Mercado

Aposta do mercado desaba no 3° tri e frustra investidores

Contrariando as projeções do mercado, small caps tiveram desempenho negativo no período

Aposta do mercado desaba no 3° tri e frustra investidores
A Casas Bahia, antiga Via, é a small cap que mais caiu no 3º tri. (Foto: Felipe Rau/ Estadão Conteúdo)
  • O início do ciclo de cortes na taxa de juros não se traduziu em uma valorização dessas ações na Bolsa
  • Entre julho e setembro, o SMLL, índice de small caps da B3, cedeu 6,23%
  • Um levantamento mostra que 76 papéis tiveram desempenho negativo no trimestre, contra 41 desempenhos positivos

O terceiro trimestre de 2023 não foi nada fácil para as small caps. Contrariando o que esperava o mercado, o início do ciclo de cortes na taxa de juros não se traduziu em uma valorização dessas ações na Bolsa. Entre julho e setembro, o SMLL, índice de small caps da B3, cedeu 6,23%.

Os motivos por trás das quedas são os mesmos que explicam a piora do Ibovespa no mesmo período. Como explicamos aqui, as incertezas com a trajetória de juros nos Estados Unidos e com o fiscal no Brasil acabou se sobrepondo à queda da Selic. E por hora, especialistas não veem uma reversão desse ambiente de cautela.

Tudo isso fez algumas ações de small caps caírem muito na Bolsa. Um levantamento feito pela Economatica à pedido do E-Investidor mostra que 76 papéis tiveram desempenho negativo no trimestre, contra 41 desempenhos positivos.

Isso ilustra um pouco do que especialistas explicam sobre as small caps: trata-se de um grupo muito grande de empresas, de setores diferentes e, portanto, afetadas de maneira distinta pelo ambiente macro. É por isso que as ações que lideram a ponta mais negativa estão caindo não só pelo efeito dos juros, mas por histórias específicas, explica André Marinho Vieira, analista-chefe do TC/Economatica.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Dentro do índice de small caps, temos alguns casos particulares. Entre as empresas que apresentaram um desempenho muito ruim, a maioria é ligada ao varejo, que é um segmento que vem sofrendo com essa Selic mais elevada aqui no Brasil”, destaca o analista.

O pior resultado é da Casas Bahia (BHIA3), a antiga Via (VIIA3). Como contamos nessa reportagem, a ação a varejista virou uma penny stock na Bolsa depois de uma operação mal sucedida de follow on em meados de setembro. A companhia foi à Bolsa em uma emissão de ações com o objetivo de captar R$ 1 bilhão, mas só conseguiu levantar R$ 622 mi – um valor que, segundo analistas, pode não ser suficiente para arrumar a casa.

O segundo pior desempenho do período é da Sequoia (SEQL3). "A empresa apresentou um desempenho muito ruim com forte queda de receita, alto endividamento e perdendo também na parte financeira com um swap que fez da sua ação contra o CDI", afirma Marinho, do TC. Veja nesta outra reportagem o que pressionou as quedas no Pão de Açúcar (PCAR3).

Com folga na outra ponta da tabela, o principal destaque positivo do 3º trimestre é a BR Properties (BRPR3). A companhia está passando por uma reestruturação societária, reduzindo capital e restituindo acionistas, o que tem ajudado as ações a performar melhor.

Publicidade

Já o segundo destaque positivo é a Hidrovias do Brasil (HBSA3), que "melhorou seu desempenho pelas fortes chuvas e também por ser uma empresa um pouco endividada, que tem perspectiva de maior geração de caixa esse ano", diz Marinho.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos