• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado financeiro hoje: ata do Copom e tarifas de Trump movimentam o Ibovespa nesta terça

Perdas em NY podem ser amenizadas pela valorização das commodities no Ibovespa; confira os detalhes

Por Luciana Xavier, Silvana Rocha e Camilly Rosaboni

25/03/2025 | 8:45 Atualização: 25/03/2025 | 9:17

Prédio do Banco Central em Brasília. (Foto: Marcello Casal Jr-Agência Brasil)
Prédio do Banco Central em Brasília. (Foto: Marcello Casal Jr-Agência Brasil)

A agenda econômica desta terça-feira (25) repercute a ata do encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) da semana passada, quando a taxa Selic aumentou 1 ponto porcentual, para 14,25% ao ano. Ainda no mercado financeiro hoje, ficam no foco discursos de dois dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e indicadores de vendas de moradias novas e de confiança do consumidor nos Estados Unidos.

Leia mais:
  • Nem todo dividendo é bom: fique de olho nestas 5 armadilhas
  • Ação arriscada? Petrobras (PETR4) se mantém como porto seguro por dois motivos, diz UBS BB
  • Fundos ou ETFs? Veja o que compensa mais para a sua carteira de investimentos
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • Bonds da Vale, descoberta da Petrobras e movimentações de acionistas marcam o Ibovespa hoje; confira

Ainda na agenda econômica hoje, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa da abertura do evento “Reforma Tributária e Agora? Venha entender os próximos passos”, que terá fala também do presidente em exercício, Geraldo Alckmin (online). A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participa do “Bom Dia, Ministra”.

O Tesouro faz leilão de Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B, títulos públicos com rendimento atrelado à inflação) e de Letra Financeira do Tesouro (LFT, título pós-fixado com rentabilidade atrelada à taxa de juros).

Entre os balanços trimestrais previstos, destaque para a Bradespar (BRAP4) e a JBS (JBSS3) – esta, após o fechamento do pregão da B3. Nos EUA, os discursos de dirigentes do Fed são da diretora Adriana Kugler, e o presidente da distrital de Nova York, John Williams.

Mercado financeiro hoje: o que movimenta o pregão desta terça-feira (25)

Bolsas internacionais digerem próxima rodada de tarifas dos EUA

Os índices futuros de Nova York recuam, enquanto os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) e o dólar hoje sobem moderadamente, à espera de novidades sobre a política tarifária do governo Donald Trump, dos dados econômicos dos EUA e de discursos de autoridades do Fed.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Há esperanças de que a próxima rodada de tarifas dos EUA, que entra em vigor no dia 2, seja menos agressiva do que se previa. Trump, entretanto, informou que anunciará mais tarifas “em breve” sobre carros, aço, alumínio e fármacos e impôs taxação de 25% a países que compram petróleo e gás da Venezuela.

  • Veja também: Como o tarifaço de Trump sobre aço e alumínio impacta as ações da Bolsa?

Na Europa, as bolsas avançam após sinais de possível flexibilização das tarifas de Trump e da elevação do índice Ifo de sentimento das empresas na Alemanha acima do que era previsto em março.

Ata do Copom: o que esperar da Selic em maio?

O foco dos investidores está na ata do Copom nesta terça-feira, após a elevação da taxa Selic de 13,25% para 14,25%, em decisão unânime. A elevação levou a taxa básica de juros para o maior patamar desde 2016, época da crise econômica que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O Copom repetiu, na ata da sua última reunião, que antevê um novo aumento “de menor magnitude” na taxa Selic no seu próximo encontro, de maio. A sinalização já constava no comunicado divulgado na última quarta-feira (19).

  • Veja também: Como ficam os investimentos com a taxa Selic em 14,25% ao ano

A elevação em maio colocaria a taxa em ao menos 14,50%, o maior nível desde os 14,75% atingidos em julho de 2006, ainda no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O mercado espera altas de 0,5 ponto porcentual em maio e de 0,25 ponto porcentual em junho, que levariam os juros a 15,0% ao ano no fim do ciclo de aperto, segundo o último relatório Focus.

O colegiado também reforçou que, a partir de maio, o tamanho total do ciclo será ditado pelo seu “firme compromisso de convergência da inflação à meta” e dependerá da evolução do cenário.

Commodities: petróleo e minério avançam

O petróleo opera em leve alta, ampliando ganhos de segunda-feira (24), ainda em reação à decisão dos Estados Unidos de impor tarifas secundárias de 25% a importações de países que compram petróleo e gás da Venezuela. No início desta manhã, o barril do petróleo WTI para maio subia 0,39%, enquanto o do Brent para junho avançava 0,42%.

Entre as commodities hoje, o minério de ferro fechou em alta de 0,65%, cotado a 776 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 106,97 a tonelada nos mercados de Dalian, na China.

Publicidade

Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) cediam 0,40% no pré-mercado de Nova York nesta manhã de terça-feira. Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) subiam 0,21% no mesmo horário.

Como fica o Ibovespa hoje?

A influência das perdas das ações em Nova York no Ibovespa hoje pode ser amenizada pela valorização das commodities. A curva de juros deve se ajustar à ata do Copom, e investidores ficam de olho em Haddad e Tebet em meio ao ceticismo do mercado com o cenário fiscal do governo.

No câmbio, se a ata sinalizar mais avanço do juro básico, poderá aliviar o dólar, bem como a valorização das commodities é positiva ao real e aos pares emergentes, que já mostram ganhos, como peso mexicano, peso chileno e rand sul-africano. Esses e outros assuntos ficam no radar do mercado financeiro hoje.

* Com informações de Cícero Cotrim e Célia Froufe, do Broadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • bolsa
  • Dolar
  • Juros
Cotações
10/05/2025 20h42 (delay 15min)
Câmbio
10/05/2025 20h42 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quanto custa almoçar fora no Dia das Mães em São Paulo?
Logo E-Investidor
Quanto custa almoçar fora no Dia das Mães em São Paulo?
Imagem principal sobre o Golpes no Dia das Mães: confira os mais comuns e como evitá-los
Logo E-Investidor
Golpes no Dia das Mães: confira os mais comuns e como evitá-los
Imagem principal sobre o Bebê Reborn: quanto custa a boneca que virou febre no TikTok
Logo E-Investidor
Bebê Reborn: quanto custa a boneca que virou febre no TikTok
Imagem principal sobre o Como conseguir um trabalho home office? Estes 5 sites podem te ajudar
Logo E-Investidor
Como conseguir um trabalho home office? Estes 5 sites podem te ajudar
Imagem principal sobre o Quem pode trabalhar em home office? Veja 6 profissões ideais
Logo E-Investidor
Quem pode trabalhar em home office? Veja 6 profissões ideais
Imagem principal sobre o Dia das Mães: como fazer um almoço especial sem estourar o orçamento?
Logo E-Investidor
Dia das Mães: como fazer um almoço especial sem estourar o orçamento?
Imagem principal sobre o Fraude no INSS: como será feito o ressarcimento às vítimas?
Logo E-Investidor
Fraude no INSS: como será feito o ressarcimento às vítimas?
Imagem principal sobre o Nem todo dia, nem toda semana: este é o momento certo de calibrar os pneus
Logo E-Investidor
Nem todo dia, nem toda semana: este é o momento certo de calibrar os pneus
Últimas: Mercado
Acionistas questionam contas do BRB e assembleia de aprovação das demonstrações financeiras é suspensa
Mercado
Acionistas questionam contas do BRB e assembleia de aprovação das demonstrações financeiras é suspensa

Investidores levantam dúvidas sobre números e manifestam preocupação com compra de participação no Banco Master

10/05/2025 | 15h05 | Por Jenne Andrade
Ibovespa na semana: RD Saúde (RADL3) derrete na Bolsa após decepção com balanço; Azzas 2154 (AZZA3) dispara 18%
Mercado
Ibovespa na semana: RD Saúde (RADL3) derrete na Bolsa após decepção com balanço; Azzas 2154 (AZZA3) dispara 18%

O índice terminou o período em alta de 1,02%, passando de 135.133,88 pontos para 136.511,88 pontos

09/05/2025 | 19h53 | Por Jenne Andrade
Ibovespa hoje: Itaú (ITUB4) atinge maior valor de mercado da história; Azul (AZUL4) tomba
Mercado
Ibovespa hoje: Itaú (ITUB4) atinge maior valor de mercado da história; Azul (AZUL4) tomba

Depois de bater recorde, índice voltou a subir com investidores atentos à temporada de balanços

09/05/2025 | 18h38 | Por Beatriz Rocha
Banco suíço paga multa de US$ 510 milhões por ajudar clientes a sonegar impostos
Mercado
Banco suíço paga multa de US$ 510 milhões por ajudar clientes a sonegar impostos

Segundo promotores, o Credit Suisse se declarou culpado por facilitar a evasão de obrigações fiscais de clientes

09/05/2025 | 18h21 | Por Rob Copeland, The New York Times
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador