Publicidade

Negócios

Americanas: o que falta explicar sobre as inconsistências financeiras?

A varejista não disse quando e como anunciará os valores reais do balanço financeiro

Americanas: o que falta explicar sobre as inconsistências financeiras?
Interior de unidade das Lojas Americanas. Foto: Tiago Queiroz/Estadão
O que este conteúdo fez por você?
  • Entrevistados pelo E-Investidor afirmaram que somente a varejista conseguirá dar uma resposta sobre a magnitude desse rombo
  • Ex-CEO afirmou que inconsistências no balanço da companhia se relacionam a “risco sacado"
  • Até o momento, quase nada foi dito pela Americanas - apenas afirmaram que o caixa da companhia foi reduzido em 90%

Investidores e especialistas de mercado passaram os últimos dias questionando o que aconteceu com o controle financeiro da Americanas (AMER3), que repentinamente apresentou “inconsistências financeiras” , levando a companhia a pedir Recuperação Judicial nesta quinta-feira (19). Todos procuram entender qual o tamanho do estrago e como isso aconteceu.

Em Fato Relevante no qual a empresa comunicou que pediu Recuperação Judicial, a Americanas afirma que o total dos créditos listados nos documentos protocolados com o pedido de recuperação judicial soma aproximadamente R$ 43 bilhões e que a companhia “manterá seu esforço na busca por uma solução com os seus credores, para manter seu compromisso como geradora de milhares de empregos diretos e indiretos, amplo impacto social, fonte produtora e de estímulo à atividade econômica, além de ser uma relevante pagadora de tributos”.

Porém, o que o Fato Relevante não responde é: como uma empresa sólida, com controles de auditoria, divulga um rombo bilionário sem que nada tenha sido percebido e pede Recuperação Judicial na semana seguinte?

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Especialistas entrevistados pelo E-Investidor afirmaram que somente a varejista conseguirá dar uma resposta sobre o que aconteceu e a magnitude desse rombo, para que depois seja medido o real impacto nas contas da companhia. Até agora, não houve nenhuma explicação satisfatória. “As únicas informações que sabemos são dos poucos fatos relevantes divulgados e pela fala do ex-CEO, Sergio Rial, na última semana”, diz o diretor operacional do Economatica, Felipe Pontes.

Ricardo Brasil, fundador da Gava Investimentos, declarou que será preciso chamar auditores externos para realizar novamente todos os relatórios da companhia, já que o caso é parecido com a história do IRB Brasil [em 2020]. À época, a resseguradora inflava os números da empresa para aumentar os bônus dos gestores.

“Se realmente foi uma fraude [o caso da Americanas], não parece que vem da última auditoria, a PwC. Pode ser que seja algo de antes”, declarou o especialista. A KPMG foi responsável por auditar os dados da varejista entre abril de 2016 e outubro de 2019.

Já Marco Monteiro, analista da CM Capital, diz que uma das dúvidas dos investidores é a quanto tempo esses dados passaram ilesos. “A credibilidade da empresa perante o mercado ficará ainda mais quebrada. E, na minha visão, a principal dúvida é como a companhia irá se reerguer”.

Publicidade

Leia também: o impacto da recuperação no mercado

Mas o fundador da Gava Investimentos afirmou que, dependendo do valor real do rombo, “a falência é inevitável, já que talvez nem a recuperação e o investimento dos bilionários sejam suficientes”.

Pontes diz também que a empresa precisa mostrar o que vai fazer daqui para a frente e esclarecer melhor as informações sobre dívidas. “É preciso apresentar os números sobre queima do caixa da empresa, sobre como está sendo feita as negociações com os fornecedores para cobrir o estoque de produtos vendidos e se dividendos foram pagos com resultados inflados”.

Web Stories

Ver tudo
<
Os 6 seguros mais estranhos do mundo
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2807 de hoje, quinta-feira (12)
IPTU: quem tem direito à isenção do imposto?
Como preencher a declaração do Imposto de Renda? Veja passo a passo
Aposentado tem isenção de IPTU? Entenda as condições
Peru, chester ou tender: descubra qual a opção mais barata para o Natal
Top 5 carnes mais baratas para o churrasco de Ano Novo
IPVA 2025: onde consultar o valor do meu carro?
Esqueça o ferro: 5 maneiras simples de desamassar as roupas sem aumentar a conta de luz
7 receitas que custam até R$ 10 por porção para fazer neste Natal
6 hábitos que fazem você gastar mais gasolina em seu carro e moto
Estas são as melhores carnes para fazer no Natal gastando pouco
>