- Hypera Pharma teve como prioridade em 2022 manter o ritmo de crescimento das vendas acima da média do mercado e a expansão do portfólio de marcas
- Foram 92 lançamentos no ano e 10 marcas da Sanofi no Brasil adquiridas, tanto com medicamentos isentos de prescrição quanto medicamentos de prescrição
- Para 2023, a expectativa está na integração das marcas adquiridas à plataforma operacional da Hypera e no lançamento de mais de 120 produtos - ou seja, 30% a mais do que no ano passado
Na 7ª posição no ranking do Prêmio Broadcast Empresas, da Agência Estado em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), a Hypera Pharma (HYPE3) teve como prioridade em 2022 manter o ritmo de crescimento das vendas acima da média do mercado e a expansão do portfólio de marcas.
Leia também
No ano passado, a companhia registrou lucro líquido de R$ 1,7 bilhão (alta de 5,5% sobre 2021), Ebitda de R$ 2,6 bilhões (29,3% superior ao ano anterior) e receita líquida de R$ 7,5 bilhões (crescimento de 27% no comparativo anual).
Foram 92 lançamentos no ano, que impulsionaram o crescimento orgânico da companhia. Para ampliar seu portfólio, a Hypera adquiriu 10 marcas da Sanofi no Brasil, tanto com medicamentos isentos de prescrição quanto medicamentos de prescrição.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“A aquisição de marcas líderes, além de lançamentos e da entrada em novos mercados, como o segmento institucional, que inclui hospitais e clínicas, contribuíram para o nosso desempenho”, afirma o presidente executivo da empresa, Breno Oliveira. “Também asseguramos que tivéssemos estoque suficiente de produtos acabados e matéria-prima para atender a forte demanda por antigripais, antialérgicos e corticóides no ano passado”, acrescenta.
As vendas de imunoglobulina, um dos destaques do último ano, não fazem mais parte das projeções da companhia, pois a autorização para comercialização do medicamento expirou. Imunoglobulinas são anticorpos. O fármaco é produzido a partir de plasma de sangue humano.
“Com o portfólio base atual que temos voltado para o mercado institucional, já conseguimos atingir um patamar de vendas em torno de R$ 400 milhões, o que representa cerca de 50% de crescimento nas mesmas bases de comparação contra 2022”, diz o presidente.
Inovação
Para 2023, a expectativa está na integração das marcas adquiridas à plataforma operacional da Hypera e no lançamento de mais de 120 produtos – ou seja, 30% a mais do que no ano passado. “Temos investido continuamente em inovação para acelerar o ritmo de lançamentos da companhia. Nosso propósito é expandir e diversificar o portfólio para ampliar o acesso a medicamentos seguros e eficazes, para que as pessoas vivam mais e melhor”, afirmou Oliveira.
Além disso, o presidente acredita que há um bom espaço para a redução do capital de giro. O processo, iniciado no ano passado, deve durar pelo menos 12 meses. “Aumentamos estoques internos e no canal, até por segurança durante incertezas relacionadas a abastecimento na pandemia, mas caminhamos para uma normalização. Já equacionamos a necessidade de caixa com captações entre janeiro e maio deste ano”, afirma.
Publicidade
A projeção deste ano para a receita líquida da Hypera está em cerca de R$ 8,6 bilhões, o Ebitda ajustado das operações continuadas próximo dos R$ 3,05 bilhões e lucro líquido das operações continuadas em R$ 1,85 bilhão. As expectativas consideram um crescimento um pouco acima do mercado, com 50% do avanço da receita vindo dos lançamentos de 2022 e 2023.
“Temos boas oportunidades para além de 2023 também. Temos, por exemplo, mais de 90 produtos no pipeline de inovação para clínicas e hospitais, abrangendo as áreas de oncologia, especialidades e biológicos”, diz Oliveira. “Ao todo, mantemos atualmente 450 produtos no pipeline de desenvolvimento para fazer frente às demandas do mercado nos próximos anos.”