Mercado

Em terceira prévia, PetroReconcavo e Vamos entram no Ibovespa e Méliuz sai

O principal critério que define a entrada ou a saída de um ativo do índice Ibovespa é a sua liquidez

Em terceira prévia, PetroReconcavo e Vamos entram no Ibovespa e Méliuz sai
Ibovespa. (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)
  • Ibovespa B3 reúne os ativos com maior volume negociado nos pregões
  • Vale, Petrobras, Itaú Unibanco e Bradesco são os papéis com os maiores pesos na Bolsa

A B3 divulgou nesta quinta-feira (31) a terceira prévia das novas carteiras do Ibovespa e demais índices que vão vigorar a partir de segunda-feira (4) até 29 de dezembro. A novidade é a entrada das empresas PetroReconcavo ON (RECV3) e Grupo Vamos (VAMO3) e a saída da Méliuz ON (CASH3). O principal índice da B3 conta com 86 papéis preferenciais (PN) e ordinários (ON) de 83 empresas brasileiras.

O principal critério que define a entrada ou saída de um ativo do índice é a sua liquidez, ou seja, a capacidade que essa ação tem de ser comprada ou vendida rapidamente pelos investidores.

Confira os maiores pesos do Ibovespa

Os cinco ativos com maior peso na composição do índice são Vale ON (13,98%), Petrobras PN (7,29%), Itaú Unibanco (6,46%), Petrobras ON (4,46%) e Bradesco PN (3,80%).

O Ibovespa B3 reúne os ativos com maior volume negociado no pregão da bolsa brasileira e serve de referência para investimentos como os ETFs, fundos de investimento que replicam o desempenho de um índice de referência, e produtos derivativos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além do Ibovespa, a B3 divulgou a terceira prévia dos demais índices de ações. São mais de 26 deles, divididos em índices amplos (como IBrX100 e IBrX50), de governança, setores da economia (IFIX, IAGRO) e ESG (ISE).

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos