- Google paga até US$ 12 bilhões/ ano para ser o buscar da Apple. Seis anos atrás, era US$ 1 bilhão/ ano
- Departamento de Justiça dos EUA argumento que acordo dá uma vantagem competitiva injusta ao Google
- Wall Street acompanha a discussão com tranquilidade. Confia em Tim Cook e nas vendas do iPhone
(Bloomberg) – Um dos maiores contribuintes para os lucros da Apple (AAPL34) está em perigo: a Apple obtém até US$ 12 bilhões por ano em receita do Google (GOGL34), que paga ao fabricante do iPhone para ser o mecanismo de busca padrão nos dispositivos da Apple. Enquanto a Apple e o Google divulgam seus ganhos trimestrais na quinta-feira (29), os analistas estão de olho no número para entender melhor como a Apple é dependente do Google.
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O valor que o Google paga à Apple veio à tona no processo do Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra o Google neste mês. A grande soma, argumenta o DOJ, dá ao Google uma vantagem injusta sobre rivais menores que não podem comprar esse tipo de participação de mercado. Essa quantia pode ir embora, dependendo do desfecho da ação.
A Apple direciona os pagamentos do Google para sua categoria de “serviços” – uma parte dos lucros da Apple à qual Wall Street presta muita atenção, com as vendas do iPhone em declínio. A Apple, por exemplo, lucrou US$ 26,44 bilhões com as vendas do iPhone neste trimestre, ante US$ 33,36 bilhões um ano atrás, perdendo as expectativas dos analistas e fazendo com que as ações caíssem mais de 4% no pregão de quinta-feira. A categoria de serviços representa a receita que a Apple está gerando em novas áreas, como streaming online e videogames.
Receita da Apple com serviços é de US$ 14,55 bilhões
A receita de serviços da Apple aumentou de forma constante e subiu 16% neste trimestre, para US$ 14,55 bilhões, desempenhando um grande papel na alta avaliação da empresa. Mas o processo do Departamento de Justiça revela que quase um quarto disso vem do Google. Em essência, o serviço mais valioso da Apple é descontar cheques do Google, de acordo com o processo.
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Mas Wall Street não está preocupada, refletindo a resiliência da Apple que a levou a uma avaliação de US $ 2 trilhões, a primeira empresa de capital aberto nos EUA a atingir esse limite.
“Wall Street não está muito preocupada com essa dinâmica por enquanto, embora destaque a importância do Google para os negócios de serviços da Apple”, disse Dan Ives, analista da Wedbush Securities. E mesmo que a contribuição do Google para os resultados financeiros da Apple fosse reduzida, seria menos custosa do que a alternativa: a Apple lançando um mecanismo de busca concorrente.
Em uma teleconferência com analistas na quinta-feira, o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, minimizou a importância de seu acordo com o Google, elogiando o crescente número de serviços da Apple.
“Há muito espaço e potencial lá”, disse Cook. “Não tenho ideia de como será o processo do DOJ, mas acho que está muito longe de uma conclusão sobre ele.”
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Wall Street confia no iPhone e em Tim Cook
O encolher de ombros coletivo dos analistas destaca a profundidade da fé dos investidores na fabricante do iPhone e em Cook. Quando Steve Jobs morreu, havia muitas previsões de que a estrela da Apple iria desaparecer, mas ela se tornou a empresa mais valiosa do mundo. Quando o mercado de smartphones atingiu um patamar, a Apple atingiu novos patamares. E durante uma pandemia global, a Apple quase não perdeu o passo. A perda potencial do acordo de busca do Google pode nem mesmo ser considerada um dos maiores desafios de Cook.
Analistas dizem que a Apple provavelmente vai superar isso ilesa por vários motivos. Primeiro, o processo do Departamento de Justiça levará anos, no máximo. Na pior das hipóteses, ele fracassará em um sistema judiciário amigável aos interesses corporativos e, se um novo partido entrar na Casa Branca no ano que vem, os recursos do governo alocados para o processo podem mudar.
Em segundo lugar, mesmo se o processo for bem-sucedido, é improvável que os pagamentos do Google parem. Mais provavelmente, eles serão reduzidos. E terceiro, o resto do negócio de serviços da Apple provavelmente está crescendo muito mais rápido do que o pagamento anual do Google.
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Há seis anos, Google pagava US$ 1 bilhão por ano para a Apple
O acordo de busca entre Apple e Google veio à tona seis anos atrás, em um processo judicial entre Apple e Oracle. Naquela época, o Google pagava à Apple US $ 1 bilhão por ano. Os analistas previram que a taxa havia aumentado, mas a ideia de que ela havia disparado 12 vezes era chocante.
“Essa é uma grande parte dos serviços e serviços é uma grande parte do motivo pelo qual os investidores ficaram mais confortáveis com a história”, disse Gene Munster, analista da firma de capital de risco Loup Ventures. Mas Munster olha para isso de outro ângulo.
O crescimento do Google está desacelerando, o que significa que seus pagamentos à Apple provavelmente não ficarão muito maiores com o tempo. Ao mesmo tempo, a Apple quer mostrar que seu negócio de serviços está crescendo a um ritmo muito superior ao do Google. Munster disse que ter o dinheiro do Google misturado a áreas de alto crescimento, como streaming de música e filmes, pode ser um “obstáculo para o crescimento” de uma de suas métricas mais importantes de Wall Street.
A Apple estaria preparando o lançamento do seu próprio Google?
O processo do Google também reacendeu novas especulações de que a Apple poderia lançar seu próprio mecanismo de busca para competir com o Google. O conceito é simples: se a Apple vai perder seu lucrativo negócio com o Google, ela pode compensar a perda construindo seu próprio mecanismo de busca e vendendo anúncios de busca. Afinal, o chefe de inteligência artificial da Apple, John Giannandrea, já dirigiu o negócio de busca do Google.
Mas a concorrência da Apple com o Google nas buscas seria incongruente com a retórica da Apple sobre privacidade. Cook criticou os modelos de negócios de empresas como o Google. A coleta de dados, tanto para vender anúncios quanto para melhorar os resultados da pesquisa, representaria uma grande mudança para a empresa que poderia limitar seu crescimento em outras áreas. Uma coisa é tirar dinheiro do Google. Outra bem diferente é tentar se tornar o Google.
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Outro fator complicador para um hipotético mecanismo de busca da Apple: ele controla menos de 14% do mercado global de smartphones. Quase todo o resto pertence ao Google. Isso significa que o Google sempre terá mais dados para melhorar os resultados da pesquisa e anúncios direcionados. A Apple estará lutando uma batalha difícil para tornar seu mecanismo de busca tão bom quanto o do Google.
Com as nuvens negras dos processos antitruste no horizonte, os analistas esperam que a Apple faça a mesma coisa que os levou a US $ 2 trilhões: mantenha o curso.
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