Mercado

Por que é hora de investir em ALSO3 e IGTA3

As melhores ações para investir no setor de Construção Civil

Por que é hora de investir em ALSO3 e IGTA3
(Foto: Denise Andrade/Estadão)
  • Está em andamento um protocolo para reabertura destes estabelecimentos, com uma parcela deles já voltando a funcionar em junho
  • Se não formos tão otimistas, a recuperação será em forma de U com um período mais longo e mais lento para o retorno à normalidade
  • Nesse cenário, temos recomendação de Compra e Top Pick para as ações da Aliansce Sonae (ALSO) e Iguatemi (IGTA). Entenda os motivos

A grande maioria dos shoppings suspendeu o funcionamento de março até agora. Neste momento, está em andamento um protocolo para reabertura destes estabelecimentos, com uma parcela deles já voltando a funcionar em junho. Mesmo assim, esta situação não garantiria um fluxo normal de clientes para as lojas e a dinâmica de antes pode demorar a se concretizar.

Nas cidades em que os shoppings já tiveram autorização para funcionamento, não há
apontamentos de normalidade. Comenta-se inclusive que uma abertura precoce do comércio pode evoluir para o aumento dos casos de infectados. Assim, a incerteza tende a permanecer elevada por parte dos clientes que temem uma contaminação. E por parte dos lojistas, o sentimento é de investir menos com a expectativa da menor demanda.

Dados do primeiro trimestre do ano indicam que o PIB recuou 1,5% na variação trimestral, puxado pela queda de 2% do consumo das famílias. No 2T20, os efeitos do isolamento serão mais intensos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Daqui para frente, mesmo com a reabertura, os problemas serão adicionais, visto que com a pandemia, houve uma grande perda para o mercado de trabalho. A taxa de desemprego até abril está na ordem de 12,6%. A situação é preocupante porque isso significa perda de renda com impacto direto no consumo. Neste contexto, a população pode não voltar para as compras mesmo com as medidas de distanciamento mais relaxadas.

Por parte dos shoppings, há um esforço para atender os lojistas. Segundo administração dos shoppings, várias medidas estão sendo tomadas para redução nos custos, especialmente aquelas que impactam os condomínios.

Quanto aos aluguéis dos lojistas, foram relatadas diversas modalidades de orientação desde descontos, diferimentos e até isenção, principalmente para aqueles lojistas que estão adimplentes com todas despesas e obrigações. Também houve redução nos custos de promoção. De um modo geral, podemos avaliar que a situação dos shoppings depende da recuperação da economia.

O ministro da economia, Paulo Guedes, comenta que isso pode ocorrer em forma de V, ou seja, queda e depois recuperação na mesma intensidade.

Mas, se não formos tão otimistas, a recuperação será em forma de U com um período mais longo e mais lento para o retorno à normalidade. Neste caso, corre-se o risco de que os shoppings enfrentem um período crítico mais prolongado, uma vez que o consumo privado, que representa 2/3 do PIB, não deverá ser o motor da retomada.

Publicidade

Para concluir, temos recomendação de Compra e Top Pick para as ações da Aliansce Sonae (ALSO) e Iguatemi (IGTA). De uma perspectiva qualitativa:

(1) a diversificação geográfica da ALSO (algumas regiões podem permitir a reabertura antes de outras), juntamente com sinergias da fusão ainda a serem capturadas, mais do que compensa seu provável período de transição maior para o fluxo normalizado dos clientes;

(2) maior exposição da IGTA a SP (81% da ABL) e consumidores de maior renda devem levar a um período de transição mais curto. Em termos de valuation, ambas as ações estão sendo negociadas a 12x Preço/FFO para 2021, resultando em um desconto injustificado de 21% em relação à média do setor considerando os shoppings de alta qualidade da IGTA e dos frutos para colher da recente fusão da ALSO. Ambos os nomes também estão sendo negociados com spread médio para NTN-B de 3,7 p.p. versus a média do setor de S&P de 2 p.p.

Principais recomendações no setor: Aliansce Sonae (ALSO3) e Iguatemi (IGTA3).

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos