santos
  • É mais difícil um emprego no Goldman do que entrar em Harvard
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda na agenda hoje, será monitorada a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com ministros e líderes do governo no Congresso, na reta final das negociações para a votação do projeto da desoneração da folha de pagamentos.

Nos próximos dias, serão divulgados a segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) e os leilões do Tesouro Nacional. No exterior, o foco será a ata do Fed, na quarta-feira (21), e o discurso do presidente da instituição, Jerome Powell, durante o Simpósio Jackson Hole, na sexta-feira (23).

Confira os 3 assuntos que vão movimentar o mercado financeiro hoje

Bolsas internacionais

Os ativos nos Estados Unidos têm sinais moderados nesta manhã, enquanto investidores esperam mensagens sobre o ritmo de corte dos juros nesta semana passado. Isso poderá vir da ata de sua última reunião de política monetária do Fed, do discurso de seu presidente, Jerome Powell, durante o simpósio de Jackson Hole, e de outros dirigentes do Fed.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No domingo (18), o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou que uma queda de juros em setembro ainda “não é uma certeza”.

Nesta manhã, os índices futuros de ações operam no zero a zero. Após recentes dados sólidos dissiparem preocupações sobre riscos de recessão nos EUA, as bolsas de Nova York tiveram na semana passada o melhor desempenho do período no ano.

Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) também têm leve recuo e o dólar DXY cai. Já a maioria das bolsas europeias sobe.

O petróleo exibe desvalorização mais intensa, em meio à espera de desdobramentos de conversas sobre um cessar-fogo no Oriente Médio.

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que as negociações por um cessar-fogo na guerra em Gaza seguem em andamento e que apesar das dificuldades, disse que um acordo é possível.

Outro foco é a incerteza com a demanda na China, que anuncia sua decisão sobre juros nesta segunda-feira. As bolsas hoje da Ásia fecharam sem direção única.

Commodities

As commodities operam em direções contrárias. O petróleo apresenta recuo superior a 1,00%, enquanto o minério de ferro fechou em alta de 0,71%. Com isso, os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) sobem perto de 1,40%, nesta manhã, no pré-mercado americano.

Mercado brasileiro

A estabilidade dos índices futuros de ações em Nova York e a variação das commodities podem limitar ou até mesmo impedir o Ibovespa de voltar a subir.

Na sexta-feira (16), o principal índice da B3 interrompeu uma série de altas, fechando em baixa de 0,15% (133.953,25 pontos), após nova marca intradia histórica, mas encerrou a semana com ganhos – relembre aqui.

  • Ibovespa está com um “caminho mais livre para subir”, avalia Itaú BBA; entenda

Diante da crescente percepção de aumento da Selic, sobretudo após o presidente do BC, Roberto Campos Neto, dizer que a instituição está muito incomodada com a desancoragem das expectativas, ficam ainda mais no centro das atenções o boletim Focus e a palestra com Galípolo nesta segunda-feira.

Uma elevação do juro básico ganhou força também depois da surpresa com o salto do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de junho, que desencadeou uma série de revisões em alta para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano e, em alguns casos, para a própria Selic. Na curva de juros, uma alta em setembro é dada como certa, com dúvida quanto à intensidade.

Publicidade

Desta forma, as taxas futuras podem não cair em sintonia com os rendimentos dos Treasuries. O dólar ante o real ainda tende a oscilar em meio ao recuo do petróleo e ao avanço do minério no mercado financeiro hoje.

* Com informações do Broadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
Cotações
28/02/2026 21h11 (delay 15min)
Câmbio
28/02/2026 21h11 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    IR 2026: o que realmente muda e o que é mito na nova fase de fiscalização da Receita

  • 2

    Instabilidade política nos EUA enfraquece o dólar como porto seguro e beneficia Trump

  • 3

    Banco do Brasil: 8 sinais por trás da alta de 25% e 11 alertas no radar do investidor

  • 4

    Ibovespa hoje fecha em queda com Vale (VALE3) em baixa e repercussão do balanço da Nvidia

  • 5

    Do ouro à inteligência artificial: descubra os ETFs recomendados pela XP para 2026

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Moradores de Juiz de Fora (MG) podem solicitar o saque calamidade do FGTS, após fortes chuvas
Logo E-Investidor
Moradores de Juiz de Fora (MG) podem solicitar o saque calamidade do FGTS, após fortes chuvas
Imagem principal sobre o Chuvas intensas: saque calamidade do FGTS é liberado para moradores de Minas Gerais
Logo E-Investidor
Chuvas intensas: saque calamidade do FGTS é liberado para moradores de Minas Gerais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como saber quais são os locais de revenda credenciados?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como saber quais são os locais de revenda credenciados?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual grupo recebe o auxílio hoje (27)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual grupo recebe o auxílio hoje (27)?
Imagem principal sobre o INSS: qual grupo recebe o benefício hoje (27)?
Logo E-Investidor
INSS: qual grupo recebe o benefício hoje (27)?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é a malha fina?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é a malha fina?
Imagem principal sobre o Saque-aniversário: veja 2 exemplos de bloqueio do saldo do FGTS
Logo E-Investidor
Saque-aniversário: veja 2 exemplos de bloqueio do saldo do FGTS
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 motivos para cair na malha fina
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 motivos para cair na malha fina
Últimas: Mercado
Como a guerra entre os EUA, Israel e o Irã pode afetar bolsa, dólar e petróleo
Mercado
Como a guerra entre os EUA, Israel e o Irã pode afetar bolsa, dólar e petróleo

Analistas veem reação negativa inicial dos mercados na segunda-feira, mas avaliam que impacto no Brasil tende a ser limitado; petróleo pode subir com tensão no Oriente Médio

28/02/2026 | 15h24 | Por Daniel Rocha e Cícero Cotrim
Ibovespa tem primeira semana de baixa do ano: Usiminas dispara com minério e Magazine Luiza despenca 13%
Mercado
Ibovespa tem primeira semana de baixa do ano: Usiminas dispara com minério e Magazine Luiza despenca 13%

O índice terminou o período em baixa de -0,92%, passando de 190.534,42 pontos para 188.786,98 pontos

27/02/2026 | 20h18 | Por Jenne Andrade
Ibovespa sobe 7 meses seguidos e tem maior sequência desde 1997; confira o que esperar em março
Mercado
Ibovespa sobe 7 meses seguidos e tem maior sequência desde 1997; confira o que esperar em março

Fevereiro foi marcado por entrada de dinheiro gringo, queda do dólar e desdobramentos da política tarifária de Trump; eja as ações de destaque

27/02/2026 | 19h15 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa hoje: Prio (PRIO3) salta 4% com alta do petróleo; Cosan (CSAN3) lidera perdas
Mercado
Ibovespa hoje: Prio (PRIO3) salta 4% com alta do petróleo; Cosan (CSAN3) lidera perdas

Índice fechou fevereiro com alta acumulada de 4,09%, completando uma sequência de sete ganhos mensais

27/02/2026 | 19h03 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador