- A partir desta segunda-feira (5), a Vitreo passa oficialmente a se chamar ‘Empiricus Investimentos’
- A virada da marca busca encurtar o caminho entre a Empiricus Research, que possui hoje 420 mil assinantes, e a plataforma, que tem 200 mil investidores
- Mesquita afirma que o ambiente econômico desfavorável, de juros e inflação altos pelo mundo, travou o crescimento da plataforma em 2022. Contudo, passados os períodos de maior estresse econômico, a expectativa é que a Empiricus Investimentos volte a crescer em média 50% ao ano em ativos sob custódia - como ocorreu em 2021.
“Eu e o Caio (co-CEO da Empiricus Investimentos) estamos no mesmo escritório. Só que eu estou no canto que está batendo sol, e ele, no canto da sombra”. A frase dita pelo sócio-fundador da antiga Vitreo, George Wachsmann, durante entrevista exclusiva ao E-Investidor, resume o novo momento vivido pela plataforma de investimentos.
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A partir desta segunda-feira (5), a Vitreo adota oficialmente a marca ‘Empiricus Investimentos’. A plataforma com R$ 14 bilhões sob gestão é conhecida por ofertar uma ampla gama de produtos, desde os mais tradicionais aos mais específicos, como fundo de cannabis e metaverso.
Para Wachsmann, ou ‘Jojo’, como é conhecido, essa mudança é uma transação natural para a plataforma, que já nasceu, em 2018, com o objetivo de executar as ideias trazidas pela Empiricus. “É como se agora eu assumisse o meu sobrenome de casado. Desde o princípio, a Vitreo nasce para atender essa demanda do assinante Empiricus que tinha uma dificuldade de implementar as recomendações de investimento em outros lugares”, afirma Jojo, hoje CEO da ‘Empiricus Gestão’, segmento de gestão de ativos dentro da Empiricus Investimentos.
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A virada da marca busca encurtar o caminho entre a Empiricus Research, que possui hoje 420 mil assinantes, e a plataforma, que tem 200 mil investidores, tornando mais clara a relação estreita entre as duas companhias.
“Até encomendamos uma pesquisa em uma consultoria de marketing para medir a percepção das duas marcas e chegamos à conclusão que a Empiricus tem mais ressonância, mais lastro para a gente se comunicar”, explica Caio Mesquita, co-CEO da Empiricus.
Esse aumento de sinergias, entretanto, não fica apenas no campo das ideias, da comunicação e marketing. Os efeitos dessa mudança de chave ocorrem também no cotidiano do negócio, com a maior unificação entre as equipes da ex-Vitreo e Empiricus Research.
“As áreas de negócio da Vitreo, que ficavam no escritório da rua Joaquim Floriano (Itaim Bibi, SP) passaram para o escritório da Faria Lima, onde fica a Empiricus Research. As áreas de atendimento de ambas as empresas passaram para o escritório da antiga Vitreo”, afirma Mesquita.
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Jojo ressalta que o contato entre as equipes ficou muito mais rico, o que é importante, uma vez que a maior parte dos fundos geridos são inspirados nos relatórios do research. “A integração que já existia por se tratar de empresas do mesmo grupo, ficou ainda mais profunda”, diz o CIO. “Com certeza é benefício para o investidor.”
Impacto para os investidores
A maior integração entre casa de análises e plataforma, consolidada na virada da marca Vitreo para Empiricus Investimentos, deve trazer benefícios aos investidores.
Agora, os clientes da plataforma terão acesso a conteúdos do research, conforme o tamanho da carteira de investimentos.
Isto é, quanto maior o capital concentrado na Empiricus Investimentos, o investidor terá acesso a mais relatórios e conteúdos educacionais da Empiricus Research. “É como se juntasse o investidor da plataforma e o assinante do conteúdo. Então o investidor da plataforma vai ter muito mais fácil acesso a todo o conteúdo da Empiricus. Literalmente unimos os dois universos”, afirma Jojo.
Mesquita ressalta que apesar desta novidade, as companhias do Grupo Universa, a qual pertencem Empiricus Research, Investimentos e as outras frentes de negócio, continuam independentes umas das outras. O acesso a conteúdos exclusivos funciona como uma forma de premiar o relacionamento e incentivar que o investidor se locomova pelo ‘ecossistema Empiricus’.
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O principal objetivo da plataforma continuará sendo deixar o investidor como protagonista do negócio. Segundo Jojo, a ex-Vitreo, agora Empiricus Investimentos, trabalha continuamente para que o varejo tenha acesso a soluções sofisticadas.
Um dos novos produtos são os títulos de precatório, papéis lastreados em dívidas do governo com pessoas ou empresas, que geralmente possuem rentabilidade acima dos títulos do Tesouro Direto.
“Esses títulos só podem chegar ao varejo (pequenos investidores) porque foram tokenizados (transformados em ativos digitais) e aí, é possível comprar uma fatia”, explica Jojo. O especialista também vê os produtos alternativos como um atrativo não só para o varejo, mas para os clientes de alta renda e do segmento de Wealth, serviço para aqueles com patrimônio a partir de R$ 5 milhões.
Fora isso, o abastecimento de ideias pelo research alimenta a máquina de gestão. “Falo para o cliente de wealth que quando ele está acordando, eu já estou gerindo oitenta fundos e já tenho 30 analistas acompanhando mercados e oportunidades no mundo todo”, diz Jojo.
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Mesquita afirma que o ambiente econômico desfavorável, de juros e inflação altos pelo mundo, travou o crescimento da plataforma em 2022. Contudo, passados os períodos de maior estresse econômico, a expectativa é que a Empiricus Investimentos volte a crescer em média 50% ao ano em ativos sob custódia – como ocorreu em 2021.
Assessoria de investimentos
Mesmo não sendo um cliente wealth, os investidores da Empiricus Investimentos com pelo menos R$ 100 mil de patrimônio já têm acesso a uma assessoria personalizada. Atualmente, são 50 profissionais que realizam esse acompanhamento, número que deve aumentar nos próximos meses.
“Estamos crescendo e contratando”, afirma Mesquita. Contudo, os assessores não trabalham no modelo de agente autônomo de investimentos (AAI), segundo o co-CEO. “Os assessores estão unidos à inteligência que a gente produz, mas sem aquela máquina de moer carne dos escritórios, de gerar comissão. São todos CLT, com remuneração já super competitiva na base.”
No final, Jojo comemora a nova página. “Viva o investidor! Que os investidores brasileiros tenham cada vez mais independência.”