• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Os juros caíram e as small caps também. O que aconteceu?

Especialistas explicam como juros nos EUA e fiscal no Brasil atrapalharam as previsões do mercado

Por Luíza Lanza

02/10/2023 | 9:57 Atualização: 02/10/2023 | 10:01

Depois de rali no 1º semestre, as small caps estão em queda. (Foto: Envato)
Depois de rali no 1º semestre, as small caps estão em queda. (Foto: Envato)

O terceiro trimestre de 2023 foi marcado pelo tão falado e sonhado início do ciclo de queda na taxa de juros no Brasil. Desde agosto, a Selic foi reduzida em 1 ponto percentual para os atuais 12,75% ao ano, depois de 12 meses estacionada em 13,75%.

Leia mais:
  • Aposta do mercado desaba no 3° tri e frustra investidores
  • O que explica o derretimento das ações do varejo em setembro
  • Crise no varejo: Lojas Renner pode ser a resiliente do setor?
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O movimento era muito aguardado por investidores como algo que poderia impulsionar as ações brasileiras, especialmente aquelas que sofreram muito nos últimos anos de aperto monetário, como as small caps.

Mas não foi isso que aconteceu. O SMLL, índice de small caps da B3, caiu 6,23% entre julho e setembro. Veja quais foram as ações que mais caíram no período. 

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A B3 define as small caps como aqueles ativos que não estão na lista dos que representam 85% do valor de mercado de todas as empresas listadas no mercado à vista brasileiro. Na prática, tratam-se daquelas companhias de menor capitalização, ainda muito dependentes de crescimento – uma característica que faz esse tipo de ação ser mais sensível às movimentações de juros.

Foi por causa disso que as small caps foram uma das principais prejudicadas pelo ciclo de aperto monetário, quando o Banco Central elevou os juros de 2% para 13,75% ao ano. O que também explica porque esse grupo foi um dos que mais se destacou na Bolsa desde meados de abril, quando o mercado começou a precificar o início dos cortes na Selic.

Como contamos aqui, em maio, a expectativa por juros menores fez o SMLL ter o seu 5º melhor desempenho da história. O ponto que chama atenção é que, agora que a Selic realmente caiu, o índice de small caps devolveu parte dos ganhos que havia acumulado no 1º semestre.

“Chega até a ser surpreendente”, diz Renato Chanes, analista da Ágora Investimentos. “Olhando apenas as notícias do lado monetário, o fato do juro cair por si só deveria ser positivo. Mas tem outras variáveis, de cunho doméstico e de cunho internacional, pressionando o desempenho dos ativos.”

Ruim para SMLL e para IBOV

A queda não é uma exclusividade do SMLL. Como mostramos aqui, o Ibovespa também teve um 3º trimestre negativo. Os motivos para os desempenhos fracos dos índices de renda variável são os mesmos e, embora também tenham relação com o mercado doméstico, estão bem mais ligados ao exterior.

Publicidade

Por aqui, houve uma piora na leitura com o fiscal, com investidores mais céticos com as metas de arrecadação do governo. Mas os últimos três meses foram marcados mesmo pela piora do humor global em relação ao aperto monetário nos Estados Unidos.

Os últimos encontros do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, passaram a mensagem de que talvez os juros precisem ficar mais altos por mais tempo do que inicialmente se esperava. Isso fez a taxa das treasuries de 10 anos dos EUA alcançarem o maior nível desde 2006, perto de 4,5%.

Esses ativos são considerados os mais seguros do mercado global de investimento – e, se eles estão pagando taxas que não se via há décadas, todos os outros ativos passaram por uma reprecificação.

“Quando as treasuries de 10 anos batem a máxima em quase 20 anos, há um efeito cascata”, explica Renato Chanes, da Ágora. “O mercado passa a exigir um pouquinho a mais para comprar renda fixa privada nos EUA, um pouco a mais para tomar renda variável nos Estados Unidos, a mais para tomar renda fixa no Brasil, e muito a mais para tomar renda variável brasileira. As small caps ainda seriam um nível posterior, por exemplo.”

Publicidade

Ainda que a Selic esteja em queda, a abertura dos juros longos nos EUA fez a curva de juros brasileira abrir. E são esses juros longos – basicamente, as estimativas do mercado sobre a evolução da taxa básica de juros no longo prazo – que importam para o valuation das small caps. “Eles são exatamente o termômetro para uma boa performance da Bolsa como um todo e mais ainda das small caps”, destaca Max Bohm, estrategista de ações da Nomos.

Para Bohm, esse segmento de ações só deve começar a subir de novo quando essa curva de juros futuros se estabilizar. Para isso, uma série de fatores precisam convergir, incluindo aí uma inflação mais controlada nos EUA e uma sólida situação fiscal no Brasil que não assuste os investidores.

Oportunidade ou cautela?

