Mercado

Mercado Intraday: Preocupação com covid-19 pesa nos mercados

Mercado Intraday: Preocupação com covid-19 pesa nos mercados
Bolsa de Valores de São Paulo, a B3 Foto: Amanda Perobelli/ Reuters

Na Ásia, as bolsas tiveram quedas em série, com destaque para ações de transporte ferroviário e aéreo e de bancos na região. Os índices das bolsas de NY e as bolsas europeias recuam significativamente, enquanto os juros dos treasuries e o índice DXY do dólar, recuam diante da aversão ao risco e o ouro, por outro lado, registra alta.

O motivo desta postura mais defensiva dos mercados é a nova variante da covid-19, localizada na África do Sul. Embora ainda não esteja claro quão transmissível é essa nova cepa do vírus, uma preocupação é que ela pode ter um perfil de mutação que torna as vacinas menos eficazes.

No Brasil, a aversão ao risco no exterior afeta o humor nos mercados. O petróleo despenca entre 8% e 9%. O Ibovespa cai quase 4%, aos 101,6 mil pontos. O dólar é porto seguro ante emergentes, mas reduz a alta ante o real, em meio a busca por proteção em outros ativos. Os juros futuros recuam, em linha com as taxas dos Treasuries. Por aqui, os investidores seguem aguardando uma solução na Câmara para o Auxílio Brasil, via mudança no teto de gastos mas, a PEC dos precatórios enfrenta resistências no Senado e não há, portanto, garantia de que será votada na próxima semana.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos