• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mesmo com alta em fevereiro, varejo vai depender do e-commerce para superar crise

Vendas cresceram 1,2% no mês; dado ainda não reflete crise do coronavírus

Por Jenne Andrade

07/04/2020 | 9:42 Atualização: 05/06/2020 | 11:23

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O comércio varejista fechou o mês de fevereiro com alta de 1,2% no volume de negócios, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). Os números  divulgados nessa terça-feira (07) ainda não refletem a crise do coronavírus, que provocou o fechamento dos comércios em vários estados do País no mês de março.

Leia mais:
  • Com que frequência devo acompanhar os investimentos?
  • Casas de câmbio vivem paralisia com quarentena
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A alta foi puxada pelo setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%), tecidos, vestuário e calçados (1,6%) e artigos de uso pessoal e doméstico (1,5%). O desempenho surpreendeu o mercado, que esperava queda de 0,5%.

Cenário pós-crise

O resultado positivo em fevereiro não afasta as expectativas de forte desaceleração para os próximos meses. De acordo com os especialistas ouvidos pelo E-Investidor, o impacto do coronavírus atingirá os três principais fatores vinculados ao desempenho do setor: emprego, renda e confiança do consumidor. 

“Será um ano difícil, principalmente para o pequeno e médio varejista, que já está tendo que fazer demissões”, explicou Luiz Claudio Mello, diretor da consultoria 360Varejo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Dentre os segmentos, o varejo alimentar e farmacêutico deve ser o único a fechar 2020 com boa performance. Na outra ponta, o varejo de serviços e, principalmente, o varejo “mole”, de roupas e sapatos, podem ter um futuro nebuloso pela frente. 

“Esse segmento vende o almoço para pagar a janta, não sei como esses negócios vão sobreviver em 2020”, afirmou Ana Paula Tozzi, especialista em varejo da AGR Consultoria. 

Além de não ter caixa para arcar com despesas fixas por mais de um mês sem vender, os pequenos lojistas de vestuário – que correspondem a uma fatia de 80% do varejo mole –  também sofrem com dificuldades de acesso ao crédito. 

“É um varejo desestruturado e informal, e para ter acesso a financiamentos é necessário uma organização financeira mínima”, diz Ana Paula. “As discussões para segurar esse segmento são sempre de adiar impostos, adiar aluguel, mas não sei se os negócios vão se recuperar na mesma velocidade que devem fazer os pagamentos”, afirmou a especialista.

E-commerce resiste

Para Flávia Meirelles, analista da Ágora Investimentos, as empresas que sairão mais fortes da crise serão as que têm, além de caixa robusto, operação forte em e-commerce, como o Carrefour, Lojas Americanas e Magazine Luiza. “É claro que o comércio eletrônico não vai compensar a queda de faturamento nas lojas físicas, mas as empresas que têm presença on-line, devem ser mais resilientes”, disse.

Publicidade

Essa também é a recomendação para quem quer começar a investir em ativos relacionados ao varejo. “Busque empresas com caixa forte e que já possuem operações no comércio eletrônico, além de companhias de produtos essenciais, como supermercados e farmácias”, disse a analista.

Para o investidor que já estava ‘comprado’ em ações de empresas varejistas que foram mais impactadas pela crise, o importante é não se desesperar e esperar a bolsa se recuperar. “A tendência é que o desempenho das companhias volte a ser positivo, só não sabemos a que ritmo isso vai acontecer”, explicou Meirelles.

De acordo com Tozzi, a aceleração do processo digital das empresas foi justamente um dos únicos pontos positivos da crise. “Está todo mundo correndo atrás. O varejista que não tinha loja online, teve sua receita reduzida a zero com o fechamento do comércio físico.”

Recuperação

Segundo os especialistas, a retomada do varejo brasileiro deve ser lenta e começar a ser sentida somente no ano que vem. “Mesmo que as lojas reabram, têm muitas pessoas desempregadas, ou seja, menos dispostas a gastar”, explicou Meirelles, da Ágora Investimentos.

Essa também é a preocupação de Mello, diretor da consultoria 360Varejo. “A crise pode afetar toda a cadeia do varejo”, afirmou.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
  • Conteúdo E-Investidor
  • E-Commerce
  • Varejo
  • Vendas
Cotações
30/04/2026 11h22 (delay 15min)
Câmbio
30/04/2026 11h22 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

  • 2

    Ibovespa hoje tem 6ª queda seguida após Federal Reserve manter juros nos EUA; dólar sobe

  • 3

    Pedidos e entregas da Embraer (EMBJ3) no 1º trimestre agradam analistas, que enxergam “robustez” da companhia

  • 4

    Superquarta: mercado vê risco no recado dos bancos centrais; veja o pior cenário para o investidor

  • 5

    Dólar cai ao menor nível desde 2024, mas cenário é frágil; veja o que esperar para maio

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o IR 2026: este grupo de pessoas tem grandes chances de receber a restituição no 1º lote
Logo E-Investidor
IR 2026: este grupo de pessoas tem grandes chances de receber a restituição no 1º lote
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: é possível consultar se o dinheiro está rendendo pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: é possível consultar se o dinheiro está rendendo pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Imagem principal sobre o Você pode ter dinheiro esquecido do PIS/Pasep: passo a passo para consultar e como receber
Logo E-Investidor
Você pode ter dinheiro esquecido do PIS/Pasep: passo a passo para consultar e como receber
Imagem principal sobre o Gás do Povo: além do Caixa Tem, é possível verificar se o vale está disponível nestes outros canais
Logo E-Investidor
Gás do Povo: além do Caixa Tem, é possível verificar se o vale está disponível nestes outros canais
Imagem principal sobre o Starlink: saiba qual é o plano residencial mais barato e o que está incluso no pacote
Logo E-Investidor
Starlink: saiba qual é o plano residencial mais barato e o que está incluso no pacote
Últimas:
FIIs voltam ao radar e gestor vê fundos diversificados como aposta em nova fase do mercado
Investimentos
FIIs voltam ao radar e gestor vê fundos diversificados como aposta em nova fase do mercado

Para Mauro Dahruj, os fundos imobiliários que investem em outros fundos surgem como oportunidade para quem quer participar da recuperação dos FIIs

30/04/2026 | 10h08 | Por Daniel Rocha
Abertura de mercado: bolsas ensaiam recuperação com novos dados no radar
CONTEÚDO PATROCINADO

Abertura de mercado: bolsas ensaiam recuperação com novos dados no radar

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Petróleo hoje perde fôlego após rali e recua; risco geopolítico segura barril acima de US$ 100
Mercado
Petróleo hoje perde fôlego após rali e recua; risco geopolítico segura barril acima de US$ 100

Após máximas em quatro anos, commodity corrige com realização, enquanto tensão entre EUA e Irã segue no radar

30/04/2026 | 09h31 | Por Igor Markevich
Dólar hoje recua com cautela após decisões de juros no Brasil e nos EUA
Tempo Real
Dólar hoje recua com cautela após decisões de juros no Brasil e nos EUA

Câmbio ganha força diante da leitura do mercado sobre juros no Brasil, postura do Fed e aumento das incertezas no cenário político doméstico.

30/04/2026 | 09h30 | Por Daniel Rocha e Silvana Rocha, do Broadcast

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador