• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Vale obtém 71 declarações de estabilidade nas estruturas após avaliar 104 barragens

O movimento ocorre devido a uma regulamentação da Agência Nacional de Mineração

Por E-Investidor

01/10/2020 | 10:29 Atualização: 01/10/2020 | 11:21

Mina de Brucutu, a maior da Vale em Minas Gerais, em São Gonçalo do Rio Abaixo (Foto: Washington Alves/Reuters)
Mina de Brucutu, a maior da Vale em Minas Gerais, em São Gonçalo do Rio Abaixo (Foto: Washington Alves/Reuters)

(Reuters) – A mineradora Vale (VALE3) informou nesta quinta-feira que o sistema de monitoramento de barragens da companhia avaliou 104 estruturas geotécnicas em suas unidades operacionais pelo Brasil, o que resultou na emissão de 71 declarações de condições de estabilidade (DCEs) positivas.

Leia mais:
  • Vale volta a pagar proventos: remuneração aos acionistas pode chegar a US$ 5 bi em 2021
  • As ações mais recomendadas para outubro, segundo 12 corretoras
  • Escalada de preço do minério de ferro beneficia ações da Vale
  • Gestora JGP limitou Vale da carteira após Brumadinho e hoje surfa 'onda verde'
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O movimento ocorre devido a uma regulamentação da Agência Nacional de Mineração (ANM) que prevê obrigação de envio por empresas do setor a cada semestre de informações sobre as barragens, incluindo declarações de estabilidade.

A regra surgiu como uma das consequências do rompimento, em 2015, de uma barragem em Mariana (MG) operada pela Samarco, joint venture entre Vale e a anglo-australiana BHP – o incidente deixou 19 mortos e foi considerado o maior desastre ambiental da história do Brasil.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Outras 33 estruturas não tiveram emissão de DCEs positivas, das quais 32 são estruturas geotécnicas das unidades operacionais de Minerais Ferrosos e 1 de Metais Básicos”, disse a Vale em comunicado divulgado junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Das estruturas que obtiveram DCEs positivas, 93 pertencem ao negócio de minerais ferrosos e 11 ao de metais básicos, acrescentou a mineradora.

  • Leia também: Vale volta a pagar proventos: remuneração aos acionistas pode chegar a US$ 5 bi em 2021

Segundo a Vale, das barragens sem DCEs positivas, nove são de rejeitos e sedimentos, nas quais populações próximas já foram retiradas das chamadas Zonas de Altossalvamento (ZAS).

Essas unidades estão nos níveis 2 ou 3 de emergência em uma escala de alertas em que o terceiro patamar significa risco iminente ou ruptura já ocorrendo.

Outra barragem, de Xingu, teve nível de emergência elevado de 1 para 2 em 29 de setembro, sendo também reclassificada como barragem de rejeitos com método de alteamento a montante– antes, ela havia sido classificada como empilhamento drenado.

Publicidade

No método de construção a montante, as paredes da barragem são construídas sobre uma base de resíduos, em vez de material externo ou em terra firme. Essa técnica foi usada tanto em uma barragem da Vale que se rompeu em Brumadinho (MG) no ano passado, quanto na unidade da Samarco que entrou em colapso em 2015.

A Vale disse que, das outras 23 estruturas sem DCEs positivas, 15 foram mantidas como nível de emergência nível 1, que não exige retirada de moradores próximos.

Uma delas, a barragem VI, teve DCE positiva e está “em processo de formalização de redução do nível de emergência”, apontou a empresa.

Por outro lado, a barragem Itabiruçu tem DCE positiva, mas permanece em nível de emergência 1.

Publicidade

MELHORIAS – A Vale defendeu que “tem adotado diversas medidas para a melhoria das condições de segurança de suas estruturas”, de acordo com o comunicado desta quinta-feira.

A companhia informou que esses esforços envolvem a construção de estruturas de contenção a jusante em barragens em nível 3 de emergência, com uma obra dessas já concluída em março para a barragem Sul Superior.

Uma primeira fase de contenções similares também já foi concluída nas barragens B3/B4, Forquilhas I, II e III e Grupo, segundo a empresa.

Uma segunda fase dos trabalhos nessas estruturas “está em andamento e tem previsão de conclusão para o quarto trimestre de 2020 (B3/B4) e segundo trimestre de 2021 (Forquilhas I, II e III e Grupo)”, afirmou a mineradora.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • vale3
Cotações
31/01/2026 10h07 (delay 15min)
Câmbio
31/01/2026 10h07 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Cartões de alta renda se multiplicam; compare anuidade, benefícios e pontos

  • 2

    Do Black aos mais exclusivos: como funcionam os cartões para alta e altíssima renda

  • 3

    Selic a 15%: como investir em juros altos sem travar a carteira no curto prazo

  • 4

    Casos Master e Will Bank motivam mudanças no FGC; veja os impactos

  • 5

    Toffoli devolve denúncia contra Nelson Tanure à Justiça de SP; empresário vira réu

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Saldo retido do FGTS: quando começará a liberação da segunda etapa?
Logo E-Investidor
Saldo retido do FGTS: quando começará a liberação da segunda etapa?
Imagem principal sobre o Descontos indevidos no INSS: passo a passo para contestar via aplicativo Meu INSS
Logo E-Investidor
Descontos indevidos no INSS: passo a passo para contestar via aplicativo Meu INSS
Imagem principal sobre o Aposentadoria: como fica a regra dos pontos para professores em 2026?
Logo E-Investidor
Aposentadoria: como fica a regra dos pontos para professores em 2026?
Imagem principal sobre o Aposentadoria: veja a regra dos pontos para professoras que são servidoras públicas federais
Logo E-Investidor
Aposentadoria: veja a regra dos pontos para professoras que são servidoras públicas federais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (30)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (30)?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: entenda como funciona o pagamento da bolsa
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: entenda como funciona o pagamento da bolsa
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: 3 requisitos para cumprir ao fazer a inscrição
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: 3 requisitos para cumprir ao fazer a inscrição
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: quem pode participar do programa?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: quem pode participar do programa?
Últimas:
A revolta dos bilionários da Califórnia contra um imposto anual de 1%
Comportamento
A revolta dos bilionários da Califórnia contra um imposto anual de 1%

Proposta de imposto anual sobre grandes fortunas reacende debate sobre brechas tributárias, poder econômico e os limites do capitalismo nos Estados Unidos

31/01/2026 | 07h00 | Por Nick Lichtenberg, da Fortune
2026 é o ano decisivo para organizar herança e proteger patrimônio
Samir Choaib
2026 é o ano decisivo para organizar herança e proteger patrimônio

As mudanças no ITCMD que entram em vigor a partir de 2027 tornam o planejamento sucessório mais complexo e quem deixar para depois pode pagar mais

31/01/2026 | 06h00 | Por Samir Choaib
Volta às aulas mais cara: como ensinar educação financeira às crianças e proteger o bolso da família
Educação Financeira
Volta às aulas mais cara: como ensinar educação financeira às crianças e proteger o bolso da família

Estudo mostra que gastos com educação avançaram quase 40% em cinco anos, acima do IPCA, pressionando famílias logo no início do ano

31/01/2026 | 05h30 | Por Isabela Ortiz
Resultado da Super Sete 805: OS NÚMEROS FORAM SORTEADOS; veja se você levou o prêmio
Loterias
Resultado da Super Sete 805: OS NÚMEROS FORAM SORTEADOS; veja se você levou o prêmio

O sorteio da modalidade foi realizado ao vivo no YouTube da Caixa Econômica Federal, nesta sexta-feira (30)

30/01/2026 | 21h27 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador