O que este conteúdo fez por você?
- Donald Trump culpa o sistema de comércio global por infligir uma longa lista de problemas na economia americana
- As tarifas amplas de Trump frequentemente evocam comparações com a destrutiva guerra comercial global
- O ex-presidente disse que usaria a ameaça de grandes tarifas como uma tática de negociação para forçar concessões dos parceiros comerciais.
O ex-presidente Donald Trump culpa o sistema de comércio global por infligir uma longa lista de problemas na economia americana, incluindo perda de empregos, fechamento de mercados estrangeiros e uma valorização excessiva do dólar.
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A solução, ele insiste, é simples: tarifas. Trump, o candidato republicano à presidência, repetidamente disse que aumentaria as tarifas se eleito. A China, uma rival geopolítica e econômica, enfrentaria uma tarifa adicional de 50% ou 60% em suas exportações para os Estados Unidos. Ele também sugeriu a ideia de uma sobretaxa de 10% sobre as exportações do resto do mundo.
Embora menor do que a porcentagem proposta para as exportações chinesas, muitos economistas alertam que uma tarifa geral tem o potencial de entregar um choque muito mais devastador ao comércio mundial.
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Tal sobretaxa não distinguiria entre rivais e aliados, necessidades críticas e não essenciais, indústrias em dificuldades e superestrelas, ou países que aderem a tratados comerciais e aqueles que os violam.
Aqui está o que você precisa saber sobre a ideia de uma tarifa universal em todas as importações.
Quais são os precedentes históricos?
As tarifas amplas de Trump frequentemente evocam comparações com a destrutiva guerra comercial global que os Estados Unidos ajudaram a iniciar na década de 1930 com as tarifas Smoot-Hawley aprovadas pelo Congresso. O Escritório Histórico do Senado chamou essa lei de “entre os atos mais catastróficos na história do Congresso”.
Há outro exemplo relevante, de acordo com Douglas A. Irwin, professor de economia no Dartmouth College.
Em 1971, o presidente Richard Nixon impôs uma sobretaxa de 10% em todas as importações tributáveis.
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Nixon, um internacionalista ardente, estava operando em uma economia global muito diferente da atual. Muitas das características definidoras do sistema criado após a Segunda Guerra Mundial ainda governavam as finanças: governos estrangeiros podiam imediatamente trocar seus dólares por ouro do Tesouro dos EUA, e muitas das moedas do mundo eram trocadas a taxas fixas. Atualmente, as moedas movem-se em grande parte por causa das forças de mercado.
No início da década de 1970, essas regras inflexíveis deixaram o dólar sobrevalorizado em comparação com as moedas de muitos parceiros comerciais chave dos EUA. Isso, por sua vez, tornou os bens americanos vendidos no exterior mais caros em comparação com as importações.
Os Estados Unidos tinham muito dinheiro saindo e não o suficiente entrando, aumentando o risco de que a América pudesse ficar sem reservas para pagar suas dívidas externas.
A sobretaxa de 10% do governo Nixon sobre as importações tinha como objetivo pressionar outros países a desvalorizar suas próprias moedas e impulsionar as exportações americanas, enquanto tornava as importações mais caras. Quando as taxas de câmbio injustas terminaram, o presidente declarou em um discurso televisionado, “o imposto de importação terminará também.”
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E assim foi. E após quatro meses, a sobretaxa foi suspensa.
O que foi notável sobre o episódio de 1971, disse Irwin, é que “Nixon tinha um propósito muito específico ao impor isso e tinha condições explícitas para como e quando seria removido.”
Em contraste, Trump nunca articulou “qual o propósito dessa tarifa seria e sob quais condições seria removida”, disse Irwin. Sua política carece de um objetivo específico e cronograma.
Isso torna a probabilidade de sucesso mais remota, ele disse.
Uma tarifa geral seria uma boa ferramenta de barganha?
Trump disse que usaria a ameaça de grandes tarifas como uma tática de negociação para forçar concessões dos parceiros comerciais.
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“E cara, é bom para negociação”, Trump disse sobre tarifas em uma entrevista com a Bloomberg Businessweek. “Eles fariam qualquer coisa.”
No entanto, durante o mandato de Trump, alguns dos maiores parceiros comerciais dos EUA responderam às suas tarifas com tarifas próprias, incluindo a União Europeia, China, Canadá, México e Índia.
Um ciclo semelhante de retaliação provavelmente se repetiria.
Se Trump impusesse uma sobretaxa de 10% em todas as importações, “cada país, incluindo o Japão, tomaria medidas retaliatórias do mesmo grau”, disse Shigeto Nagai, chefe de economia do Japão na firma de consultoria Oxford Economics.
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Isso poderia resultar no pior cenário possível tanto para os Estados Unidos quanto para seus aliados, disseram economistas: uma combinação de recessão e inflação mais alta.
“Ninguém está animado com uma guerra comercial”, disse Kimberly Clausing, economista no Peterson Institute for International Economics, que serviu no Departamento do Tesouro sob o presidente Joe Biden. “Mas ninguém está animado com intimidação da administração Trump.”
Qual seria a consequência econômica de uma “tarifa sobre todos”?
Os Estados Unidos importaram $427 bilhões em bens da China em 2023, disse Clausing, enquanto as importações do resto do mundo totalizaram quase $2,7 trilhões. “Então, eu esperaria que isso fosse um choque maior, tanto para a economia dos EUA quanto no exterior”, ela disse.
As tarifas de Trump em 2018 sobre a China causaram um reequilíbrio do comércio, encontrou o Fundo Monetário Internacional. A China exportou mais para outros países, e outros países exportaram mais para os Estados Unidos.
“Quando você está impondo uma tarifa sobre todos, esse reequilíbrio é interrompido, e isso apenas se torna um grande choque de preço para o mundo”, disse Clausing.
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Trump e economistas que o apoiam argumentaram que as tarifas aumentariam a produção interna, criariam empregos bem remunerados e diminuiriam a inflação. E, ele diz, traria receita adicional.
A maioria dos economistas, no entanto, concorda que os contras gerais superam os ganhos. Rodadas de tarifas de tit-for-tat acabariam prejudicando todos os países ao limitar o comércio, interromper as cadeias de suprimentos globais, desacelerar o crescimento e aumentar os preços.
Este artigo foi originalmente publicado no The New York Times.
c.2024 The New York Times Company
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.