Para frente, a perspectiva dos especialistas ainda é positiva. Em algum momento, a queda da Selic vai atrair de volta o fluxo de investidores de volta para a Bolsa, assim como, no médio prazo, os juros menores vão aliviar os balanços financeiros das small caps. Se isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde, depende do caminhar do cenário macroeconômico global.

“Olhando para frente, ainda acreditamos que o desempenho do SMLL será melhor que o do Ibovespa”, diz Fernando Siqueira, gerente sênior e análise da Guide Investimentos.

Isso não significa, no entanto, que não é preciso ter cautela na hora de investir. Entre as small caps, há uma série de diferentes setores e teses de investimentos; que são impactos de formas distintas pelo ambiente de juros altos. Para Bohm, da Nomos, o ideal é fazer um stock picking – uma seleção entre o grupo de ações.

Publicidade

“As small caps ligadas a setores domésticos podem ficar mais pressionadas nos próximos meses. Varejo, consumo, tecnologia e construção civil talvez não performem tão bem como se imaginava”, diz o estrategista. “Já setores como commodities, energia elétrica etelecom podem ir bem. E aí, talvez seja uma boa oportunidade entrar agora.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Estados Unidos
  • Ibovespa
  • Selic
  • Small Caps
  • Taxa de juros
Cotações
14/06/2025 20h39 (delay 15min)
Câmbio
14/06/2025 20h39 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de renda 2025: quando inicia o pagamento das restituições?

  • 2

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 3

    Governo altera alíquotas de IOF; veja tudo o que muda para o seu bolso

  • 4

    CDB ou LCI e LCA, em qual renda fixa vale mais a pena investir? Veja a simulação

  • 5

    Jogo do Tigrinho do mercado financeiro? Conheça a operação que tem preocupado a CVM

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Qual a diferença entre a Loteria Federal e a Mega-Sena?
Logo E-Investidor
Qual a diferença entre a Loteria Federal e a Mega-Sena?
Imagem principal sobre o Warren Buffett revela 3 áreas onde vale a pena gastar dinheiro
Logo E-Investidor
Warren Buffett revela 3 áreas onde vale a pena gastar dinheiro
Imagem principal sobre o Quer viajar no inverno gastando pouco? Veja 5 destinos frios e acessíveis no Brasil
Logo E-Investidor
Quer viajar no inverno gastando pouco? Veja 5 destinos frios e acessíveis no Brasil
Imagem principal sobre o Melhores aplicativos para organizar sua vida financeira e controlar finanças
Logo E-Investidor
Melhores aplicativos para organizar sua vida financeira e controlar finanças
Imagem principal sobre o Usar nome ou data de nascimento como senha pode custar caro; entenda o risco
Logo E-Investidor
Usar nome ou data de nascimento como senha pode custar caro; entenda o risco
Imagem principal sobre o 6 dicas para aproveitar a Festa Junina sem estourar o orçamento
Logo E-Investidor
6 dicas para aproveitar a Festa Junina sem estourar o orçamento
Imagem principal sobre o Esses 6 hábitos ajudam na saúde mental e ainda reduzem seus gastos
Logo E-Investidor
Esses 6 hábitos ajudam na saúde mental e ainda reduzem seus gastos
Imagem principal sobre o Quem são as 10 pessoas mais ricas do mundo em junho? Veja ranking
Logo E-Investidor
Quem são as 10 pessoas mais ricas do mundo em junho? Veja ranking
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Petrobras (PETR4) sobe com salto de 7% do petróleo; CVC (CVCB3) tomba
Mercado
Ibovespa hoje: Petrobras (PETR4) sobe com salto de 7% do petróleo; CVC (CVCB3) tomba

Mercados globais caíram com investidores monitorando desdobramentos de tensões no Oriente Médio

13/06/2025 | 18h20 | Por Beatriz Rocha
As ações do Ibovespa que podem te proteger da iminente guerra entre Israel e Irã
Mercado
As ações do Ibovespa que podem te proteger da iminente guerra entre Israel e Irã

Em meio ao pânico global de escalada da guerra, analistas dizem que é possível encontrar boas oportunidades; veja quais

13/06/2025 | 16h13 | Por Bruno Andrade
JBS estreia em Wall Street com alta e expectativas ambiciosas: o que dizem os analistas?
Mercado
JBS estreia em Wall Street com alta e expectativas ambiciosas: o que dizem os analistas?

Entenda quais são as perspectivas para a empresa após a dupla listagem nos EUA

13/06/2025 | 15h40 | Por Jenne Andrade
Perdeu o rali do Ibovespa? Veja 6 small caps que ainda têm potencial de alta
Mercado
Perdeu o rali do Ibovespa? Veja 6 small caps que ainda têm potencial de alta

Especialistas apontam oportunidades no setor imobiliário, consumo e agro

13/06/2025 | 13h28 | Por Leo Guimarães
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador