Publicidade

Negócios

A característica essencial para mulheres líderes, segundo a shark tank Camila Farani

Maior investidora-anjo do País, a executiva fala sobre a missão de apoiar o empreendedorismo feminino

A característica essencial para mulheres líderes, segundo a shark tank Camila Farani
Camila Farani, executiva à frente de ecossistema de negócios de R$ 6,3 bilhões. (Foto: Acervo Grupo Farani)
O que este conteúdo fez por você?
  • Quem vê a carreira consolidada de Camila Farani no mundo dos negócios não imagina que, antes de ser uma executiva de sucesso, lá atrás, ela foi uma empreendedora por necessidade
  • Parte dessa trajetória segue com a executiva até hoje, mesmo à frente de um ecossistema que movimentou mais de R$ 6,3 bilhões em 2023
  • Em entrevista ao E-Investidor, Farani fala sobre a missão de apoiar o empreendedorismo feminino e dá dicas para que mais mulheres alcancem o sucesso com seus negócios

Ela é uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina segundo a Bloomberg Línea, foi eleita a maior aliada das mulheres na tecnologia no prêmio internacional Women in Tech no Latam Awards 2022 e única mulher indicada duas vezes como melhor investidora-anjo no Startup Awards. A empresária e investidora Camila Farani tem mais de R$ 52 milhões aportados em cerca de 45 negócios, faz parte do elenco do Shark Tank Brasil e é mãe do Lucca.

Quem vê a carreira consolidada de Farani no mundo dos negócios não imagina que, antes de ser uma executiva de sucesso, ela já foi uma empreendedora por necessidade.

Farani começou a trabalhar aos 16 anos na cafeteria de sua mãe. Propôs uma carta de café gelado para aumentar o faturamento em troca de um percentual na sociedade – a mãe não aceitou, mas ela seguiu com a ideia mesmo assim. Conseguiu aumentar os números da empresa e abrir novas operações, até que foi convidada para ser executiva de uma empresa de alimentação saudável. Dali, conheceu a Gávea Angels, uma rede de investidores-anjo e se encontrou como investidora de startups.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A empresária já contou essa história em muitas outras entrevistas. Ainda hoje, à frente de um ecossistema que movimentou mais de R$ 6,3 bilhões em 2023, esse é um dos planos de fundo por trás dos muitos trabalhos realizados pela executiva, especialmente o apoio a negócios de outras mulheres.

Foi assim que surgiu o Ela Vence, o “pitch perfeito” de Farani: um hub de empreendedorismo feminino voltado a apoiar e educar empreendedoras e, assim, buscar reduzir a mortalidade elevada dos negócios liderados por mulheres no País.

“Hoje, no Brasil, 50% das empresas que abrem são lideradas por mulheres. Mas 75% das empresas que fecham em até dois anos, também”, diz a executiva. “Isso acontece por dois motivos: falta de rede de apoio e falta de educação. Há um percentual grande que empreende mais por necessidade do que oportunidade. Se ela precisa daquilo para poder sobreviver, ela se capacita menos, o que naturalmente tem um impacto no modo de fazer as coisas.”

Ao E-Investidor, Farani fala dos principais desafios para o empreendedorismo feminino avançar no País e dá dicas para mulheres empreendedoras alcançarem o sucesso. Leia os principais trechos da entrevista:

E-Investidor – Parte do seu trabalho como investidora-anjo, mas também com o Ela Vence, é apoiar o crescimento de outras mulheres. Qual a importância disso?

Publicidade

Camila Farani – Hoje, no Brasil, 50% das empresas que abrem são lideradas por mulheres. Mas 75% das empresas que fecham em até dois anos, também. E isso acontece por dois motivos: falta de rede de apoio e falta de educação. Família, amigo, marido, companheiro, muitas vezes não apoiam e ela se vê ali sozinha com o sonho dela e desiste. Mas também falta capacitação.

O Ela Vence veio exatamente como uma comunidade para suprir isso, porque fazemos desde uma análise do perfil da empreendedora, até um diagnóstico do tipo de capacitação que ela precisa, quais são as áreas que ela tem mais dificuldade, quem é o tipo de colaborador que ela precisa. A ideia era cobrir absolutamente todos esses pontos para que a longevidade do negócio da mulher empreendedora fosse suprido e essa taxa de mortalidade dos negócios diminuísse.

Como mulheres empreendedoras podem avaliar se seu projeto tem potencial para ter sucesso e fazer o pitch perfeito?

Tem uma trilha que eu ensino isso muito nos meus programas educacionais. Mas a primeira coisa é pensar qual é o problema que você vai resolver. Tem um problema disso, meu negócio vem para cobrir isso. É pensar no problema, pensar na solução, e em como escalar, se você quer ter uma escalabilidade rápida ou devagar, se vai ter tecnologia. Depois você vai analisar a tua concorrência, mapear quais são os seus principais diferenciais competitivos, entender quais são as barreiras de entrada naquele mercado.

Publicidade

Mas o mais importante, além disso tudo, o primordial mesmo é ter um time bom. Focar em pessoas, sejam sócios, colaboradores, quem vai estar disposto a sonhar junto contigo. E no final de tudo é conseguir ser feliz, o resultado é importante, óbvio, mas não dá para ter resultado sempre. No fim, você tem que ser feliz no meio do processo.

Por que a mortalidade dos negócios liderados por mulheres é tão alta?

O primeiro de tudo é que há um percentual grande que empreende mais por necessidade do que oportunidade. É aquela mulher que precisa daquilo para poder sobreviver. Ela se capacita menos, o que naturalmente tem um impacto no modo de fazer as coisas. E soma-se a isso um modelo comportamental, que faz com que as mulheres não acreditem em si mesmas, porque foram ensinadas que estão ali para gerir a família, o que também é uma rotina extremamente cansativa. Como é que ela vai aumentar a produtividade dela? Se ela não aumenta a produtividade, naturalmente, ela não aumenta a performance.

É um modelo cultural, histórico, preconceituoso que diz que as mulheres não podem estar inseridas dentro do mercado de trabalho ou de negócios. Ainda hoje, os privilégios estão ligados à mão de obra masculina. É uma combinação de fatores, tanto internos quanto externos.

Publicidade

Sempre quando falamos de educação financeira com especialistas, há um entendimento de que o Brasil está muito atrasado nessa questão. Também estamos muito atrás no quesito educação empreendedora, sobretudo as mulheres?

Estamos, sim, ao mesmo tempo que estamos melhor do que estávamos a dois, quatro anos atrás. Quando comecei a empreender, há 22 anos, não havia conselho feminino, board de diversidade, premiações focadas em mulheres. E até hoje ainda não tem muito isso. É um reflexo ainda de um modelo cultural, histórico, que não tem coisas voltadas para as mulheres. Então, não só essa mobilização, mas essa consciência, rede de apoio, as mulheres dando as mãos, cada vez mais programas focados nelas. Tudo isso tem contribuído bastante.

Se fizermos um paralelo entre Estados Unidos e Europa, o Brasil fica um pouco atrás. Mas não é mais tão atrás assim. A educação financeira acaba ficando dentro da educação empreendedora, porque, no final das contas, para ser uma boa empreendedora, você tem que ter uma boa educação financeira.

O que dá para ser feito para mudar isso?

Publicidade

Você nunca vai ouvir de mim uma vitimização, pelo contrário. Acho que o primeiro a ser feito é olhar para a gente mesma e pensar como é que posso ser melhor na minha carreira e evoluir como ser humano, como é que posso explodir, ser a melhor no que eu estou fazendo e na minha área. Esse é o recado que eu quero dar para as mulheres.

Ao longo desses meus anos lidando com mulheres empreendedoras, posso dizer que a primeira característica essencial de todas as mulheres que chegaram a cargo de liderança e que fazem sucesso nas suas áreas é a mentalidade de crescimento. Essas mulheres sabem que problemas e preconceitos existem, mas elas não estão ali para problematizar. Isso faz pensar para frente, entender que não dá para mudar o outro, nem o sistema.

A segunda coisa, sem dúvida nenhuma, é fazer bons networkings e fazer isso de forma estratégica. Terceiro, é o long life learning; ou seja, estar se capacitando o tempo inteiro. Quarto, são mulheres que se doam para outras pessoas, doam conhecimento. E, quinto, é buscar realmente essa rede de apoio, estar inserida em associações, em movimentos, onde ela terá a voz, mas também escuta e aprendizado com o exemplo de outras mulheres.

E, em relação a isso que você chama de lado externo, políticas de diversidade sejam do governo ou na iniciativa privada também têm o seu papel?

Publicidade

Sem dúvida nenhuma. Neste Dia da Mulher eu recebo uma homenagem do prefeito do Rio de Janeiro, junto com a Secretaria da Mulher, e isso é muito importante. Não pela métrica de ego, mas do reconhecimento. Ter uma secretaria assim, com pessoas que estão pensando por você, que não vão conseguir fazer tudo porque esbarra nas mesmas barreiras que o privado também esbarra, mas é um poder muito grande. E, obviamente, quando junta com a iniciativa privada, que muitas vezes tem até uma capacidade de execução maior, acho que tivemos muitos ganhos ao longo dos anos por causa disso.