Negócios

Lemann está de saída do conselho da Kraft Heinz

Decisão não está ligada a qualquer desacordo com os destinos da empresa, informa o comunicado

Lemann está de saída do conselho da Kraft Heinz
O empresário e bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann (Foto: Lucy Nicholson/Reuters)
  • Em 2015, Lemann se juntou a Buffett e criou a Kraft Heinz por meio de uma fusão
  • As ações da empresa caíram mais de 50%, com o fracasso do estilo de gestão que é a marca registrada do 3G, com corte de custos e busca de fusões movidas a dívidas

(Felipe Marques/WP Bloomberg) – O bilionário Jorge Paulo Lemann está deixando o conselho da Kraft Heinz, a gigante de consumo que ele ajudou a montar com Warren Buffett, mas que desde então perdeu metade de seu valor.

Lemann “decidiu reduzir seus compromissos com viagens e não buscará a reeleição”, disse a empresa em um documento arquivado na SEC. A decisão “não é o resultado de qualquer desacordo com a administração ou o conselho.”

Como cofundador da empresa de private equity 3G Capital Partners, Lemann, 81 anos, orquestrou alguns dos maiores negócios do mundo empresarial da história. Ele tem participações na Anheuser-Busch InBev, a maior cervejaria do mundo, e na Restaurant Brands International, empresa por trás do Burger King. Sua fortuna pessoal está avaliada em US$ 22 bilhões, segundo o Índice Bloomberg Billionaires, o que faz dele a pessoa mais rica do Brasil.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em 2015, ele se juntou a Buffett e criou a Kraft Heinz por meio de uma fusão.

As ações da empresa caíram mais de 50%, com o fracasso do estilo de gestão que é a marca registrada do 3G, com corte de custos e busca de fusões movidas a dívidas. A empresa também foi atingida por uma baixa de US$ 15 bilhões em 2019, que provocou uma mudança na estratégia e na liderança. Lemann reconheceu que “o grande sonho” que tinha para a Kraft Heinz não deu certo.

“Não dá mais para construir algo no ramo de alimentos como fizemos com a cerveja. Tentamos, não deu certo e vamos consertar”, prometeu em evento em 2019, após nomear Miguel Patricio, um executivo de longa data da AB Inbev, como diretor-presidente.

A Kraft Heinz se recuperou recentemente, em parte devido à pandemia da covid-19, quando as pessoas em todo o mundo estocaram suas despensas com alimentos embalados. O estoque subiu mais de 50% desde março passado.

O 3G Capital, que detém uma participação de 20% na empresa, vai nomear o substituto de Lemann, de acordo com o documento. A Berkshire Hathaway tem cerca de 27% da companhia.

Publicidade

O empresário suíço-brasileiro tem seis filhos. Alguns deles ocupam cadeiras no conselho de algumas de suas empresas, como a varejista brasileira Lojas Americanas.

“A empresa agradece a Jorge Paulo Lemann por suas inúmeras contribuições inestimáveis ​​para a Kraft Heinz, que terá um impacto duradouro nos próximos anos”, disse Michael Mullen, vice-presidente sênior de assuntos corporativos da Kraft Heinz, em um comunicado.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos