

A agenda econômica desta quinta-feira (17) traz a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e a coletiva de sua presidente, Christine Lagarde, no pré-feriado de Páscoa. Os mercados nos EUA e Europa funcionam na segunda-feira (21), mas seguirão fechados no Brasil pelo feriado de Tiradentes. No mercado financeiro hoje, ainda saem resultados de Netflix (NFLX34) e American Express (AXPB34), nos Estados Unidos.
Ainda na economia americana, saem os pedidos de auxílio-desemprego, construções de moradias iniciadas, além de discursos da diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e do diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Michael Barr. O mercado de títulos nos EUA fecha mais cedo pelo feriado de Páscoa.
No Brasil, a agenda econômica hoje acompanha o leilão de prefixados do Tesouro, oferta até 20 mil contratos de swap (US$ 1 bilhão) do Banco Central (BC), em rolagem.
Mercado financeiro hoje: os temas para ficar no radar nesta quinta-feira
Bolsas internacionais sob cautela com tarifas de Trump
As Bolsas europeias recuam nesta manhã, em meio a balanços e antes do desfecho da reunião do BCE. O BC da Zona do Euro deve cortar os juros mais uma vez, de 2,50% para 2,25%, em meio a temores de que as tarifas dos EUA enfraqueçam a perspectiva econômica da região. A gigante de luxo francesa Hermès divulgou receita trimestral abaixo do esperado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Ásia, a TSMC (TSMC34), maior fabricante de semicondutores do mundo, que faz chips para Apple (AAPL34) e Nvidia (NVDC34), apresentou alta de 60% no lucro no 1º trimestre.
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou ter informado à TSMC que ela poderá enfrentar um imposto de até 100% se não transferir mais produção para os EUA. O presidente da China, Xi Jinping, pediu esforços conjuntos aos parceiros comerciais para resistir à dissociação e às interrupções na cadeia de suprimentos.
Os futuros de NY operam mistos, com Dow Jones em baixa diante do tombo de 13% da ação da UnitedHealth em reação ao balanço – veja aqui como está a operação das bolsas. O papel tem o maior peso no índice.
Commodities: petróleo e minério avançam
O petróleo sobe, ampliando ganhos de quase 2% da sessão anterior, favorecidos ainda por sinais de que a China está disposta a negociar com os EUA para reverter a guerra comercial em curso. Às 8h (de Brasília), o barril do petróleo WTI para maio subia 0,65%, enquanto o do Brent para junho avançava 0,75%.
Entre as commodities hoje, o minério de ferro fechou em alta de 0,07%, cotado a 707 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 96,75 em Dalian, na China.
Publicidade
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) avançavam 0,78% no pré-mercado de Nova York, por volta das 8h (de Brasília). Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) subiam 1,69% no mesmo horário.
O que esperar para o Ibovespa hoje?
A quinta-feira tende a ser de menor liquidez no Ibovespa hoje, que deve enfrentar a cautela global. O EWZ, no entanto, principal fundo de índice (ETF, fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação) do Brasil negociado em NY, subia mais de 1% no pré-mercado nesta manhã.
O Ministério de Minas e Energia encaminhou na quarta-feira (16) à Casa Civil a proposta de reforma do setor elétrico.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que é preciso “abrir discussão com a sociedade e o Poder Judiciário sobre precatórios”. Ele afirmou ainda que o governo brasileiro está tomando “a melhor postura possível sobre o tarifaço americano”. “É um momento delicado da história dos Estados Unidos e temos de saber lidar com isso”, completou.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, citou a redução de benefícios fiscais como possível estratégia para equilibrar as contas públicas em 2027. Esses e outros assuntos ficam no radar do mercado financeiro hoje.
Publicidade
* Com informações do Broadcast