Publicidade

Mercado

Mercado hoje: Vale (VALE3) em impasse por presidente, lançamento do Banco do Brasil (BBAS3) para o agro e movimentação de acionistas da Americanas (AMER3) são os destaques do dia

Gafisa, Cteep e setores elétrico e de construção fecham o noticiário da manhã desta segunda-feira (4). Confira

Mercado hoje: Vale (VALE3) em impasse por presidente, lançamento do Banco do Brasil (BBAS3) para o agro e movimentação de acionistas da Americanas (AMER3) são os destaques do dia
Painel do Ibovespa. (Fonte: Adobe Stock)

As falas do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense), Jerome Powell, concentra as atenções no exterior, nesta segunda-feira (4) de agenda enxuta. No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva. Já o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, palestra na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), às 10h30.

Confira as principais notícias das empresas na Bolsa

Vale (VALE3)

A fundo de previdência Previ, um dos principais acionistas da Vale, enviou ofício à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) solicitando que a empresa torne pública a ata da reunião extraordinária do Conselho de Administração de 15 de fevereiro, quando um empate na votação travou o processo de decisão sobre a liderança da companhia.

Cteep (TRPL4)

A Isa Cteep interrompeu a retirada do patrocínio do Plano de Suplementação de Aposentadoria e Pensão, atualmente administrado pela Fundação CESP (Vivest), aprovada pelo Conselho de Administração da empresa em fevereiro de 2022.

A medida decorre da aprovação pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), de alterações regulamentares essenciais à gestão dos riscos associados ao plano, como mudança no índice de reajuste dos benefícios de aposentadoria e fechamento do plano para novas adesões.

Americanas (AMER3)

A Americanas informou na noite da sexta-feira (1º) que foi notificada de que os acionistas minoritários da Uni.Co exerceram o direito de vender as ações para a varejista por R$ 106,9 milhões. O Grupo Uni.co é dono da Imaginarium e da Puket. A varejista disse que está avaliando os termos da proposta.

Elétricas

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na sexta-feira que o caminho mais seguro para endereçar as concessões a vencer de distribuição de energia elétrica é a renovação, mas com “mudanças consistentes nos índices de cobrança de qualidade de serviço e de investimentos e punições severas” em caso de descumprimento.

Ele foi questionado sobre o tema diante da decisão da Câmara dos Deputados de aprovar na última terça-feira (27) a urgência do projeto de lei que concede ao Congresso o poder de atuar no tema, cuja competência é da União.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O ex-senador disse ser contra a cobrança de qualquer bônus de outorga nesse tipo de licitação porque entende que ele se refletiria diretamente nas tarifas.

Gafisa (GFSA3)

A Gafisa informou que recebeu ofício da Superintendência de Relações com Empresas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por meio do qual o órgão solicita a manifestação da companhia sobre pedido, formulado pela acionista Esh Theta Master Fundo de Investimento Multimercado, de interrupção do prazo de convocação da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), prevista para 26 de abril, convocada pela companhia atendendo a pedido de convocação de assembleia enviado pela própria ESH.

Outras construtoras

O Citi destaca que as mudanças nas políticas municipais de São Paulo Habitação de Interesse Social (HIS) e Habitação de Mercado Popular (HMP) ainda não parecem precificadas nas ações das construtoras, com a Cury sendo a mais exposta ao tema, seguida por Direcional (DIRR3) e Cyrela (CYRE3). Com isso, o banco reitera sua visão que difere de grande parte do mercado de que a Cury deve superar os players das camadas de baixa renda em 2024.

Banco do Brasil (BBAS3)

O Banco do Brasil (BB) lançou a Cédula de Produto Rural (CPR) diretamente no WhatsApp. A partir de agora, é possível emitir uma CPR seguindo os passos no aplicativo de mensagens, informa o banco, em comunicado. Em poucos dias, já foram contratados recursos de mais de R$ 10 milhões com o uso dessa modalidade. Na atual safra 2023/2024, cerca de 80% das operações de CPR já foram concretizadas de forma digital via mobile, disse o banco.

*Com informações do Broadcast