Mercado

Mercado hoje: boletim Focus no Brasil, discurso do presidente do Fed e produção industrial americana movimentam as bolsas nesta terça-feira

Conflito no Oriente médio aciona alerta sobre petróleo e inflação e gera cautela no exterior

Mercado hoje: boletim Focus no Brasil, discurso do presidente do Fed e produção industrial americana movimentam as bolsas nesta terça-feira
(Foto: Envato elements)

O destaque no exterior, nesta terça-feira (16), fica com o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, assim como a divulgação das projeções econômicas do Fundo Monetário Internacional (FMI), a produção industrial americana e balanços, como os do Bank of America (BofA) e Morgan Stanley.

A cautela predomina no exterior. Os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) voltam a subir diante do temor de que uma escalada do conflito no Oriente Médio impulsione o petróleo, alimente a inflação e atrapalhe os planos de grandes bancos centrais de começar a reduzir juros.

Neste sentido, a maioria dos índices futuros de ações de Nova York cai sugerindo que Wall Street ampliará as perdas da véspera, após apostas de que o início da queda dos juros americanos só ocorrerá em setembro. Em NY, a Unitedhealth superou as expectativas de lucro e receita, com ação saltando 5%. Ficam no radar ainda discursos dos presidentes do Fed e do Banco da Inglaterra (BoE), bem como dados econômicos e balanços.

As bolsas europeias caem com mais força diante das dúvidas no Oriente Médio e após a divulgação de indicadores da região, como o índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha acima do esperado e o número de empregos do Reino Unido, que decepcionou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As bolsas asiáticas fecharam em baixa significativa ainda reagindo a resultados de indicadores chineses divergentes. O Produto Interno Bruto (PIB) da China teve alta anual de 5,3% no primeiro trimestre, bem maior do que se esperava, mas tanto a produção industrial quanto as vendas no varejo do país avançaram menos do que o previsto em março. Além disso, o setor imobiliário chinês segue em dificuldades.

Agenda econômica no Brasil

O ambiente desfavorável no exterior pode contaminar os ativos domésticos, que ainda tendem a reagir de forma negativa à sinalização considerada ruim por especialistas da mudança da meta fiscal para os próximos anos. O entendimento é de que as alterações sugerem uma política mais expansionista de gastos.

Os juros devem voltar a subir, seguindo ainda o avanço dos Treasuries, e de olho no Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de abril, que deve ceder 0,19% (mediana). Quanto ao dólar, dados ainda sugerindo fraqueza da economia chinesa podem enfraquecer o real.

Aliás, o Ibovespa pode reagir aos indicadores da China, ainda que o PIB tenha crescido mais do que o previsto. Nesta manhã de terça-feira, no pré-mercado dos EUA, os ADRs (recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) caíam 1,67%, os da Petrobras (PETR3; PETR4) recuavam 0,19%, enquanto o principal fundo de índice (ETF) brasileiro negociado no exterior, o EWZ, perdia 1,33%, às 7h19.

Agenda do dia

A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulga o IGP-10 de abril (8h) e o Banco Central (BC), o boletim Focus (8h25). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, chegam a Washington, onde participam das reuniões de primavera do FMI e do Banco Mundial. No exterior, o presidente do Fed, Jerome Powell, participa de painel (14h15) e o FMI divulga relatório com projeções econômicas (10h).

Às 9h30, saem as construções de moradias iniciadas dos EUA e às 10h15, a produção industrial de março. Entre os balanços, destaque aos números do Bank of America e do Morgan Stanley.