No mercado hoje, a falta de tração dos futuros de Nova York e o petróleo devem limitar ganhos do Ibovespa. Já no exterior, as bolsas europeias são ajudadas nesta quinta-feira (6) pela produção industrial da Alemanha e, nos Estados Unidos, indicadores de empregos e de serviços vieram fracos ontem, elevando o temor de uma recessão na maior economia do mundo por causa do aperto monetário agressivo promovido pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Confira as empresas para ficar de olho nesta quinta-feira:
Petrobras (PETR4)
Leia também
O Conselho de Administração da Petrobras reagiu às declarações do ministro de Minas e Energia (MME) sobre mudanças na política de preços da companhia e possíveis reduções no diesel em suas refinarias. Segundo o Broadcast, o colegiado enviou carta a Silveira cobrando a nova diretriz a qual ele se referiu em entrevista a jornalistas ontem. No documento, o colegiado afirma que nada foi disponibilizado para sua apreciação.
Americanas (AMER3)
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) restabeleceu ontem a decisão que deferiu a antecipação de efeitos da recuperação judicial da Americanas. O documento determina ainda o bloqueio de vencimentos antecipados de dívidas da rede varejista com bancos, suspende efeitos de um acórdão e mantém 12 de janeiro como início da recuperação judicial da companhia. A informação foi publicada com exclusividade pelo Broadcast.
Saneamento básico
O presidente Lula assinou no final da tarde de ontem dois decretos que atualizam o Marco Legal do Saneamento. A nova regulamentação atende vários pontos que vinham sendo negociados pelo setor com o governo. Ontem, à espera das mudanças, as ações de Sabesp e Copasa caíram.
Gol (GOLL4)
Publicidade
A oferta total (ASK) da Gol aumentou em 13,3% em março ante mesmo mês do ano passado. O total de assentos cresceu em 20,3% e o número de decolagens evoluiu 20,7%. Já a demanda total (RPK) subiu 17,2%, com taxa de ocupação de 82,3%, 2,7 pontos porcentuais acima da registrada um ano antes.
A Gol também anunciou o lançamento, com a plataforma Smiles, de uma operadora de turismo, a Smile Viagens, que tem como foco oferecer pacotes completos de transporte as classes A e B, aproveitando a expertise da Smiles.
NU (NUBR33)
O Conselho de Administração da Nu Holdings decidiu apresentar um novo plano de descontinuidade de seu programa de BDRs Nível III, em substituição ao plano anterior. O novo plano prevê que detentores destes BDRs terão que escolher entre se manter como acionista, recebendo ações ordinárias classe A negociadas na NYSE ou se manter como detentor de BDRs mediante o recebimento de BDRs Nível I Não Patrocinados, na proporção de 1:1.
Publicidade
Prio (PRIO3)
A Prio (antiga PetroRio) iniciou a operação do poço N5P2 no Campo de Frade, com produção estabilizada de aproximadamente 11 mil barris de óleo por dia, superior às previsões iniciais. Com isso, o Campo de Frade superou a marca de 50 mil barris de óleo por dia e a Prio, de 90 mil barris de óleo por dia.
3R Petroleum (RRRP3)
A 3R divulgou relatório de certificação de reservas, com data-base de 31 de dezembro de 2022. Considerando o portfólio consolidado, passa a dispor de 516,0 milhões de barris equivalentes de petróleo (boe, unidade de medida do setor) de reservas provadas mais prováveis (2P), dos quais 367,2 milhões de barris (ou 71%) são reservas provadas (1P) e 32% das reservas 2P são classificadas como reservas provadas desenvolvidas em produção (PDP).
Publicidade
Light (LIGT3)
O Conselho de Administração da Light Serviços de Eletricidade (SESA) aprovou Thiago Freire Guth para diretor-presidente, após pedido de renúncia de Octavio Cortes Pereira Lopes, que assumirá a presidência do colegiado e segue como presidente da Light S.A. Junto disso, a S&P Global rebaixou o rating da companhia.