- Concentração de mercado ocorre quando uma ou poucas empresas são responsáveis por grande parte das vendas de um setor
- Na B3, os segmentos com maior concentração de mercado são de Mineração e Petróleo e Biocombustíveis
- Petrobras e Vale são responsáveis, respectivamente, por 100% e 97,4% das vendas em seus setores
Em economia, a concentração de mercado ocorre quando poucas empresas são responsáveis pela maior parte das vendas em determinado setor. Esse tipo de configuração de mercado, geralmente, é considerada ruim, já que pode limitar ou prejudicar a livre-concorrência.
Leia também
Um levantamento feito pela Sabe – Inteligência em Ações da Bolsa – mostra que 16% das empresas da bolsa de valores de São Paulo (B3) concentram mais de 70% do mercado. Isso significa que mais da metade das vendas em todos os segmentos pertence a um pequeno grupo.
O setor em que ocorre a maior concentração é o de Mineração, com a Vale sendo responsável por 100% do mercado. A outra empresa listada no segmento é a Bradespar, que é apenas uma holding, não tendo participação em vendas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O setor de Petróleo e Biocombustíveis vem logo em seguida entre os de maior concentração, com a Petrobras abocanhando 97,4% das vendas. Já em Telecomunicações, as gigantes Telefônica Brasil, Oi e Tim detêm 95,6% da participação.
Os setores com menor concentração (vendas abaixo de 50%) são Energia Elétrica, Transporte e Logística, Construção Civil e Mercado Imobiliário e Tecidos Vestuário e Calçados. Segundo o estudo, o que esses segmentos têm em comum é a maior variedade de empresas, o que favoreceria a dispersão.
Abaixo, confira a tabela com o grau de concentração das empresas da bolsa por setor de atividade: