Publicidade

Negócios

EUA se aproxima da recessão após nova alta de 75 bps? Entenda

Fed decide manter ritmo de aumentos nos EUA e analistas acreditam cada vez mais na possibilidade de recessão

EUA se aproxima da recessão após nova alta de 75 bps? Entenda
Recessão é provávavel, mas deve ser leve, dizem analistas. (Foto: Envato)
  • O ajuste foi suficiente para levar os juros americanos ao intervalo de 2,25% a 2,5%, o maior patamar desde dezembro de 2018
  • Com o terceiro aumento consecutivo na taxa de juros, a possibilidade de que o aperto monetário leve os Estados Unidos a uma recessão é cada vez mais reconhecida pelo mercado
  • Mas isso não quer dizer necessariamente uma crise econômica grave, como visto em 2008

O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) decidiu manter o ritmo de aperto monetário nos Estados Unidos e elevou a taxa de juros do país em 75 pontos-base nesta quarta-feira (27). O ajuste foi suficiente para levar os juros americanos ao intervalo de 2,25% a 2,5%, o maior patamar desde dezembro de 2018.

O nível de alta veio de acordo com a expectativa de grande parte dos economistas e analistas de mercado, mas até a última semana havia quem esperava por um aperto maior de 1 ponto porcentual. Isso porque o CPI (Índice de Preços ao Consumidor) da economia norte-americana subiu 1,3% em junho ante maio – número acima do previsto que levou os mais pessimistas a acreditar que o atual ritmo de alta nos juros não seria suficiente para conter a maior pressão inflacionária dos últimos 40 anos nos EUA.

Marcela Rocha, economista chefe da Claritas, explica que diferentemente da última reunião, quando o Fed surpreendeu o mercado ao revisar o plano de 50 bps para 75 bps, desta vez não houve espaço para surpresas. Nas últimas semanas, enquanto o mercado aguardava o encontro da instituição, outros dados foram divulgados na esteira da CPI, notícias mistas que permitiram que o Fed mantivesse o plano de voo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Além da criação de vagas de trabalho ainda continuar em um ritmo robusto, a taxa de desemprego se mantém em um nível baixo e vemos um ritmo ainda forte, acima do esperado, nos salários. Essas notícias do mercado de trabalho, somado ao índice de inflação em junho, mostram que o Fed não tem espaço ainda para reduzir o ritmo de aperto monetário”, diz Rocha.

No lado mais positivo, porém, alguns indicadores mostram que a economia vem desacelerando. “Apesar da preocupação, tivemos outros indicadores que, por ora, evitam que o Fed tenha que intensificar esse aperto monetário. Notícias do setor imobiliário perdendo fôlego e o maior importante: sinais das expectativas de inflação não mostrando desancoragem adicional”, destaca a economista.

Entenda como a nova alta do Fed impacta o cenário para o Brasil.

Recessão sim, crise talvez

Tecnicamente, o termo recessão denomina períodos em que a economia de um país se contrai por dois trimestres consecutivos. A redução do nível de atividade econômica pode, por exemplo, diminuir a renda das famílias, os números do mercado de trabalho, o ritmo da construção civil – reduzindo a circulação de moeda e, portanto, combatendo o problema da inflação.

Com o terceiro aumento consecutivo na taxa de juros, a possibilidade de que o aperto monetário leve os Estados Unidos a uma recessão é cada vez mais reconhecida pelo mercado. Mas isso não quer dizer necessariamente uma crise econômica grave, explica Caio Tonet, sócio fundador e head de renda variável da W1 Capital.

“A possibilidade de uma recessão nos Estados Unidos está cada vez mais próxima. Mas são coisas distintas: uma recessão técnica, em que podemos ver o Produto Interno Bruto (PIB) caindo por meses ou se de fato vai se concretizar um cenário em que o mercado de trabalho nos EUA começa a declinar”, afirma Tonet.

Publicidade

Os números do mercado de trabalho ainda aquecido e a baixa taxa de desemprego no país, de 3,6%, dão suporte para que o Federal Reserve mantenha o aperto monetário sem causar uma grande crise.

Este é o cenário base na visão de Carlos Vaz, CEO e fundador da Conti Capital. “Em suma, a economia dos EUA hoje está em uma posição relativamente forte para suportar o ritmo atual de elevação das taxas de juros. Isso se deve aos fortes balanços domésticos e corporativos, ao mercado de trabalho aquecido com baixa taxa de desemprego e a um sistema bancário mais organizado e cauteloso”, afirma Vaz.

A última recessão nos Estados Unidos aconteceu entre 2007 e 2009 e acabou desencadeando uma grande crise financeira em vários países do mundo. A memória do período pode fazer muita gente atrelar a palavra “recessão” a um cenário mais grave do que está realmente se projetando. Mas existem diferenças significativas daquele período e que levam a crer que o momento atual não será tão severo para a economia norte-americana, pontua Felipe Reymond Simões, diretor da WIT Asset.

“A crise de 2008 foi causada por um abalo de confiança na capacidade de pagamento dos bancos e o gatilho desta falta de confiança foi o setor imobiliário. Basicamente, teve um excesso de liquidez nos EUA”, afirma. Dessa vez, a crise é global e tem a ver com os preços, pressionados depois de diferentes interrupções nas cadeias de suprimento com a pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia.

‘É uma crise menos específica do que a de 2008 e que afeta de maneira bem parecida o mundo inteiro. O Fed vai ter que ser mais ortodoxo, aceitando uma recessão para que os preços voltem aos seus devidos lugares”, diz Simões.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos