Negócios

Acionistas da Amazon pedem divulgações fiscais da empresa

Proposta de acionistas quer que a Amazon implemente o novo padrão tributário GRI

Acionistas da Amazon pedem divulgações fiscais da empresa
Proposta de acionistas quer que a Amazon implemente o novo padrão tributário GRI. Foto: Thomas Samson/AFP

Dois acionistas da Amazon encaminharam proposta para que a companhia divulgue suas práticas e riscos fiscais globais aos investidores, informou a entidade assessora de acionistas Pirc nesta sexta-feira (17).

O fundo de pensão de Greater Manchester e a Oblate International Pastoral (OIP) Investment Trust apresentaram uma proposta de acionistas para que a Amazon implemente o novo padrão tributário GRI (Global Reporting Initiative), incluindo relatórios públicos país a país que contenham informações financeiras, fiscais e trabalhistas.

É a primeira proposta desse tipo arquivada nos Estados Unidos, disse o Pirc, que aconselha os investidores sobre como votar nas resoluções em assembleias, em comunicado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Os relatórios públicos por país permitirão que os investidores entendam melhor o modelo de negócios e a estratégia de planejamento tributário da Amazon e garantam que seu crescimento contribua de forma justa para as comunidades nas quais ela obtém seus lucros e não prejudique injustamente as empresas que adotam uma abordagem responsável para planejamento tributário”, disse Seamus Finn, diretor na OIP Trust.

Um acordo global para garantir que as grandes empresas paguem uma alíquota mínima de 15% de imposto e que torna mais difícil para elas evitar a tributação foi acertado em outubro por 136 países.

O Pirc disse que apóia a proposta, que faz parte de uma nova iniciativa com o Centro Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Fiscal para envolver empresas em setores com um histórico de evasão fiscal agressiva.

O fundo de pensão dinamarquês AkademikerPension, com 23 bilhões de dólares em ativos sob gestão, declarou intenção de votar a favor da proposta, afirma o Pirc. A AkademikerPension apresentou propostas aos acionistas para a implementação do GRI em cinco empresas dinamarquesas.