Publicidade

Mercado

Mercado financeiro hoje: Moody’s eleva rating de Vale (VALE3), Ambev (ABEV3) e Gerdau (GGBR4); confira os destaques da Bolsa

Investidores também ficam de olho em Petrobras, Eletrobras, Multiplan, Telefônica, Suzano, Prio e Tenda

Mercado financeiro hoje: Moody’s eleva rating de Vale (VALE3), Ambev (ABEV3) e Gerdau (GGBR4); confira os destaques da Bolsa
Analistas escolhem ações "baratas" após quedas. (Foto: Werther Santana/Estadão)

A agenda econômica desta quinta-feira (3) traz, nos Estados Unidos, os pedidos de auxílio-desemprego e índices de gerentes de compras (PMIs) composto e de serviços, além de discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Atlanta, Raphael Bostic, na véspera da divulgação do relatório oficial de emprego, o payroll. No Brasil, o mercado financeiro hoje acompanha eventos do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com ministros para tratar da regulamentação das bets.

Ainda na agenda hoje, saem os números do Governo Central de agosto, seguidos da coletiva do secretário do Tesouro, Rogério Ceron, sobre os dados. O Tesouro faz leilão de Letras do Tesouro Nacional (LTN, títulos prefixados) e Nota do Tesouro Nacional série F (NTN-F, título de renda fixa).

Confira os destaques de empresas do mercado hoje que você precisa saber

Eletrobras (ELET3)

A Eletrobras afirmou na quarta-feira (2), em comunicado sobre a conclusão da venda do controle da Emae, que iniciou tratativas com o novo controlador, o Fundo Phoenix, para potencial venda de sua participação remanescente de 39% na Emae. Antes, fontes haviam dito ao Broadcast Energia que o Phoenix fará mudanças no comando da Emae, tendo o empresário Nelson Tanure como presidente do Conselho de Administração e Karla Maciel como diretora-presidente da empresa. As mudanças devem ser anunciadas nesta quinta-feira (3).

Além disso, a empresa informou que formalizou a assinatura do contrato com a Companhia Celg de Participações (CelgPAR) para descruzamento das participações societárias minoritárias nas SPEs Vale do São Bartolomeu Transmissora de Energia (VSB) e Lago Azul Transmissão (LAZ) – veja mais aqui.

Multiplan (MULT3)

A Multiplan realizará a 10ª expansão do ParkShopping, em Brasília, com 8.615 m² de área bruta locável (ABL) e mais de 60 novas lojas. O investimento previsto é de R$ 162,6 milhões.

Telefônica (VIVT3)

A Telefônica Brasil informou que sua controlada TCloud concluiu a aquisição da IPNET por R$ 230 milhões, conforme anúncio feito em julho.

Natura (NTCO3)

A Baillie Gifford Overseas Limited elevou sua participação acionária na Natura &Co para 69.932.590 ações ordinárias, equivalentes a 5,04% do total.

Tenda (TEND3)

A construtora Tenda informou que aprovou a celebração de contratos derivativos referenciados em até 4,5 milhões de ações de sua própria emissão, com prazo máximo de liquidação até 03 de abril de 2026. Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa destaca que a operação constitui uma rolagem de contrato atual com a XP Investimentos. Para esta renovação, a nova contraparte contratual será o Itaú Unibanco.

Vale (VALE3)

A Vale e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciaram um consórcio que administrará o fundo de investimento focado em minerais críticos. Ele é composto pela JPG e a BB Asset, que criaram uma gestora dedicada a investimentos sustentáveis, junto da Ore Investments, gestora brasileira de fundos focada 100% em mineração.

O novo presidente da Vale, Gustavo Pimenta, avaliou que o crescimento na área de minerais críticos é “super estratégico” para a companhia, que entende ser possível até triplicar sua produção de cobre, hoje em torno de 350 mil toneladas por ano.

Even (EVEN3)

A Even concluiu a venda da sua participação acionária na Melnick, encerrando o desinvestimento iniciado em 2023. A medida, segundo a empresa, está em linha com a estratégia de foco em São Paulo, geração de caixa e maior flexibilidade aos acionistas.

Vale, Ambev e Gerdau (VALE3; ABEV3; GGBR4)

A Moody’s elevou o rating da Vale, da Ambev e da Gerdau de “Baa3” para “Baa2”. A perspectiva permaneceu positiva para as duas primeiras e foi de positiva para estável para a última.

Petrobras, Suzano e Prio (PETR3; PETR4; SUZB3; PRIO3)

A Moody’s reafirmou o rating corporativo da Petrobras em “Ba1” e elevou a perspectiva de estável para positiva. Para a Suzano, a agência reafirmou o rating em “Baa3”, em perspectiva positiva. A nota da Prio permaneceu em “Ba3”, mas a perspectiva passou de estável para positiva. Já o rating da S&P para Prio foi reafirmado em “BB-” e a perspectiva foi elevada de estável para positiva.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Confira mais destaques do mercado hoje aqui.