Os investidores vão acompanhar nesta segunda-feira (31) a reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente da Febraban e os dirigentes dos principais bancos do País, sob expectativas no governo, empresariado e mercado financeiro de que o Comitê de Política Monetária (Copom) inicie a redução na taxa de juros Selic, de 13,75% ao ano, na quarta-feira (2).
Leia também
Índices dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) americano, japonês, chinês e de países europeus também devem movimentar os negócios. Decisões de juros no Brasil e na Inglaterra devem guiar os mercados ao longo da semana, antes da publicação do relatório de empregos (payroll) dos Estados Unidos, na sexta-feira (4).
Confira as principais notícias das empresas na Bolsa
Petrobras (PETR3; PETR4)
O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a nova política de remuneração aos acionistas. O cálculo continua a ser sobre o fluxo de caixa livre e trimestral, e o porcentual foi reduzido de 60% para 45%, cinco pontos porcentuais a mais do que vinha sendo especulado no mercado. Ficou decidido também que o pagamento, que continuará a ser trimestral, poderá ser feito independentemente do nível de endividamento.
A nova política será adotada já para o segundo trimestre desse ano. O conselho decidiu ainda que poderá ser adotado o mecanismo de recompra de ações, com programa estruturado, como forma de remuneração ao acionista. Em relatório, a XP destaca que a maior parte da política foi mantida inalterada (incluindo pagamentos mínimos trimestrais), mas afirma que é “difícil dizer se foi melhor ou pior do que o esperado”.
Vale (VALE3)
A Samarco, mineradora controlada pela Vale e pela BHP, entregou à Justiça de Minas Gerais o plano de recuperação judicial fruto do acordo fechado com os acionistas e parte dos credores financeiros. O plano prevê que a companhia emitirá títulos de dívida para pagar os credores financeiros e que os acionistas financiarão os gastos da companhia com a reparação pelo desastre de Mariana (MG), que matou 18 pessoas.
GPA (PCAR3)
O Grupo Pão de Açúcar confirmou na noite de sexta-feira (28) o acordo preliminar fechado por seu controlador Casino e o consórcio formado pela EP Global Commerce, Fimalac e Attestor, com a participação de alguns dos credores financeiros no âmbito de sua reestruturação de dívidas. Segundo o GPA, o acordo definitivo deve sair em setembro e está mantido o compromisso da venda de ativos da América Latina.
São Martinho (SMTO3)
A São Martinho pagará R$ 275 milhões em dividendos, equivalentes a R$ 0,79 por ação. As ações da companhia serão negociadas ‘ex’ a partir de hoje (31).
Frigoríficos
O Ministério da Agricultura informou que três novos focos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em ave silvestre foram detectados no Brasil. No total, há 72 casos da doença em aves silvestres no País e dois focos em produção de subsistência, de criação doméstica. De acordo com o ministério, há outras cinco investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo.
Bancos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recebe na manhã desta segunda-feira o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, os CEOs do Itaú, Milton Maluhy, do Bradesco, Octávio Lazari, e do Santander Brazil, Mario Leão, e o presidente do BTG Pactual, André Esteves. O encontro será realizado no gabinete do ministério na capital paulista, a partir das 10 horas, conforme a agenda divulgada pela pasta no domingo (30).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
*Com informação do Broadcast