• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

PEC dos precatórios e discurso de Sergio Moro animam mercado

Ibovespa abre em alta, enquanto dólar e taxas de títulos públicos cedem

Por Jenne Andrade

10/11/2021 | 14:12 Atualização: 11/11/2021 | 8:08

Sergio Moro, ex-ministro da Justiça (Foto: Adriano Machado/Reuters)
Sergio Moro, ex-ministro da Justiça (Foto: Adriano Machado/Reuters)

As taxas dos títulos públicos abriram em queda nesta quarta-feira (10). O Tesouro Prefixado 2024 está pagando 11,84% ao ano. Na terça-feira (9), data da votação e aprovação em segundo turno da PEC dos precatórios na Câmara, esse papel estava com retorno de 12,01%.

Leia mais:
  • Verde Asset: “O ministro da economia escolheu a desonra”
  • Analistas comentam debandada na Economia
  • Precatórios: entenda as consequências para o mercado
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O mesmo acontece com os prefixados para 2026 e os prefixados para 2031 com juros semestrais, que estão com rentabilidade de 11,53% e 11,26%. Na terça, ofereciam 11,78% e 11,52% de retorno.

Os títulos atrelados à inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), conhecidos como IPCA+, também abriram em baixa. O Tesouro IPCA+ 2026, 2035, 2045 e o IPCA+ 2030 com juros semestrais, estão oferecendo retornos prefixados de 5,16%, ante às rentabilidades na casa dos 5,20% observados no dia anterior.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A opção entre esses pós-fixados que está com o retorno mais alto é o IPCA+ com juros semestrais 2040, que tem também o prazo mais longo, com taxa prefixada de 5,19%.

É importante ressaltar que a suavização das taxas dos títulos acontece mesmo com a divulgação, feita nesta manhã, de uma inflação mais alta que o esperado para outubro. “O mercado deve azedar por conta de uma notícia ruim que foi o IPCA que saiu e veio acima do consenso. Isso deve pensar no aumento de juros futuros DI. O consenso do mercado era por volta de 1%, e veio 1,25% de alta”, explica João Beck, economista e sócio da BRA.

Solução ‘menos pior’ e discurso de Sergio Moro

Na manhã desta quarta-feira (10), não só as taxas dos títulos abriram em queda, mas o dólar também cedeu perante o real. Até 13h17, a moeda estrangeira estava em baixa de 0,18% e o Ibovespa subia 1,31%, aos 106.896,41 pontos.

Para Leandro Vasconcellos, head da mesa de alocação da BRA, o mercado viu a aprovação da PEC dos precatórios como positiva, isto é, uma solução ‘menos pior’ dentre aquelas levantadas pelo governo.

Furar o teto de gastos deliberadamente, por exemplo, traria consequências bem mais negativas. A manutenção da regra de ouro e a suspensão pelo STF das ‘emendas do relator’ (que fazem parte do chamado ‘orçamento secreto’, cujas finalidades não são discriminadas) também foram surpresas positivas.

Publicidade

“Um dos fatores que mais gera volatilidade no mercado é a incerteza”, afirma Vasconcellos. “Com a matéria aprovada sem grandes alterações na Câmara e o STF pacificando as possíveis tensões políticas que seriam originadas pelo uso indiscriminado das emendas de relator, as incertezas diminuíram e o mercado passou a sentir mais confortável em precificar os ativos, o que acabou estabilizando os juros futuros”.

Rodrigo Franchini, sócio da Monte Bravo Investimentos, explica que o mercado já digeriu todo o estresse da flexibilização do teto de gastos, o que criou as perspectivas de juros futuros batendo os dois dígitos. “Pior que está não fica, aquela velha máxima do Brasil”, afirma o especialista. “Como o estresse máximo foi jogado lá para cima, a tendência agora é aliviar gradualmente o prêmio de risco. Mas é um alívio pontual, que não vai ser mantido até voltarmos à taxa de um dígito em prazo médio.”

Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos, afirma que não é possível atribuir o ‘bom humor’ do mercado apenas à aprovação da PEC. Nesta quarta também houve, por exemplo, o discurso do ex-ministro da justiça e ex-juiz do Sergio Moro no ato de filiação ao Podemos. Ele surge como uma terceira via para as eleições presidenciais de 2022.

“O que está acontecendo é que a curva vem caindo pelos vértices de 2025 até 2033. Isso é positivo para a bolsa. Por isso, a Bolsa sobe no momento. O mercado entende que o pico do problema será 2022 e 2023, em que a preocupação será segurar a inflação e posteriormente a inflação deve convergir para o centro da meta”, explica Costa.

Publicidade

Essa também é a visão de Vasconcellos. “Sergio Moro, apesar de não ser reconhecido no meio político como um grande orador, fez um discurso alinhado ao mercado, defendendo o controle dos gastos públicos o combate a corrupção e se vendendo como uma alternativa capaz de pacificar o país, reduzindo assim as incertezas e consequentemente a volatilidade.”

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Governo
  • Tesouro Direto
  • Tesouro IPCA
  • Tesouro Prefixado
Cotações
06/07/2025 20h23 (delay 15min)
Câmbio
06/07/2025 20h23 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Esses fundos da elite financeira batem o mercado brasileiro com folga. Mas você aguenta o risco?

  • 2

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 3

    O que é IOF e como funciona?

  • 4

    Quem são os brasileiros que fazem renda extra com venda de itens usados na web?

  • 5

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quer economizar ainda em 2025? Veja como o desafio das 52 semanas pode te ajudar a começar agora
Logo E-Investidor
Quer economizar ainda em 2025? Veja como o desafio das 52 semanas pode te ajudar a começar agora
Imagem principal sobre o Surfe em São Paulo? Novo hobby pode custar até R$ 1 milhão
Logo E-Investidor
Surfe em São Paulo? Novo hobby pode custar até R$ 1 milhão
Imagem principal sobre o George Soros: 10 frases sobre investimentos do homem que "quebrou" o banco da Inglaterra
Logo E-Investidor
George Soros: 10 frases sobre investimentos do homem que "quebrou" o banco da Inglaterra
Imagem principal sobre o 5 sinais de que seus gastos na aposentadoria estão mais altos do que deveriam
Logo E-Investidor
5 sinais de que seus gastos na aposentadoria estão mais altos do que deveriam
Imagem principal sobre o Quanto custa comer no melhor restaurante do Brasil de 2025?
Logo E-Investidor
Quanto custa comer no melhor restaurante do Brasil de 2025?
Imagem principal sobre o Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Logo E-Investidor
Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Imagem principal sobre o Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Logo E-Investidor
Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: BRF (BRFS3) lidera ganhos com Vibra (VBBR3); Engie (EGIE3) tomba
Mercado
Ibovespa hoje: BRF (BRFS3) lidera ganhos com Vibra (VBBR3); Engie (EGIE3) tomba

Índice bateu recorde de encerramento, enquanto Bolsas de NY ficaram fechadas em feriado nos EUA

04/07/2025 | 19h05 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa na semana: Embraer (EMBR3) salta mais 11,86% com contrato bilionário; Assaí (ASAI3) cai 6,7%
Mercado
Ibovespa na semana: Embraer (EMBR3) salta mais 11,86% com contrato bilionário; Assaí (ASAI3) cai 6,7%

O índice terminou o período em alta de 3,21%, passando de 136.865,79 pontos para 141.263,56 pontos

04/07/2025 | 18h32 | Por Jenne Andrade
Por que o Ibovespa vem batendo recordes mesmo com a Selic nas alturas?
Mercado
Por que o Ibovespa vem batendo recordes mesmo com a Selic nas alturas?

Junção de fatores externos e internos ajudou o índice da B3 a superar os 141 mil pontos

04/07/2025 | 16h10 | Por Beatriz Rocha
Por que o Banco do Brasil 'sumiu' das carteiras de dividendos de bancos e corretora
Mercado
Por que o Banco do Brasil 'sumiu' das carteiras de dividendos de bancos e corretora

Instituições também revisaram projeções de dividendos após decepção com balanço da empresa

04/07/2025 | 13h19 | Por Beatriz Rocha
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador