• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado hoje: pronunciamento de Haddad e PMI dos Estados Unidos são destaques desta sexta-feira

Na Europa, os mercados acionários tiveram abertura em geral negativa

Por Silvana Rocha e Luciana Xavier

24/11/2023 | 8:08 Atualização: 24/11/2023 | 9:05

Caso corte de gastos de Haddad decepcione, o risco é de mais juros. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)
Caso corte de gastos de Haddad decepcione, o risco é de mais juros. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Um pronunciamento à imprensa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no escritório da pasta em São Paulo, deve concentrar as atenções na abertura dos mercados locais.

Leia mais:
  • 5 franquias até R$ 20 mil para aproveitar na Black Friday
  • 28 carros na Black Friday. Vale comprar à vista ou financiar?
  • Quais empresa da B3 tiveram o maior dividend yield no terceiro trimestre? Veja aqui
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O assunto da entrevista não foi informado, mas a agenda do ministro foi alterada ontem à noite e o Broadcast Político apurou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria decidido pelo veto integral ao Projeto de Lei da desoneração da folha.

A sexta-feira pós feriado nos Estados Unidos pode ser de liquidez reduzida em Nova York, onde as bolsas e o mercado de Treasuries têm fechamento antecipado. Sem indicadores de peso na agenda do dia, os investidores vão repercutir os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) americanos preliminares de novembro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os índices futuros em NY operam sem direção única, com fôlego curto, após o feriado americano, mas a sessão deve ser abreviada nesta Black Friday e há expectativas pelos PMIs dos EUA, após avanço dos mercados à vista na quarta-feira com as perspectivas de uma pausa no aperto do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) e de cortes juros no primeiro semestre do próximo ano.

  • Confira ainda: Mercado hoje: Petrobras (PETR3; PETR4) revela Plano Estratégico com investimento 30% maior que o plano anterior; Cemig (CMIG4) e Copasa (CSMG3) aguardam decisão do governo mineiro sobre federalização das estatais

Na Europa, os mercados acionários tiveram abertura em geral negativa, mas o humor melhorou e o quadro é misto, com Londres em baixa, após indicadores da Alemanha e um evento com a presença da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, que reiterou que a batalha contra inflação não está encerrada, mas houve grande progresso.

O euro reduziu ganhos de mais cedo, na esteira do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha, que contraiu 0,1% no terceiro trimestre ante o anterior, como esperado por analistas. No Japão, a bolsa de Tóquio subiu e o dólar oscila com viés de alta frente o iene, após o núcleo da inflação ao consumidor em outubro no país vir abaixo da previsão, colaborando para certo otimismo.

Além disso, o PMI composto japonês preliminar caiu de 50,5 em outubro para 50, em novembro – patamar neutro que aponta para estabilidade da atividade.

No Brasil

Os investidores vão monitorar o fôlego curto dos mercados no exterior, mas o rumo dos negócios poderá ser dado por Haddad e a repercussão na Bolsa do novo Plano Estratégico da Petrobras.

O Diário Oficial da União publica hoje o veto integral do presidente Lula ao projeto de lei da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia até 2017, numa vitória para Haddad, que quer usar esses recursos para pôr as contas do governo em ordem.

Publicidade

Porém, há forte pressão dos 17 setores pela desoneração, e o Congresso poderá ter votos suficientes para derrubar o veto e restituir o benefício às empresas.

Para destravar a principal proposta arrecadatória do governo, a Medida Provisória da Subvenção – que pode render R$ 35,3 bilhões em 2024, o Ministério da Fazenda negocia com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), uma série de concessões no texto, além da possibilidade de as empresas parcelarem débitos passados, via a chamada transação tributária, com descontos no valor da dívida.

O cenário fiscal é a maior preocupação com o Brasil hoje, afirmou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em evento da Endeavor, ontem à noite. Mas ele disse estar otimista e que “o País tem chance de ser a grande estrela no nosso bloco”.

A subida dos rendimentos dos Treasuries deve afetar ainda a precificação da curva de juros, enquanto sinais mistos do dólar em relação a moedas emergentes e ligadas a commodities podem adicionar volatilidade aos negócios no mercado de câmbio.

Agenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fará um pronunciamento à imprensa (9h) e participará de uma reunião com o presidente Lula (11h). Ainda, a FGV divulga o IPC-S Capitais da terceira quadrissemana de novembro (8h) e o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos, faz palestra (15h)).

Publicidade

No exterior, o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, participa de evento (10h) e os PMIs dos EUA serão publicados no fim da manhã (11h45). As bolsas de NY (15h) e o mercado de Treasuries (16h) fecham mais cedo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • Ibovespa
  • isenções fiscais
Cotações
23/05/2025 19h46 (delay 15min)
Câmbio
23/05/2025 19h46 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o O dólar pode aumentar com as novas mudanças no IOF?
Logo E-Investidor
O dólar pode aumentar com as novas mudanças no IOF?
Imagem principal sobre o Recuo no IOF expõe ruídos na política econômica e preocupa mercado financeiro
Logo E-Investidor
Recuo no IOF expõe ruídos na política econômica e preocupa mercado financeiro
Imagem principal sobre o Haddad volta atrás e retira alta do IOF para aplicação de fundos no exterior
Logo E-Investidor
Haddad volta atrás e retira alta do IOF para aplicação de fundos no exterior
Imagem principal sobre o Seu CPF está seguro? Descubra a ferramenta pouco conhecida que protege seus dados on-line
Logo E-Investidor
Seu CPF está seguro? Descubra a ferramenta pouco conhecida que protege seus dados on-line
Imagem principal sobre o Ganhe dinheiro com suas férias; veja como funciona a venda
Logo E-Investidor
Ganhe dinheiro com suas férias; veja como funciona a venda
Imagem principal sobre o Como comprovar residência? Veja os documentos aceitos
Logo E-Investidor
Como comprovar residência? Veja os documentos aceitos
Imagem principal sobre o Esposas podem perder direito à herança com nova proposta de lei; entenda
Logo E-Investidor
Esposas podem perder direito à herança com nova proposta de lei; entenda
Imagem principal sobre o Como ganhar dinheiro com bebê reborn?
Logo E-Investidor
Como ganhar dinheiro com bebê reborn?
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje fecha na máxima do dia com IOF no radar; Braskem (BRKM5) salta 9%
Mercado
Ibovespa hoje fecha na máxima do dia com IOF no radar; Braskem (BRKM5) salta 9%

Idas e vindas do governo federal sobre alterações do imposto foram monitoradas pelos investidores

23/05/2025 | 18h43 | Por Beatriz Rocha
JBS (JBSS3) tem aval dos minoritários para listagem nos EUA: veja o que fazer com as ações
Mercado
JBS (JBSS3) tem aval dos minoritários para listagem nos EUA: veja o que fazer com as ações

A internacionalização da empresa pode impulsionar uma valorização adicional de suas ações; entenda

23/05/2025 | 18h20 | Por Bruno Andrade
Santander suspende aportes em planos de previdência VGBL após aumento do IOF
Mercado
Santander suspende aportes em planos de previdência VGBL após aumento do IOF

Banco precisa adaptar sistemas para mudança na tributação e disse que avisará clientes assim que o ajuste for concluído

23/05/2025 | 14h09 | Por Jenne Andrade
Aumento de IOF e cortes anunciados pelo governo vão acabar com o bom momento da Bolsa?
Mercado
Aumento de IOF e cortes anunciados pelo governo vão acabar com o bom momento da Bolsa?

As alterações no IOF elevaram a percepção do risco fiscal no Brasil; veja o que esperar do Ibovespa

23/05/2025 | 12h27 | Por Daniel Rocha
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador